A fase nacional foi coordenada pela Unicamp
Com informações da Unicamp.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, recebeu em Brasília nesta quarta-feira (18), o aluno Renato Ferreira Pinto Junior
, do Colégio Objetivo São Paulo, em Brasília. Renato viajou para a capital Federal para receber uma medalha de ouro simbólica por sua participação na IOI2013 – Olimpíada Internacional de Informática – realizada em Brisbane, na Austrália.
O estudante ficou em sétimo lugar geral na IOI2013, entre 300 competidores de mais de oitenta países. A equipe brasileira foi selecionada entre os melhores competidores da OBI – Olimpíada Brasileira de Informática, competição anual para alunos dos ensinos Fundamental e Médio promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Fundação Carlos Chagas (FCC), e coordenada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O aluno é um veterano em competições de programação. Ele iniciou sua participação na OBI em 2006, com apenas 12 anos de idade. Em 2009 participou pela primeira vez na IOI, e desde então acumulou uma medalha de bronze em 2010, e medalhas de prata em 2011 e 2012. Ele fez também parte da equipe brasileira que conseguiu o primeiro lugar na competição internacional de robótica RoboCup em 2011. Renato foi aceito para estudar no prestigioso MIT – Massachusetts Institute of Technology -, mas ainda não conseguiu viabilizar sua ida por falta de recursos.
Estiveram presentes na cerimônia: o presidente da Capes, Jorge Guimarães; do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, o secretário da Educação Básica, Romeu Caputo; o vice-presidente da SBC, Lisandro Zambenedetti Granville; o presidente da FCC, Fernando Calza de Salles Freire; o coordenador da OBI, Ricardo Anido; e o treinador da equipe brasileira na IOI, Wanderley Guimarães da Silva.
A SBC – Sociedade Brasileira de Computação é a maior sociedade científica de computação da América Latina, congregando profissionais, professores e alunos das áreas de computação e informática. A SBC promove anualmente 29 eventos acadêmico-científicos de alto nível, entre congressos, simpósios e workshops, reunindo mais de 8500 participantes. Promove também anualmente duas competições de alcance nacional, uma para estudantes dos níveis fundamental e médio (Olimpíada Brasileira de Informática) e uma estudantes de cursos de graduação (Maratona de Programação).
A FCC – A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas.
A Unicamp – A Universidade Estadual de Campinas é uma das principais Universidades Brasileiras, reconhecida internacionalmente pela qualidade de suas pesquisas, pela formação de alunos e pelas suas atividades de extensão. A Unicamp é classificada pelo Times Higher Education (THE) como a vigésima oitava melhor universidade com menos de 50 anos de todo o mundo.