Tecnologia e qualidade de ensino são temas do
Workshop de Desafios da Computação aplicada à Educação
Evento ocorre dentro do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
(CSBC – 2012) que acontece em Curitiba
O Desafie – I Workshop de Desafios da Computação Aplicada à Educação discute a importância da tecnologia para o ensino de qualidade dentro das escolas. O evento faz parte do XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2012), que acontece até quinta-feira (19/07), no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, no auditório do prédio administrativo.
Entre os painéis do workshop está o debate sobre a computação e os desafios para a inclusão digital, passando pela educação. Presente ao evento, o ex-secretário do Estado da Educação no Paraná, professor Maurício Requião de Mello e Silva disse que “o professor não deve ser um especialista em informática, mas, sim, deve saber lidar bem com esta ferramenta e acessar conteúdos, para que ela seja uma facilitadora do trabalho do educador.”
Marcos Alexandre Garcia, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), considera que o principal desafio das escolas é evoluir em seu sistema educacional. “A grande dificuldade é passar por cima de um sistema incoerente. As escolas devem evoluir em seu sistema educacional, sair da técnica do lápis e papel; a tecnologia deve ser aplicada. O progresso nas escolas brasileiras deve ser semelhante ao do sistema eleitoral, que é invejado pelo mundo inteiro”, declarou Garcia.
O Workshop Desafie continuará com painéis e discussões até esta quarta, às 18h30, debatendo sobre a inclusão digital e o acesso ao conhecimento, o papel da informática na educação, a ajuda dos jogos na educação, políticas públicas para a formação de professores, dentre outros assuntos.