A SBC é uma sociedade científica que reúne pesquisadores renomados, professores, estudantes, profissionais e entusiastas da área de Computação e Informática, que atuam em pesquisa científica, educação e desenvolvimento tecnológico. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e à cultura por meio da informática, incentivando a pesquisa e o ensino em Computação no Brasil.
Qual a natureza jurídica da SBC?
A SBC é uma associação civil privada, sem fins lucrativos. É regida por um estatuto e administrada por uma Diretoria que é eleita a cada dois anos.
Onde posso acessar e baixar os manuais, formulários e outros documentos da SBC?
O site possui uma seção de Documentos que pode ser acessada clicando aqui.
Como posso me associar?
Podem se associar à SBC professores, estudantes, profissionais e entusiastas da Computação. Acesse a Central de Sistemas e crie uma conta. Completada essa etapa, realize login, acesse o sistema MoM (opção MoM na tela principal), escolha sua categoria e realize a associação.
Quais são os benefícios de ser associado?
Os benefícios comuns a todas as categorias de associados, bem como os benefícios adicionais de cada categoria de associação, podem ser visualizados na seção Associe-se, em Benefícios.
Como é feito o pagamento da anuidade?
A anuidade tem validade de 365 dias, contados a partir da data da confirmação do pagamento da sua associação. O pagamento pode ser realizado por boleto, cartão de crédito ou faturamento. Caso não tenha pago a anuidade do ano passado, não haverá multa e/ou juros para os anos em que a associação esteve inativa. Acesse a Central de Sistemas, informando seu e-mail e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em “Associar-se ou Renovar Associação”.
Posso parcelar o pagamento da minha anuidade?
Sim, o pagamento pode ser parcelado em até 3x sem juros no cartão de crédito. Aceitamos as bandeiras American Express, Elo, Mastercard e Visa.
Como alterar a forma de pagamento da minha associação?
Acesse a Central de Sistemas, informando seu e-mail e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em “Associar-se ou Renovar Associação”. Em “Histórico de Pagamentos”, clique no ícone(em “Ações”). Escolha uma nova opção em “Formas de Pagamento”.
Como renovar a anuidade da SBC?
Acesse a Central de Sistemas, informando seu e-mail e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em “Associar-se ou Renovar Associação”.
Efetuei o pagamento por boleto e ainda não recebi o e-mail de confirmação?
Pagamentos por boleto bancário levam até 48 horas úteis para serem compensados pelo banco. Caso não receba a confirmação após esse prazo, envie o comprovante de pagamento para o e-mail: faturamento@sbc.org.br, que iremos verificar junto ao banco.
O que devo fazer se der erro na transação do pagamento on-line via cartão de crédito e/ou débito em conta?
Você deve tentar realizar a transação novamente, mediante a criação de um novo link de pagamento. Caso o erro persista, contate-nos no e-mail: faturamento@sbc.org.br.
A SBC emite nota fiscal ou recibo da inscrição ou anuidade? Como faço para solicitar?
Sim, a SBC emite recibo e nota fiscal. Você pode enviar o pedido pelo e-mail: faturamento@sbc.org.br. Caso queira o documento fiscal emitido em nome de terceiro (orientador/projeto/instituição), também será necessário informar na solicitação os seguintes dados:
– Nome/Razão social;
– CPF/CNPJ;
– Endereço completo
– Nome do projeto, caso seja necessário incluir no recibo/nota fiscal.
Preenchi meus dados no formulário de associação, mas não efetuei o pagamento. Como gerar a segunda via do boleto bancário?
Acesse a Central de Sistemas, informando seu email e senha cadastrados. Acesse o sistema MoM e clique em “Associar-se ou Renovar Associação”. Na opção “Métodos de pagamento”, escolha a opção “Boleto Bancário” e clique em “Enviar”. Será exibida a mensagem “Solicitação de pagamento recebida. Por favor, confirme”. Em “Histórico de Pagamentos”, clique no ícone(em “Ações”).
