O desempenho das equipes brasileiras no ICPC 2012

Foi realizada, entre os dias 14 e 18 de maio, em Varsóvia, na Polônia, a 36ª Final Mundial do International Collegiate Programming Contest (ICPC) da ACM, a competição para a qual se classificam os melhores times da Maratona de Programação. Os campeões foram novamente os russos do Instituto de TI, Mecânica e Ótica de São Petersburgo. Os anfitriões, da Universidade de Varsóvia, conquistaram a segunda colocação. Ambos resolveram nove problemas na competição. A melhor equipe brasileira foi a representante da UFCG, que resolveu corretamente quatro dos problemas propostos. Com esse desempenho, o time foi o campeão da América Latina e conquistou a trigésima sexta colocação geral.

O time da UFRJ também resolveu quatro problemas; o desempate entre as duas equipes ocorreu com base no tempo gasto para encontrar as soluções. Os times do ITA, do IME-USP e da UFPE resolveram três problemas e a equipe da UFPR solucionou dois. Os resultados na íntegra podem ser conferidos no endereço eletrônico: http://icpc.baylor.edu/info/Results%20World%20Finals%202012

A Maratona de Programação é um evento promovido pela SBC em parceria com a Fundação Carlos Chagas. Estão abertas as inscrições para a edição de 2012 da competição. A primeira fase será realizada no dia 15 de setembro, em várias sedes espalhadas pelo país; já as finais brasileiras ocorrem nos dias 09 e 10 de novembro, em Londrina (PR). Os times com melhor desempenho em âmbito nacional participarão da Final Mundial do ICPC de 2013, que ocorrerá em São Petersburgo, na Rússia. Mais informações estão disponíveis no site oficial e na página da Maratona no Facebook.