II Escola Regional de Informática Norte 3 (ERIN3)

Com o intuito de discutir metodologias, técnicas, ferramentas e tendências, ocorre, durante os dias 06 a 09 de novembro, a II Escola Regional de Informática Norte 3 (II ERIN3). O evento está sendo sediado em Porto Velho, Rondônia e tem expectativa de, aproximadamente, 500 participantes.

Promovido pela SBC, o encontro conta com a participação de centenas de professores, estudantes e profissionais de instituições públicas e privadas dos estados do Acre e Rondônia. São tratados diferentes temas da área de computação, através de palestras e minicursos ministrados por pesquisadores e profissionais convidados, oriundos de instituições como UNICAMP, UFRGS, UFSC, UNB, CISCO, MICROSOFT, entre outras.

Em sua segunda edição, tem mantido um número expressivo de artigos submetidos, minicursos e discussões de temas importantes para a área.

A realização do evento está sob responsabilidade da ILES/ULBRA e contou com o apoio e patrocínio do SENAI-RO, CISCO, Fundação de Amparo a Pesquisa de Rondônia, IFRO, UNIRON, FATEC e TELTEC Networks.

Um diferencial desta escola é a massiva participação de alunos de nível técnico profissionalizante e do ensino médio, além de estudantes de graduação e pós-graduação na área de computação.

Importância para a comunidade científica

A II ERIN3 contou com a submissão de trabalhos científicos, recebendo 37 artigos entre completos e resumos. Diversos temas estão sendo tratados, tais como: TI Verde, infra-estrutura de datacenters, segurança da informação, sistemas de informação, computação musical, banco de dados e outras. Desta maneira, o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos na área de computação na região tem sido incentivado, atraindo inclusive pesquisadores do Amazonas, Pará, Mato Grosso, Distrito Federal e São Paulo.

Novidade: eventos satélites

Esta edição contou com a realização de dois eventos satélites, sendo eles o Encontro de Professores e Coordenadores e o II Fórum de Informática e Tecnologias. São eventos que buscam abordar especificidades da região: por exemplo, a situação do mercado de trabalho, dos cursos de graduação e pós-graduação e oportunidades a serem exploradas por estudantes e profissionais. Foram organizados através da realização de mesas-redondas com profissionais da indústria e de universidades desta e de outras regiões.

 

Palestras e minicursos

– Redes de Computadores

– Banco de Dados

– Modelagem de Negócios

– Linguagens de Programação

– Engenharia de Software

– Segurança da Informação

– Metodologia da Pesquisa em Computação

– Informática na Educação

– Web

Acesse o site oficial do evento para mais informações.