Como atualizo meus dados cadastrais?
Acesse a Central de Sistemas, informando seu e-mail e senha cadastrados. Clique em Contas para acessar seu formulário e atualizar seus dados.
Como acesso o meu cartão de associado?
O associado com a anuidade vigente pode gerar a cartão acessando o sistema MoM. Clique no ícone “Associado”, na barra superior ou acesse o resumo de sua associação.
Como efetuar inscrição em evento?
Acesse a Central de Sistemas e crie uma conta. Completada essa etapa, realize login, acesse o sistema ECOS, clique no evento desejado e realize sua inscrição.
Onde encontro o calendário de eventos da SBC?
O calendário com a relação de todos os eventos realizados, correalizados, apoiados e parceiros da SBC está disponível no Portal, na seção Eventos, item Calendário.
Como efetuo o pagamento de uma inscrição em evento por meio de Nota de Empenho?
Acesse a Central de Sistemas, informando seu e-mail e senha cadastrados. Acesse o sistema ECOS e clique no evento desejado e realize sua inscrição. Em “Forma de Pagamento” selecione a opção “Nota de empenho”. O sistema vai gerar um formulário com as instruções para emissão e envio da Nota de Empenho.
O que é evento Realizado e como eu solicito a realização para o meu evento?
Os eventos Realizados são aqueles criados pela SBC por meio da sua estrutura organizacional (Diretoria, Comissão de Educação, Comissões Especiais e Secretarias Regionais), sendo que estes devem usar a infraestrutura administrativa da SBC, incluindo o ECOS – Sistema de Inscrições e Coordenação de Eventos e o JEMS – Sistema de Gerenciamento de Periódicos e Evento.
Você encontra todas as informações e exigências para os eventos Realizados no Manual de Eventos Realizados e Correalizados.
O que é evento Correalizado e como eu solicito correalização da SBC para o meu evento?
Os eventos Correalizados são aqueles criados pela SBC em conjunto com outra sociedade científica e, quando realizados no Brasil, também devem utilizar a infraestrutura administrativa da SBC, incluindo o ECOS e o JEMS. Para os eventos correalizados que ocorrerem fora do Brasil o uso da infraestrutura é opcional, porém fortemente recomendada.
Você encontra todas as informações e exigências para os eventos Realizados no Manual de Eventos Realizados e Correalizados.
O que é evento Apoiado como eu solicito o apoio da SBC para o meu evento?
Eventos Apoiados são aqueles criados por outras sociedades da área da computação e/ou áreas afins. Esses eventos não utilizam o sistema de inscrições ECOS, porém podem utilizar o sistema JEMS, solicitar material a preço de custo e contam com a divulgação nas redes sociais e portal da SBC.
Você encontra mais informações e como vocês deve submeter o pedido de apoio no Manual de Eventos Apoiados.
O que é evento Parceria e como eu faço a solicitação para a SBC?
Os eventos da categoria Parceria são todos os eventos que não fazem parte da SBC, mas que possuem interesse comercial na infraestrutura administrativa da Sociedade, inclusive sistema de inscrições e gerenciamento financeiro. Maiores informações para a solicitação de parceria devem ser solicitadas para o e-mail eventos@sbc.org.br.
Como me cadastrar nas listas eletrônicas de discussão?
No Portal da SBC, existe a opção Fóruns. Neste link aparece uma relação de todas as listas eletrônicas mantidas pela SBC. Para se cadastrar em qualquer uma das listas, basta clicar em cima do nome da lista desejada. Uma nova janela abrirá com um cadastro eletrônico. É necessário informar seu endereço de e-mail e nome, além de cadastrar um login e uma senha. Pode-se optar também por receber todas as mensagens postadas para essa lista de uma só vez ou conforme as mensagens forem sendo postadas. Depois de preencher o formulário, clique no campo “Inscrever”.
Como me descadastrar das listas eletrônicas de discussão?
