Final Brasileira da Maratona SBC de Programação

No último sábado, 11 de novembro, ocorreu a Final Brasileira da XXII Maratona SBC de Programação, o evento classificatório para as finais mundiais do ICPC (International Collegiate Programming Contest), organizado pela ACM.

A Maratona de Programação ocorreu no Parque Tecnológico de Itaipu, em Foz do Iguaçu, organizada pelos professores Marcelo Cesar Pinto (UNILA) e Antonio Marcos Hachisuka (UNIOESTE) e teve a participação de 72 times, que se classificaram entre os 816 times da primeira fase da competição em setembro.

A competição ocorreu simultaneamente em toda a América Latina. Pela primeira vez a prova foi aplicada ao mesmo tempo, e todos os problemas foram corrigidos pela mesma equipe de juízes. O desempenho dos times brasileiros foi excelente. Competiram 443 times em toda a América Latina, e entre os 20 primeiros, 14 são do Brasil.

O time campeão brasileiro e latino-americano de 2017 foi o time ¯\_(“/)_/¯ da Universidade de São Paulo, formado por Yan Couto, Victor Sena Moleiro e Arthur Nascimento e pelos coaches Renzo Gomez e Marcos Kawakami. É a terceira vez que uma equipe da Universidade de São Paulo é campeã da Maratona em 22 edições da competição. Será a décima quinta vez que a USP representará o Brasil em uma final mundial do ICPC. Os dez primeiros:

 

Medalhas de Ouro:

1. USP-SP – ¯\_( “/ )_/¯: Yan Couto, Victor Sena Moleiro e Arthur Nascimento e pelos coaches Renzo Gomez e Marcos Kawakami. Classificado para a final mundial.

2. USP-SC – Trei Linha: Samuel Santos, Rodrigo Weigert e Lucas de Oliveira Pacheco e coaches Danilo Tedeschi e Bruno Sanches. Classificado para a final mundial.

3. UFPE – ALT: Arthur Costa, Tiago Gonçalves e Lucas Santana e coaches Katia Guimarães e Mario Henrique da Silva Classificado para a final mundial.

 

Medalhas de Prata:

4. USP-SP – dog hits dog: Gabriel Oliveira, Nathan Benedetto Proença, Pedro Sousa e coaches Renzo Gomez e Marcos Kawakami.

5. UFCG – Choose difficulty: TITAN: Felipe Mota dos Santos, Árysson Figueiredo, Ordan Silva Santos e Paulo Silva (reserva) e coach Rohit Gheyi, Classificado para a final mundial.

6. UFRN – Ginga com Tapioca: Railton Calheiros, Hélio Duarte, Victor Lima e Paulo Augusto de Lima Medeiros (reserva) e coaches CarlosProlo,  Sergio Medeiros e Rafael Gomes. Classificado para a final mundial.

 

Medalhas de Bronze:

7. UFCG – Se juntas causa imagina juntas: Gustavo Bezerra Ribeiro, Emerson Leonardo Lucena, Arthur Vinicius Tomé Rodrigues, Rodrigo Farias de Macedo (reserva) e coach Rohit Gheyi.

8. UFRJ – esse é meu time: Igor Figueiredo, Tiago Montalvão, Ian Miranda e coach Marcia Cerioli. Classificado para a final mundial

9. IME – Lorem Ipsum: Athos Cotta Couto, Naum Azeredo Fernandes Barreira, Matheus Cariús Castro e Carla Cosenza (reserva) e coaches Claudia Justel e Geraldo Avelino. Classificado para a final mundial.

10. ITA – CalopsITA: Lucas França de Oliveira, Matheus Leão, Lucas Ferreira, Caique Lira (reserva) e coach Armando Gouveia.

 

A final mundial ocorre em abril de 2018 em Pequim, China. Em janeiro organizaremos um acampamento de treinamento para os times classificados. Mais da Maratona SBC de Programação, e da final brasileira, com muitas fotos, pode ser visto no site do evento e na página do Facebook:

http://maratona.ime.usp.br/resultados17

http://www.facebook.com/maratona