Foi publicada, no Diário Oficial da União no dia 05 de agosto, a Portaria do Inep nº 239, referente às diretrizes da prova do ENADE para os alunos da área de Computação, que abrange os cursos de Licenciatura em Computação e de Bacharelado em Engenharia da Computação, em Ciência da Computação e em Sistemas de Informação. O documento foi assinado pela Presidente do Inep, Malvina Tânia Tuttman, e esclarece, entre outros tópicos, a duração do exame (quatro horas) e quais conteúdos comuns à área e específicos de cada habilitação serão contemplados, além de estabelecer o perfil dos estudantes de cada curso. De acordo com a Portaria, a prova específica de Computação contará com 30 questões, sendo 03 discursivas e 27 objetivas, e abordará situações-problema e estudos de casos.
Para o curso de Licenciatura em Computação, os conteúdos específicos exigidos se referem, principalmente, à relação entre educação e computação e às tecnologias de ensino à distância. Já para os estudantes de Bacharelado em Engenharia da Computação, entre os assuntos exigidos, destacam-se as plataformas de hardware e software para sistemas de computação, bancos de dados, telecomunicações e cálculo numérico. No que diz respeito ao curso de Bacharelado em Ciência da Computação, serão testados, sobretudo, os conhecimentos dos estudantes em computação gráfica, redes de computadores e linguagens de programação. Para os estudantes de Bacharelado em Sistemas da Informação, entre os conteúdos abordados no exame, está a avaliação de sistemas de computação e o desenvolvimento de softwares.
Para os quatros cursos de Computação, será avaliado o conhecimento dos estudantes em Algoritmos, Interação Humano-Computador, Sistemas Digitais, Lógica, Probabilidade, Estatística e Programação, entre outros conteúdos. Também serão cobradas questões referentes aos principais conceitos, teorias, técnicas e procedimentos da Computação. Além das particularidades de seus cursos, os estudantes também responderão questões de Formulação Geral, aplicadas aos cursos de graduação de todas as áreas.
No dia 12 de julho, foram publicadas as Portarias referentes ao ENADE dos cursos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e de Tecnologia em Redes de Computadores. Para o primeiro, os conhecimentos específicos exigidos envolvem, sobretudo, a gerência de projetos, o processo e a manutenção de software, o funcionamento das redes de computadores e da segurança da informação. Já no que diz respeito ao segundo, os estudantes devem conhecer, entre outros assuntos, os componentes das redes de computadores e suas funcionalidades, os fundamentos de conectividade e comunicação de dados, e o gerenciamento de redes. A exemplo do ENADE de Computação, as provas dessas áreas também apresentam 30 perguntas específicas (27 objetivas e 03 discursivas) e questões de Formulação Geral.
Os documentos na íntegra e a lista completa dos conteúdos exigidos na prova podem ser conferidos na seção Documentos.