Quando falamos em globalização surge logo a ideia de comparações, de ranking e de competição. Mas para o que serve mesmo a comparação? A comparação é uma forma de entendermos a situação de uma organização em relação a outras. Em administração este processo é conhecido como benchmarking; quando se obtém um conjunto de dados de empresas bem-sucedidas para servir de padrão de avaliação. Esta comparação não é uma métrica absoluta, é preciso identificar quais os objetivos da organização para que se possam obter indicadores adequados para esta avaliação. Alguma organização pode ter como objetivo a inovação, outra se conhecida pela confiabilidade e, ainda outra por quere ser a primeira na sua área. O mesmo se passa com as Universidades, assim sendo não consigo aceitar uma classificação única das mesmas. Como já havia escrito deve ficar bem claro que a globalização não tem por meta a uniformização da cultura, mas sim a possibilidade de conhecimento, de experiência das diferentes formas de cultura abrindo novas possibilidades de crescimento.
Para um programa de pós-graduação um dos indicadores importantes são as publicações. Então, se aceitamos este critério, é importante que tenhamos dados objetivos para fazer esta comparação. O melhor trabalho na área é, para mim, o artigo:
Assessing the Research and Education Quality of the Top Brazilian Computer Science Graduate Programs;Alberto H. F. Laender, Carlos J. P. de Lucena, José Carlos Maldonado, Edmundo de Souza e Silva, and Nivio Ziviani, SIGCSE Bulletin 40(2): 135-145 (2008)
Este artigo apresenta um estudo sobre a certificação da qualidade dos melhores programas brasileiros de ciência da computação. O estudo é baseado em um conjunto de dados obtidos do DBLP no período de 2004 a 2006. A seguir apresento uma parte do resumo do mesmo:
“A comparison of the scientific production of the Brazilian programs against that of reputable programs in North America and Europe indicates that the former compares well with these programs, both in terms of publication rate and number of graduates. The study also shows that the Brazilian programs follow international publication ratios of more than two conference papers per journal article”.
A seguir uma parte das conclusões:
Our main aim in this article was to present the results of a study we conducted to assess the quality of the top Brazilian CS graduate programs. Clearly, the number of publications per faculty member and metrics to assess the quality of the publications are important indicators to any evaluation process.
Então podemos verificar, com este estudo, que a primeira coisa a fazer é definir claramente as métricas e entender qual o seu significado. No caso dos programas de pós-graduação foi adotado neste artigo o critério de analisar o número e a qualidade das publicações spor número de professores de cada instituição. O resultado encontrado é que nossos melhores programas são competitivos com os internacionais neste quesito.
Outros critérios podem ser criados para outra classe de avalição, por exemplo, o nível de interação entre a universidade e a indústria, ou o nível profissional de seus egressos. Mas temos que entender que cada critério tem um fim específico e não pode ser considerado como o critério absoluto de avaliação. Além disto, é preciso que se definam critérios e procedimentos experimentais explícitos e justificados como no caso do artigo em análise.
Nas próximas postagens continuarei a discutir a avaliação e a globalização do ensino.