Discurso de Posse do Presidente da SBC

ESTE DISCURSO FOI APRESENTADO DURANTE O CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO – CSBC, EM JULHO DE 2019.

 

Caro Professor Lisandro Granville, Presidente da Sociedade Brasileira de Computação

Cara Professora Marília Ferreira, Pró-Reitora de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pará

Em nome dos quais saúdo demais autoridades presentes à Mesa.

Senhoras e Senhores,

Em nome da chapa eleita para a gestão 2019-2021, agredecemos a confiança em nós depositada. Sinto-me muito honrado em poder servir à nossa comunidae e em companhia de colegas tão competentes e dedicados. O engajamento do grupo eleito na construção da proposta de gestão, submetida ao escrutínio de nossa sociedade, nos dá a segurança de um verdadeiro trabalho de equipe a ser realizado. Agradeço em especial aos professores Lisandro Granville, Thais Vasconcelos e Paulo Cunha, que estiveram à frente da presidência da SBC nas últimas 4 gestões da qual também fiz parte. E meu muito obrigado, também, aos colegas dessas gestões com quem aprendi bastante, sempre em um ambiente de cortezia e cumplicidade em prol da SBC.
Agradeço, igualmente, ao trabalho das gestões anteriores às já mencionadas, professores José Carlos Maldonado, Cláudia Bauzer, Flávio Wagner, Ricardo Reis, e outros, de uma longa lista, por todo o trabalho realizado. Asssumiremos conscientes da responsabilidade do grande legado da SBC, trabalho de várias gerações, e dos novos desafios, marcados, sobretudo, por uma sociedade a cada dia mais complexa, com suas contradições e ainda carente de desenvolvimento social-econômico sustentável e inclusivo.

Desde sua fundação, há 41 anos, a SBC tem tido papel relevante para o avanço da Computação no país, contribuindo com políticas públicas, fortalecendo o ensino, a pesquisa científica e a inovação tecnológica, nessa área tão fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação. Com diretrizes para o ensino da Computação e as propostas de referenciais curriculares, fortalece a formação de profissionais para o mercado e a academia. Seus eventos, cooperações e programas, promovem a integração entre pesquisadores e grupos de pesquisas nacionais e expande a internacionalização da Computação brasileira, contribuindo para a solução de desafios nacionais, da academia e da indústria.

Os eventos científicos e tecnológicos realizados por 27 Comissões Especiais cobrem virtualmente todo o espectro de investigação científica em Computação. Nos últimos anos, esses eventos contaram, a cada ano, com cerca de 10.000 participantes. Além desses, outros eventos são organizados anualmente no Congresso da SBC, cobrindo discussões político-acadêmicas, de formação e de relação com a sociedade, como o SECOMU, Curso de Qualidade para gestores de cursos de graduação, Seminário de Computação e Mercado (COMPUTEC), SEMISH, entre outros eventos muito relevantes.

As competições científicas promovidas ou apoiadas pela SBC, como a Maratona de Programação, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), estimulam, a cada ano, mais de 100.000 jovens para as carreiras científico-tecnológicas da área de Computação. O programa de Chancela e o recente Prêmio Inovação, por outro lado, promovem ainda maior interação com a sociedade, estimulando projetos inovadores em diversas áreas da sociedade e da comunidade científica brasileiras.

A SBC tem uma grande capilaridade territorial, com 25 secretarias regionais e 205 Representações Institucionais cobrindo todo o território nacional. Essa malha institucional fornece grande visibilidade nacional a todas as ações, ao mesmo tempo em que promove e apoia dezenas de eventos científicos, tecnológicos, educacionais e culturais que atendem aos interesses específicos das várias regiões do país. A SBC também se articula internacionalmente, por meio de filiação ou colaboração, com associações científicas internacionais, como a IFIP, CLEI, ACM e o IEEE, entre outras. Em nível nacional, além de atender às questões multi/inter/transdisciplinares que envolvem a Computação, mantém acordos com diversas associações de áreas distintas, como, por exemplo, a de ciências matemáticas, a de informática em saúde, e a de agroinformática.

