Quem participa
O Lugo Bots é aberto para qualquer programador, universitário ou não, e tem público com idades entre 17 e 30 anos. A competição é gratuita e, apesar de não exigir conhecimento em inteligência artificial, é uma ferramenta para treinar técnicas de IA e machine learning.
Para 2025, o campeonato, que acontece de forma remota, já está em fase preparatória. O site da competição está aberto para submissões durante todo o ano e os interessados em participar do torneio podem acessar lugobots.ai para mais informações. O Unindo programação, estratégia e inteligência artificial, o “Lugo Bots” é o mais novo projeto chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O Lugo Bots é um campeonato anual em que times competem com agentes de IA autônomos, ou “bots”, em partidas inspiradas no futebol. Criado pelo desenvolvedor de software Rubens Silva, o projeto surgiu de forma despretensiosa e veio se aprimorando ao longo dos últimos três anos. Recentemente, passou a compor o rol de projetos que carregam o Selo “Chancela SBC”.
“É uma competição de programação e inteligência artificial que surgiu por acaso. Eu estava criando um ambiente para exercitar técnicas de paralelismo e concorrência, e fiz o jogo para tornar a programação mais divertida. Depois fui aos poucos melhorando, até que surgiu a vontade de convidar mais pessoas para disputar contra meus bots”, resume Rubens Silva.
Ele conta ainda que o projeto começou como experimental e que o conceito de um jogo surgiu como uma forma de criar um ambiente desafiador onde essas habilidades eram essenciais, permitindo que algoritmos fossem testados sob condições intensas. Mas o que começou como um projeto funcional logo se tornou uma paixão para o fundador, que continuou refinando o código por diversão.
Com o tempo, o projeto atraiu usuários e ganhou popularidade, culminando no primeiro torneio oficial do Lugo Bots em 2023. Em 2024, a adição de patrocinadores forneceu o incentivo e os recursos necessários para impulsionar o projeto a novos patamares.
Competição
Diferente do formato tradicional de competições de programação, no Lugo Bots os programadores podem escolher entre várias linguagens de programação suportadas para escrever códigos que controlam os movimentos, estratégias e tomada de decisão de seus bots. O projeto combina IA, algoritmos e otimização, desafiando os participantes a refinarem seus códigos por meio de desenvolvimento interativo e feedback de correspondência em tempo real.
“O competidor pode submeter o código e melhorar o seu time durante qualquer época do ano, ele não precisa esperar o campeonato começar. Também pode submeter novas versões quantas vezes quiser. É como ser um jogador de futebol, que pode treinar o ano todo para ficar pronto para o dia de jogo oficial. Isso quer dizer que aqueles programadores que não gostam de programar sob pressão podem programar no seu tempo e abre portas para ótimos programadores que não gostam da competição baseada em tempo. Mas o mais legal é poder mostrar para qualquer pessoa o seu time jogando, mesmo que a pessoa não seja da área de programação. É bacana porque geralmente os programadores não têm muito como demonstrar o quão bom seu código é, ou o quão perto da vitória eles chegaram”, explica Rubens.
O projeto atualmente se mantém através de patrocínio e apoio, mas conta, principalmente, com o trabalho voluntário de membros da comunidade da competição.
Prazo para qualificação vai até o dia 21 de junho.
Chancela SBC
O Selo Chancela SBC existe desde de 2016 para divulgar projetos de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico que favoreçam, principalmente, crianças, adolescentes e pessoas da terceira idade que, preferencialmente, não tenham contato com a computação na educação formal.
“A Chancela SBC é uma forma de a SBC reconhecer a relevância e impacto de um projeto educativo, social, cultural ou tecnológico, e dar o seu apoio através da divulgação desses projetos, buscando ampliar o seu impacto na sociedade”, destaca o professor André Luis de Medeiros Santos, Diretor de Planejamento e Programas Especiais e responsável pela Chancela SBC.
Os projetos chancelados contam com ampla divulgação nos meios de comunicação da SBC (redes sociais, site e listas de discussão). Os projetos interessados em obter a chancela podem solicitá-la a qualquer momento, sem período pré-definido.
“Receber a chancela da SBC é um marco importante para o projeto. Isso nos ajuda a conquistar maior credibilidade junto à comunidade acadêmica e profissional, o que pode facilitar o engajamento de novos participantes, atrair patrocinadores e expandir nossas parcerias. A expectativa é que essa chancela fortaleça ainda mais o Lugo Bots como uma plataforma de aprendizado, colaboração e inovação”, destacou Rubens, criador do Lugo Bots.
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