A Maratona Paulista de Programação (MPP) realizou a sua primeira edição no dia 17 de maio e contou com participação expressiva de times de todo o estado de São Paulo. Realizado pela SBC, o evento foi sediado na Universidade Federal do ABC, no campus de Santo André, e contou com 56 times concorrentes e mais 6 times Café com Leite (CCL).
O time que se consagrou vencedor foi o “Naim Shaikhzadeh”, da Unicamp, com 12 problemas resolvidos. O melhor time feminino foi também da Unicamp, o “Sdds da ex”. “Foi um dia intenso de desafios e aprendizado para todos os participantes. Além dos times, contamos com o apoio de mais de 20 colaboradores que auxiliaram na preparação e execução”, destacou a professora Crishna Irion, diretora geral da MPP. Além dela, o evento contou com organização das professoras Carla Negri e Cris Sato, diretoras da Sede Local – UFABC e com apoio do comitê criado para a gestão da Maratona, integrado pelos professores Rodolfo Goya, Reinaldo Arakaki e Marcio Oshiro, e pelas professoras Graça Tomazela e Lucy Mary.
Ainda entre os primeiros lugares, que conquistaram medalha de ouro, estão: “Armandinhos”, do ITA, na segunda posição, “tropatropatropatropa”, da Unicamp, em terceiro lugar, “ratatui.cpp”, da USP-São Carlos. A lista completa dos times ganhadores, que conquistaram medalhas de prata e bronze, está no site do evento: https://maratonapaulista.sbc.org.br/?page_id=37.
Maratona Paulista de Programação
Idealizada em 2024, durante a primeira fase da Maratona SBC de Programação, e inspirada no International Collegiate Programming Contest (ICPC), maior competição de programação universitária em nível global, a MPP replica seu formato de disputa, a estrutura das provas e a organização das equipes, compostas por três estudantes e um técnico. A competição é destinada a estudantes dos cursos de graduação e início da pós-graduação de universidades presentes no estado de São Paulo, representando uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de suas habilidades em programação e para a interação com outros estudantes da área.
Maratona SBC de Programação
Além da MPP, a SBC realiza também a Olimpíada Brasileira de Informática, voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, e a Maratona Mineira de Programação, que em 2022 passou a integrar a cartela de eventos da Sociedade e a Maratona SBC de Programação, principal competição organizada pela Sociedade.
Realizada pela SBC desde 1996, a Maratona nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, e é parte da regional sulamericana do concurso. Anualmente, a Maratona integra a maior competição da área da Computação do mundo e conta com a participação, no Brasil, de aproximadamente 800 times, de 200 universidades, gerando o envolvimento de aproximadamente três mil pessoas.
A competição se destina a alunos e alunas de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc.) e objetiva promover nos estudantes a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão.
Para a SBC, as competições científicas cumprem um papel importante na formação dos estudantes de graduação, proporcionando aos estudantes a possibilidade de se desenvolverem e encontrarem boas oportunidades no mercado de trabalho. A Maratona SBC de Programação realiza também, todos os anos, duas atividades voltadas para o melhoramento do desempenho dos estudantes na competição: no início do ano, uma Escola de Verão, e, durante o Congresso da SBC, uma Escola de Inverno.
Saiba mais sobre a Maratona SBC de Programação: https://maratona.sbc.org.br/.