No Portal da SBC existe o link Fóruns. Ao clicar neste link, é possível ver a relação de todas as listas eletrônicas mantidas pela SBC. Para se descadastrar de qualquer uma das listas, basta clicar em cima do nome da lista desejada. Uma nova janela abrirá. A opção “Desinscrever-se” está bem embaixo da página. Para se descadastrar, é necessário colocar seu e-mail e clicar na opção “Desinscrever-se ou Editar opções”. Uma nova janela se abrirá. Após colocar sua senha e clicar no botão “Desinscrever-se”, seu nome será retirado da lista. Caso não lembre da sua senha, clique no campo “Lembrete de senha” para que seja enviada ao seu e-mail.
Como enviar uma mensagem de divulgação de eventos, oportunidades, seleção de pós-graduação etc?
A sbc-l é a lista destinada para esse tipo de divulgação. No entanto, as postagens são liberadas apenas para associados vigentes. Você deve se cadastrar na lista antes de enviar a mensagem e o e-mail cadastrado na lista deve ser o mesmo utilizado no cadastro da Central de Sistemas. Para se inscrever, clique em https://www.sbc.org.br/22-destaques/34-listas-eletronicas e escolha a lista sbc-l.
O que é JEMS?
O JEMS (Journal and Event Management System) é um sistema de gerenciamento de submissões e avaliações de trabalhos para os eventos e periódicos. O JEMS é o antigo EDAS, software livre desenvolvido por pesquisadores fora do Brasil. Esse programa deixou de ter fonte aberta e seus proprietários passaram a cobrar por seu uso. A SBC possui uma versão do EDAS, mantida com recursos da própria instituição.
Quantos autores posso colocar em um artigo submetido no JEMS?
O JEMS suporta apenas 8 indicações de autores. Acima de 8 autores, devem constar no próprio artigo submetido.
Os autores devem ter conta no JEMS?
Sim. A indicação deve ser feita pelo nome, e-mail ou ID do autor no JEMS.
Como posso solicitar o uso do JEMS para o meu evento?
O sistema pode ser utilizado pelos eventos e periódicos da SBC, assim como pelos eventos parceiros. É cobrada uma pequena taxa para ajudar na manutenção do equipamento e no suporte ao sistema. O JEMS pode ser acessado via endereço eletrônico: https://submissoes.sbc.org.br/. Outros eventos podem solicitar orçamento enviando e-mail para eventos@sbc.org.br.
O que é a SOL?
A SBC OpenLib (SOL) é uma biblioteca digital de acesso aberto mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde julho de 2019. Reúne, em seu acervo, anais de eventos científicos realizados e correalizados pela SBC, journals e revistas de visibilidade internacional, além de livros. A SOL visa se tornar uma fonte especializada em Ciência da Informação, que reúna e disponibilize a produção científica da área.
Quem pode publicar na SOL?
A SOL não aceita submissão de trabalhos diretamente. Pesquisadores e pesquisadoras da área da Computação e áreas afins podem ter seus trabalhos publicados a partir da submissão em eventos e revistas científicas. Dessa forma, existem duas maneiras de publicar na SOL:
- Anais de Eventos: por meio da submissão de trabalhos nos eventos da SBC, os quais podem ser consultados no calendário de eventos. Em alguns casos, o conteúdo gerado nos eventos também pode dar origem a livros e capítulos que serão publicados na seção específica para tal.
- Revistas científicas: a consulta aos journals e revistas poderá ser feita por meio do catálogo de journals da SBC. Cada journal possui autonomia para gerir seu processo de submissão, avaliação e publicação dos artigos. Portanto, as orientações devem ser consultadas individualmente de acordo com a área de interesse do pesquisador ou pesquisadora.
A SOL também publica conteúdos de eventos que não sejam de sua responsabilidade, desde que os mesmos estejam em consonância com os objetivos da Sociedade e forneçam todas as informações necessárias. Para mais informações entre em contato com Setor de Publicações (e-mail publicacoes@sbc.org.br).
Quais formatos de conteúdo podem ser publicados na SOL?
