Maratona SBC de Programação seleciona 12 times brasileiros para competição mundial em 2023

A Final Brasileira da XXVI Maratona SBC de Programação foi intensa! Marcando oficialmente a retomada dos eventos presenciais da Sociedade Brasileira de Computação, o evento contou com cerca de 350 participantes entre os dias 31 de março e 2 de abril e aconteceu, pela primeira vez, em Gramado (RS). 

A competição científica reuniu professores e estudantes de 56 universidades de todo o país e os 12 times com melhor desempenho agora partirão para a etapa mundial, representando o Brasil na final do International Collegiate Programming Contest (ICPC) – uma das maiores e mais prestigiadas competições de programação do mundo -, que acontecerá no Egito, em 2023. 

Promovida pela SBC, a 26ª edição da Maratona foi realizada em duas etapas, de maneira híbrida. A primeira fase foi inteiramente online, realizada em novembro de 2021, e contou com 534 times de 127 instituições brasileiras. Os 60 melhores times foram classificados para a final brasileira, realizada presencialmente em Gramado. 

“Essa competição serve como uma importante vitrine para os estudantes competidores super disputados no mercado de trabalho pelas gigantes nacionais e mundiais em tecnologia da informação. Há também muitos ex-competidores que têm seguido carreiras como pesquisadores em empresas e instituições reconhecidas do grande público, bem como na formação de start-ups”, explica o coordenador Weverton Cordeiro. 

A final presencial era aguardada com muita expectativa por estudantes, professores e toda a comunidade da Computação após dois anos acontecendo de forma online. A organização do evento prezou pelo cuidado rigoroso aos protocolos de segurança sanitária, exigindo comprovação vacinal e testagem negativa para Covid-19 como requisitos obrigatórios para a participação. 

Para a Sociedade, as competições científicas cumprem um papel importante na formação dos estudantes de graduação. “A SBC, ao organizar a Maratona, cumpre o seu papel de proporcionar aos estudantes a oportunidade de se desenvolver, encontrar oportunidades em ótimas empresas. A Maratona reúne os melhores talentos na área e a atração desses talentos é fundamental para a Computação, e muitos alunos despertam seu interesse exatamente nas competições científicas, seja na Olimpíada ou na Maratona”, destaca Carlos Ferreira, diretor de Competições da SBC. 

Times vencedores

A quinta-feira, 31 de março, foi dedicada à chegada e credenciamento dos participantes. Na sexta, 1° de abril, aconteceu a conferência de abertura, com palestras de organizadores  e patrocinadores, seguida pelo Warm Up, uma prova-teste de aquecimento da competição. Fechando o dia, a atividade de integração entre os times foi uma visita ao Parque Snowland. A competição oficial aconteceu no sábado, 2 de abril.  Os times, formado por três estudantes universitários e um técnico, receberam uma folha de prova com 14 problemas que deveriam ser resolvidos em cinco horas. O time campeão, Amigos do Yuki  U・ᴥ・U, da Universidade Federal de Pernambuco, foi capaz de resolver corretamente 8 destes problemas. Foi a 10ª. vez que a UFPE sagrou-se campeã da Maratona SBC de Programação.

Além do time pernambucano, outros 11 times brasileiros representarão o país na etapa mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC). Conheça os times melhor colocados: 2 – UFMG – Summergimune?, 3. IMPA – Last Chance, 4. USP- São Carlos – gramando no deitado, 5. USP- São Paulo – Hoje tem ‘in queue’ do Ribamar, 6. UFCG – O amarelo foi ejetado, 7. UFRJ – desCE ouTro BaLÃo, MelAnCia!!@!1!, 8. UFMG – Guloso k-dimensional, 9. Unicamp – Moratonistas, 10. UFRN – SegTreeste e Persistente, 11. IME – Nada é trivial , 12. USP- São Carlos – Se der bom não pergunte como

Como parte da regional sul-americana da competição mundial, a prova aplicada na Maratona é simultaneamente aplicada em outros países na América Latina, como México, Argentina, Colômbia, Cuba e Chile. A Final da Maratona SBC de Programação contou com patrocínio da VTEX Brasil, CNPq, Beecrowd, BR Digital Telecom e Instituto Criativo. 

Fortalecimento da educação

Eventos como a Maratona são ferramentas de atuação importantes da Sociedade Brasileira de Computação. “Queremos fortalecer a educação em computação, também através da maratona SBC de programação, sempre orientados pelas melhores práticas da ciência aberta e com a necessária equidade e inclusão social. Foi uma alegria presenciarmos a participação de jovens de todo o país. Parabenizo ao nosso diretor de competições científicas da SBC, professor Carlos Ferreira, da USP, e ao coordenador de organização local, professor Weverton Cordeiro, da UFRGS, e a todos os participantes, competidores, coordenadores de equipes e juízes pelo grande sucesso de mais uma maratona SBC”, destaca Raimundo Macêdo, presidente da SBC.

Além da Maratona SBC de Programação, a Sociedade realiza também a Olimpíada Brasileira de Informática, voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, e a Maratona Mineira de Programação, que em 2022 passou a integrar a cartela de eventos da Sociedade. 

A Maratona SBC de Programação realiza também, todos os anos, duas atividades voltadas para o melhoramento do desempenho dos estudantes na competição: no início do ano, uma Escola de Verão, e, durante o Congresso da SBC, uma Escola de Inverno, que este ano será realizada pelo professor Leandro Fernandes, da Universidade Federal Fluminense e abre inscrições em breve.