Terminou na última sexta-feira, dia 14 de julho, o processo de apreciação e votação da proposta de alteração do Estatuto da SBC. A votação teve início no dia 26 de junho com participação de associados das categorias Fundador, Efetivo e Professor de Educação Básica quites com a anuidade. O novo texto foi aprovado com 466 votos favoráveis.
A proposta de alteração atualiza um texto anterior, de 2018, e foi cuidadosamente formulada e aprovada pela Diretoria e pelo Conselho da SBC com objetivo de aprimorar as operações da Sociedade, proporcionando maior inclusão e fortalecendo ainda mais o seu compromisso perante à comunidade de Computação no Brasil.
O novo Estatuto traz mudanças relevantes para a continuidade do trabalho da SBC. Entre as principais delas estão: 1) a Diretoria de Divulgação e Marketing passa a se chamar Diretoria de Comunicação; 2) a Diretoria de Relações com Empresas passa a se chamar Diretoria de Inovação; 3) a Diretoria especial de Educação Básica agora é permanente e foi intitulada Diretoria de Computação na Educação Básica; 4) Criação da nova Comissão de Computação na Educação Básica; e 5) Criação da nova Comissão de Ética.
A nova versão do Estatuto está disponível em para leitura e consulta no endereço: https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/250-proposta-de-alteracao-do-estatuto-sbc/1449-estatuto-social-consolidado-2023.