enjoy.et: Computação para Ler, Brincar e Jogar

O ensino dos fundamentos de Ciência da Computação desde a educação infantil democratiza o acesso a estes conteúdos para toda a sociedade, mas ainda existem diversas questões a considerar, que incluem a formação docente, currículos e ferramentas. O enjoy.et desponta deste contexto e articula ensino, pesquisa e extensão na promoção do pensamento computacional e desmistificação da Ciência da Computação desde a educação infantil, considerando aspectos cognitivos, sociais e emocionais do desenvolvimento das crianças.

Iniciado em 2015, o projeto tem seus objetivos desenvolvidos a partir de três atores: (1) professores; (2) pais; (3) as crianças e os adolescentes. O projeto visa a concepção, desenvolvimento, avaliação e disponibilização de artefatos baseados em transmedia storytelling como jogos digitais, livros, brinquedos e brincadeiras se ancorando em três pilares: diversão, diálogo e multimodalidade. Para fomentar a troca de ideias entre educadores, líderes, gestores e demais interessados foi criado o website Pensamento Computacional em Rede [bit.ly/pcemrede].

 

COORDENAÇÃO
Patricia Cabral de Azevedo Restelli Tedesco
Universidade Federal de Pernambuco
pcart@cin.ufpe.br

Tancicleide Simões Gomes
tancicleide.gomes@gmail.com
http://www.tancicleidegomes.com
(81) 997702739

Fernanda Cavalcanti de Castro
mfernandaccastro@gmail.com
http://bookwormscientist.com

 

COLABORAÇÃO
Dyego Carlos Sales de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Mychelline Souto Henrique, Faculdade São Miguel