A SBC atua fortemente na disseminação de conhecimento, por meio da publicação de revistas, de anais de conferências e de livros, a exemplo de convênio com a Editora Elsevier para a elaboração de livros destinados à graduação, os livros das Jornadas de Atualização em Informática (JAI), as revistas Computação Brasil e SBC Horizontes, a parceria com a editora Springer e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) nos periódicos Journal of the Brazilian Computer Society (JBCS) e Journal of Internet Services and Applications (JISA), e, mais recentemente, com a construção de um Portal de Acesso aberto, que será um importante apoio para a difusão das publicações de nossos eventos científicos.

Como podem ver, todo esse legado nos traz grande responsabilidade, ao tempo em que nos habilita para o enfrentamento dos novos desafios. Vivemos na era da hiperconectividade, onde tudo se conecta, coisas e pessoas, através da Internet. As infraestruturas críticas, como fornecimento de água, energia e transporte, passam cada vez mais a depender da Computação e das tecnologias de informação e comunicação associadas. Os dados gerados nessas estruturas ciber físicas e de Internet das Coisas são em grande volume, complexidade e gerados em grande velocidade (o chamado Big Data), motivando ainda mais a utilização de plataformas distribuídas de infraestrutura e serviços, como nuvens e névoas computacionais (cloud e fog computing), bem como a utilização da inteligência artificial para gestão de dados e de serviços. Vivemos, portanto, a era da informação e da conectividade.

Os desafios nacionais são múltiplos, muitos deles em linha com desafios mundiais, mas certamente vários atrelados à nossa realidade nacional. Vão desde padrões éticos na atividade profissional, passando por melhores práticas no trabalho e formação adequada, a desenvolvimentos científicos, tecnológicos e de inovação. Os desafios são também econômicos e sociais, haja vista que, a despeito da qualidade dos formandos na área, ainda importamos mais que exportamos serviços e tecnologias da informação e comunicação, e parte da sociedade ainda carece de acesso adequado a essas tecnologias e conhecimentos relacionados.

A SBC, ciente de seu papel, tem contribuído para a mobilização nacional visando o contínuo aprendizado, disseminação e evolução do conhecimento em Computação e tecnologias subjacentes.
Propomos reforçar e consolidar conquistas históricas da SBC, algumas já destacadas, e avançar para o enfrentamento dos desafios atuais e os que se avizinham no cenário nacional e mundial, sem perder de vista nossos objetivos primordiais de desenvolvimento social e econômico, de forma inclusiva e sustentável.

Buscaremos, insistentemente, alternativas de financiamento para as atividades da SBC, revisitando e rediscutindo mecanismos atuais e implementando o orçamento anual que integre as ações de todas as diretorias e operacionais da sede. Reforçaremos e ampliaremos os procedimentos de transparência de nossas atividades e desempenho financeiro e orçamentário.
Esforços serão envidados para a manutenção e o aprimoramento de nossos sistemas computacionais: Sistema de Eventos; Sistema de Associados; Sistema das Secretarias Regionais; Sistema de Submissão de Artigos para Eventos e Periódicos. Daremos continuidade às ações consagradas na área de educação, como referenciais de formação e cursos de qualidade para aprimorar mecanismos de formação, ensino e aprendizagem, e daremos especial atenção à pós-graduação e ao POSCOMP, por meio do fortalecimento da articulação com o fórum de pós-graduação.
Seguindo tendência mundial, também alinhada ao movimento de inovação com startups e spinoffs, a indústria nacional da Tecnologia da Informação (TI) está crescendo e por isso demanda cada vez mais profissionais, e com perfis adequados. Por outro lado, sabemos também que os cursos de graduação em Computação enfrentam altos índices de retenção e evasão. Apoiaremos o enfrentamento desse desafio, dando especial atenção ao levantamento de dados e tendências que possam dar subsídios a políticas públicas e iniciativas educacionais.

