Entrevista com o Coordenador Geral da ERBASE 2012

Entre os dias 24 e 28 de abril, a SBC promoverá, em Juazeiro (BA), a décima segunda edição da Escola Regional de Computação – Bahia Alagoas Sergipe (ERBASE 2012). As inscrições online podem ser feitas até o dia 13 de abril, no site oficial do evento: http://www.erbase2012.univasf.edu.br/ ; os participantes que se inscreverem até 29/02 serão contemplados com valores promocionais, conforme a categoria (Estudantes, Professores e Profissionais do Mercado). Este ano, o Coordenador Geral do evento é o Professor Jorge Luis Cavalcanti Ramos (UNIVASF), que concedeu uma entrevista exclusiva à SBC.


I. Quais as novidades da ERBASE em relação às edições anteriores?
Professor Jorge Luis Cavalcanti (JLC)
– A principal novidade é a sua realização, pela primeira vez, na região do sertão nordestino, em Juazeiro-BA, na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Contamos inclusive com a colaboração de instituições vizinhas da cidade de Petrolina-PE (FACAPE e IF-Sertão PE) na organização do evento, o que também é uma novidade interessante, pois atrai público de um estado integrante de outra regional da SBC.

II. Qual é a expectativa de público?
JLC
– Estimamos a participação de 800 inscritos nesta edição da ERBASE.

III. Como foi definido o tema desta edição, “Computação nas águas do Sertão”?
JLC
– Fizemos uma espécie de brainstorming entre os integrantes da comissão organizadora e escolhemos esse tema por destacar a região onde o evento está sendo inserido, no sertão e às margens do Rio São Francisco, que é tão importante para esses estados.

IV. Quais atividades abordam especificamente este tema?
JLC
– Pelas características e abrangência de assuntos apresentados nesse tipo de evento, não há atividades específicas sobre o tema, mas sim um conjunto de diversos conteúdos importantes na área da computação, tanto nos seus aspectos científicos quanto na questão da inovação.

V. Como está sendo feito o trabalho de divulgação da ERBASE?
JLC
– Atuamos junto às Instituições de Ensino de todos os estados do nordeste, encaminhando material de divulgação com bastante antecedência. Diversas mailing lists também estão sendo usadas para divulgação, assim como a imprensa regional, que já divulgou chamadas para o evento.

VI. De que maneira foram definidos os palestrantes e as temáticas dos minicursos, palestras e oficinas?
JLC
– As escolhas dos palestrantes estão sendo feitas pela comissão organizadora e os respectivos comitês de workshops, a partir de indicações de pesquisadores e profissionais de referência nas diversas áreas. Os minicursos e oficinas foram escolhidos dentre as diversas propostas submetidas por interessados em participar do evento.