Atualmente a SOL tem suporte para publicar apenas conteúdos em formato de documento. Vídeos e outros tipos de mídia ainda não podem ser publicados na plataforma.
Quanto custa publicar na SOL?
O acesso aos conteúdos é gratuito para comunidade, no entanto, os eventos poderão, a seu critério, cobrar taxas de inscrição e/ou de submissão dos autores. Do mesmo modo, alguns journals poderão cobrar taxas de submissão. Todas essas informações são obtidas nas chamadas de submissão de cada journal e evento.
Quanto tempo leva para meu artigo ser publicado na SOL?
A publicação dos artigos nos journals depende de alguns fatores, tais como a avaliação dos pareceristas, a adequação à temática da edição e o fluxo interno de demandas editoriais. Portanto, os editores dos journals têm autonomia para gerir o próprio fluxo editorial e determinar o período de espera, que é variável.
Quanto aos anais, os organizadores realizam a organização do material e enviam para o Setor de Publicações da SBC, que procede com a publicação na SOL de acordo com o fluxo de trabalho interno, estabelecido pela Diretoria de Publicações da SBC.
Indicamos que a consulta à previsão de publicação de artigos nos journals e anais de eventos sejam obtidas diretamente com a equipe editorial (no caso dos journals) e com o comitê organizados, no caso dos eventos.
A SOL possui indexadores?
A SOL indexa os trabalhos no Google Scholar.
A SOL fornece ISBN, ISSN e DOI para as publicações?
Todas as obras dos eventos realizados e correalizados pela SBC recebem ISBN ou ISSN e DOI, dependendo das características específicas: ISSN e DOI para os anais de eventos e ISBN para livros.
Quais são os metadados exigidos pelo sistema SOL para cadastro de artigos?
Na chamada para submissão de trabalhos, tanto nos journals quanto nos eventos, é disponibilizado um template que deverá ser preenchido com os metadados obrigatórios.
Ao submeter meu trabalho, preciso assinar algum termo?
Sim. É necessário que pelo menos um dos autores(as) do artigo assine o Termo de Autorização de Publicação (TAP). Ele é o documento que formaliza as condições preestabelecidas entre a SBC e os autores(as)com relação aos direitos sobre a obra.
Encontrei um erro no meu artigo, como faço para solicitar a correção?
No caso dos anais de eventos, as solicitações devem ser encaminhadas ao Setor de Publicações (e-mail publicacoes@sbc.org.br) ou ainda para o organizador do evento. Toda e qualquer modificação deverá ser autorizada pelos organizadores do evento com ciência da Diretoria de Publicações. O Setor de Publicações não realiza alterações de metadados sem conhecimento da diretoria e dos organizadores do evento. As alterações nos metadados dos journals e revistas deverão ser encaminhadas diretamente para cada editor. Consulte a página editorial do journal ou revista em questão para saber a quem se reportar.
Meu artigo está publicado na SOL. Posso publicá-lo em outra base também?
Eventos e journals da SBC:
O(s) autor(es) da obra autoriza(m) a SBC a publicá-la de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License (CC BY 4.0). Dessa forma, fica permitido ao(s) autor(es) ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, do material extraído dessa obra, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo desta obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos à criação original. Cópias da obra não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da SBC.
Outros eventos: indicamos consultar a coordenação.
Tenho um projeto na área da Computação e gostaria de obter o apoio da SBC, como funciona?
A SBC possui a Chancela SBC, um projeto destinado a apoiar e divulgar projetos de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico com foco em favorecer crianças, adolescentes, terceira idade e públicos que não tenham contato com a Computação na educação formal.
Para saber como submeter o seu projeto, consulte a página da Chancela SBC.
Quais os benefícios da Chancela SBC?
Os projetos que obtêm a Chancela SBC contam com uma ampla divulgação através dos meios de comunicação da Sociedade, como site oficial, redes sociais, blog, e-mail e listas de discussão da Sociedade Brasileira de Computação.