Países com um sistema de ensino de qualidade elevada, sociedades científicas internacionais de Computação e a SBC entenderam a importância do ensino de Computação também nos níveis fundamental e médio, preparando jovens para os desafios do futuro, onde o pensamento ou raciocínio computacional passa a ser instrumento crucial para o lidar com novas tecnologias e processos, no mundo do trabalho e academia, em todas as áreas de conhecimento. Trabalharemos para consolidar os esforços realizados na formulação de diretrizes curriculares e na formação de professores qualificados para esse desafio, além de promover ações para motivar jovens a seguirem carreiras na área da Computação.

Com relação à disseminação do conhecimento, propomos manter parcerias com editoras em vigor, desde que avaliadas positivamente, e trabalhar para consolidar o novo portal da SBC, SbcOpenLib, como principal repositório para todas as nossas publicações científicas.

Na última década, a SBC ampliou significativamente sua representação regional. As Secretarias Regionais, que eram 15 em 2008, hoje são 25. Com exceção do norte do país, todos os estados têm ao menos uma Secretaria Regional e, mesmo no Norte, temos uma secretaria regional para cada dois estados. Atualmente, temos 205 Representações Institucionais, presentes em todos os estados do país. Propomos consolidar essas ações regionais, fortalecendo e dando continuidade ao sistema informático ROS de apoio à gestão das secretarias, reforçando o papel dos Representantes Regionais e Institucionais. Serão propostas ações nas Secretarias Regionais que contribuam ainda mais com o atendimentos de desafios regionais identificados por essas secretarias.

Ações de nossa sociedade ganham maior visibilidade por meio de campanhas nas várias mídias e comunicação constante, em geral por meio da Imprensa. Propomos dar continuidade, ampliar as ações desenvolvidas e estudar estratégias que aumentem o conhecimento e a visibilidade da SBC na comunidade brasileira de Computação.

As Olimpíadas Científicas promovidas ou apoiadas pela SBC (Maratona de Programação, Olimpíada Brasileira de Informática e Olimpíada Brasileira de Robótica), se tornaram eventos tradicionais e com tendência de crescimento, requerendo cada vez mais esforços operacionais por parte da SBC e instituições envolvidas. Um dos desafios dos próximos dois anos é construir mecanismos de gestão para esses eventos de forma integrada aos setores operacionais da SBC. Promoveremos discussões sobre o mundo do trabalho no país e no mundo, disseminando a visão da SBC sobre a regulamentação da profissão e acompanhando projetos de regulamentação em trâmite no Congresso Nacional, para que esses atendam às expectativas de nossa sociedade e de fato contribuam para o nosso desenvolvimento.

Consolidaremos e ampliaremos acordos de cooperação com sociedades científicas nacionais para formar uma agenda comum que fortaleça as atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil, em particular por meio da SBPC. Buscaremos, também, consolidar e ampliar nossas relações com a comunidade internacional, através de manutenção de acordos com instituições como a IFIP, CLEI, ACM e IEEE. Da mesma forma, trabalharemos para uma maior participação brasileira em projetos de pesquisa científica e de intercâmbio internacional, assim como a participação de pesquisadores estrangeiros em projetos executados por instituições brasileiras.
Igualmente importante, traçaremos estratégias para articulação com os setores produtivos, públicos e privados, visando a discutir e mapear desafios nacionais na busca de uma agenda comum que fortaleça as atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil. Nesse sentido, daremos ênfase ao empreendedorismo e inovação.

Por fim, mais uma vez, agradedemos, a todos vocês, estudantes, docentes, e profissionais da computação da SBC, pela confiaça depositada. A parceria de vocês e o engajemento de uma equipe competente e decidada, de diretoras e diretores da SBC, e de servidoras e servidores da sede da SBC, nos dão a confiança necessária para avançamos no enfrentamentos dos desafios de nossa socidade.

Muito obrigado

Raimundo Macêdo
Presidente Eleito da SBC
Belém, 15 de julho de 2019