O Journal on Interactive Systems (JIS), periódico da Sociedade Brasileira de Computação, foi recentemente indexado na Scopus, uma das mais importantes bases de indexação de artigos do mundo. A aprovação foi anunciada em setembro e agora, em outubro, todos os artigos publicados na JIS desde 2020 já estão indexados e são apresentados na base Scopus.
A Scopus é uma das maiores e mais abrangentes bases de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares em nível mundial. Lançada pela Elsevier em 2004, a Scopus indexa milhões de artigos, livros, capítulos de livros, anais de conferências e patentes, cobrindo diversas áreas do conhecimento, desde as ciências naturais e exatas até as humanidades.
“Trata-se de uma das mais importantes bases de indexação de artigos do mundo, registrando produção científica em centenas de áreas de pesquisa. O repositório agrega publicações de mais de 7 mil editoras em 105 países, totalizando mais de 28 mil periódicos indexados. O número de artigos de acesso aberto indexados nesta base chega a mais de 24,6 milhões”, detalha o Diretor de Publicações da SBC, o professor José Viterbo Filho.
Visibilidade
A indexação amplia consideravelmente a visibilidade e o alcance dos artigos publicados na JIS, além de representar também uma chancela importante de reconhecimento tanto da qualidade dos artigos publicados quanto do processo editorial da revista, em virtude do processo de análise rigoroso adotado por essa base.
“Os artigos publicados pela revista alcançam um público maior, que terá acesso às publicações ao pesquisar por artigos científicos na base da Scopus. Muitas instituições exigem que seus pesquisadores publiquem apenas em veículos indexados nessas bases, ou atribuem um peso maior a essas publicações, de modo que a indexação torna a revista um local mais atraente ou até mesmo viável para esses pesquisadores”, explica o professor Roberto Pereira, editor-chefe do JIS.
Desafio
A preparação para a indexação começou em 2019 quando a JIS migrou para a SOL e desenvolveu seu planejamento editorial, e foi resultado de um trabalho coletivo da comunidade. Entre os critérios observados nesse processo, alguns pontos fundamentais como a frequência de publicações, processo editorial rigoroso, tratamento de questões éticas, formação do comitê editorial, e qualidade das publicações da revista.
“Os graus de dificuldade para indexação são divididos em quatro níveis, conforme definido pela Associação Brasileira de Editoração Científica, de acordo com os critérios de inclusão de cada base. A Scopus ocupa o nível 4 entre os indexadores que, além de considerar os critérios dos níveis anteriores, considera também mérito científico, internacionalização e impacto da publicação”, explica Annie Casali, bibliotecária da SBC.
“Todas as séries indexadas pela Scopus passam por um rigoroso e meticuloso processo de verificação. Ter um periódico indexado em uma base de reconhecida qualidade é essencial para que a JIS alcance visibilidade e reconhecimento em nível internacional, permitindo que os trabalhos ali publicados sejam altamente citados e compartilhados entre a comunidade científica”, afirma José Viterbo.
SOL
A indexação da JIS pela Scopus representa também um reconhecimento importante para SBC OpenLib, a biblioteca digital de acesso aberto da SBC. “A JIS é a primeira revista indexada na Scopus após a migração para a SOL. Essa indexação confirma que a SOL criou as condições necessárias para que a computação brasileira paute a ciência aberta, de qualidade, e economicamente responsável no Sul Global. Ou seja: a SOL mostra que é possível sim criarmos alternativas aos oligopólios editoriais e as práticas economicamente abusivas”, destaca Roberto Pereira.
JIS
Publicado pela SBC e mantido pelas Comissões Especiais de IHC, Jogos e Realidade Virtual desde 2010, o periódico JIS já era indexado pelo DOAJ e pelo Google Scholar. Os artigos são publicados em fluxo contínuo, ou seja, tão logo sejam aceitos e tenham sua versão final concluída, são publicados no volume corrente do periódico. Atualmente, o tempo médio para avaliação e publicação de um artigo no periódico é de 6 meses.
“Além da JIS, o JBCS e o JISA já são indexados pela Scopus, mas essa ação ocorreu quando os periódicos eram publicados em parceria com a Springer, tendo sido conduzida pela equipe deles. A indexação da JIS é a primeira que ocorre para um de nossos periódicos já hospedados na SOL, por ação de membros e colaboradores da SBC”, destaca o professor José Viterbo.