Será realizada, em Curitiba (PR), entre os dias 11 e 13 de abril, a VIII Escola Regional de Banco de Dados (ERBD 2012). Trata-se de um evento promovido pela SBC com o objetivo de reunir estudantes, professores e profissionais para divulgar e discutir as novidades da área de Banco de Dados. Este ano, a Escola traz como tema central o “Gerenciamento de Dados Multimídia”. O Coordenador Geral do evento, Professor Doutor Vidal Martins (PUCPR), concedeu uma entrevista exclusiva à SBC.
SBC – Quais as novidades da ERBD 2012 em relação às edições anteriores?
Vidal Martins (VM) – A primeira novidade é o tema: gerenciamento de dados multimídia. É a primeira vez que a ERBD aborda este assunto. Outra novidade é a sua realização inédita no Estado do Paraná. A VIII ERBD está sendo organizada pela Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). A terceira novidade foi a busca de palestrantes que pudessem contribuir de modo significativo para a realização de um evento de alta qualidade, em virtude do impacto dos seus trabalhos mais recentes, independente da sua região de origem. Assim, contamos com a participação de palestrantes da região sul, tanto da Indústria (Horus, HSBC GLT e Tree Tools) quanto do meio acadêmico (UFRGS e PUCPR), e também com palestrantes de outras regiões do país, incluindo novamente a Indústria (IBM e Microsoft) e a Academia (USP, UNICAMP e UFPE).
SBC – A inscrição no evento permite a participação em todas as atividades oferecidas?
VM – Sim, mas há limite de vagas nas oficinas em virtude do espaço físico dos laboratórios de informática. Seguindo a tradição dos eventos anteriores, as vagas nas oficinas serão confirmadas mediante solicitação presencial dos participantes no dia do evento.
SBC – Qual é a expectativa de público?
VM – Entre 150 e 200 pessoas.
SBC – Como foi definido o tema desta edição, “Gerência de Dados Multimídia”?
VM – A ERBD possui um Comitê Diretivo composto por três professores visando garantir a melhoria contínua da qualidade do evento. A cada ano, o membro mais antigo do Comitê é substituído por um novo membro. O tema da ERBD 2012 foi discutido pelo Comitê Diretivo, com a participação do Coordenador Geral do evento, buscando-se um assunto atual, interessante e inédito.
SBC – Como está sendo feito o trabalho de divulgação da ERBD?
VM – Foram distribuídos cartazes para universidades da região sul do país e para empresas de informática de Curitiba. Também foram enviados e-mails para diversas listas de professores, profissionais e estudantes, cujos membros supostamente se interessam pelo tema do evento. Essas listas foram identificadas com a contribuição de professores envolvidos há vários anos na organização da ERBD.
SBC – De que maneira foram definidos os palestrantes e as temáticas dos minicursos, palestras e oficinas?
VM – O assunto de cada palestra, minicurso ou oficina deve estar alinhado com o tema geral do evento (banco de dados) ou com o tema específico (gerenciamento de dados multimídia). Procurou-se palestrantes com trabalhos recentes e de interesse da comunidade. No caso de atividades envolvendo a indústria, buscou-se atrair empresas de destaque na comunidade local ou nacional.