Congresso da Sociedade Brasileira de Computação inicia sua edição de 2022 debatendo o papel da computação na construção de uma sociedade inclusiva e democrática

Evento acontece em Niterói até a próxima sexta-feira (5)

 Niterói, 01 de agosto de 2022 – Meio Ambiente, Educação em Computação, Mulheres na Tecnologia e pelo menos mais outra dezena de temas foram foco do primeiro dia de realização do 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.

O evento – que reúne professores, pesquisadores, cientistas e entusiastas da área da computação anualmente e está sendo realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) – carrega uma temática especial neste ano: o empoderamento digital e o papel da computação na construção de uma sociedade inclusiva e democrática.

Esse papel de chamar a responsabilidade para a área sobre os efeitos dos algoritmos na sociedade foi destaque de um dos principais momentos do dia, o Seminário de Computação na Universidade. A ativista digital e painelista Nina da Hora foi enfática sobre a questão da responsabilidade algorítmica.

“Num congresso de computação, é fundamental que tenhamos essa responsabilidade, nas falas, nas aulas, de ajudar a repensar as questões de responsabilidade algorítmica. É quase que um processo de terapia, de olhar pra dentro”, disse ela.

O professor Wagner Meira, da UFMG, apontou que os algoritmos e a aclamada inteligência artificial são fruto do trabalho humano e, portanto, devem ser observados e cuidados como tal.

“Inteligência Artificial (IA) pode ter múltiplos usos: há IA utilizada para fazer avançar a pesquisa em como se conformam aminoácidos, por exemplo, mas também há desinformação gerada por IA. No entanto, deixamos que as empresas não fossem responsáveis pelas IAs que geram, sob o pretexto de não ‘inibir a inovação’, deixamos um campo de não-controle muito perigoso. É preciso rever isso.”, afirmou.

 

Sessão de abertura mostra força do setor

O momento de grande expectativa, no entanto, estava na abertura do evento. Após mais de 2 anos sem a realização de encontros presenciais, finalmente chegava a hora do reencontro, dos abraços e da troca de experiências.

A sessão solene contou com a presença de representantes de entidades como a SBC, .BR, FINEP, RNP,, UFF, Prefeitura de Niterói e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

A coordenadora geral do evento, Prof. Dra. Flavia Bernardini falou sobre a importância deste evento, que alcançou números grandiosos com a publicação de 20 anais e 314 artigos, com mais de 1000 participantes inscritos.

“Para quem perdeu colegas para a COVID-19 e teve forma grave da doença como eu, ver a comunidade se unir presencialmente de novo é uma enorme satisfação. Quero agradecer a todos que contribuíram para tornar esse momento possível, especialmente à SBC por acreditar no nosso trabalho e à UFF por todo apoio concedido”, disse Bernardini.

A SBC também estava no dispositivo solene, representada por seu presidente. “A democracia se faz a partir das discussões sobre a ética e também sobre a tecnologia, a fim de produzir riqueza e uma sociedade mais justa. A motivação da fundação da SBC há 44 anos era fazer com que não houvesse tanta diferença entre o que se exportava e o que se importava na área de computação no país. De certa maneira, isso gerou o DNA da SBC e fala sobre cidadania e o papel da computação na sociedade, temas deste evento brilhantemente organizado pela Flavia Bernardini e pelo José Viterbo Filho e que a UFF acolhe com tanto carinho”, disse Raimundo Macêdo.

Na sequência, Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da UFF falou da importância de eventos como esse e da temática do evento. “A coragem de fazer o evento, com todas as incertezas relativas à COVID-19 e mesmo em relação aos apoios governamentais é louvável. Nesse momento da nossa democracia, especialmente, é algo fundamental observarmos e debatermos o uso da computação e da tecnologia em um entendimento mais amplo.”

Nóbrega ainda falou da relação de parceria com a Prefeitura de Niterói. “Somos uma universidade com a missão de ser um instrumento de capilarização dos benefícios do conhecimento, e nesse sentido Niterói tem sido um exemplo de como realizar essa integração. Nossa relação a partir do PDPA [Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados] gerou mais de 80 projetos em funcionamento para atender os desafios da cidade.”, destacou ele.

Axel Grael, prefeito de Niterói, foi na mesma linha de defender a integração entre universidade de governo, destacando a vocação de Niterói: “Nós somos uma cidade universitária, uma cidade que tem uma grande vocação para a ciência e tecnologia, sendo uma das cidades com o maior número de PhD per capita do país. E é um orgulho enorme poder contar com a UFF e receber um evento da magnitude do CSBC. Queremos ampliar essa vocação de turismo científico, acadêmico.”, relatou.

A cerimônia de abertura ainda contou premiações dadas pela Sociedade brasileira de Computação, como o Prêmio do Mérito Científico para Alberto Henrique Frade Lenner, destaque na formação de recursos humanos e pesquisa em bancos de dados e o Prêmio Nilton Foller (voltado a membros da SBC que se distinguiram pelo trabalho ao longo da vida para a SBC) à professora Thais Vasconcelos Batista. 

Também foram agraciados com prêmios a professora Maria Augusto Ferreira Neto Nunes, recebendo o Prêmio Tercio Passidi de inovação em educação na computação e o professor Roberto Pereira, tendo recebido o prêmio de Associado Destaque.

O 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), conta com patrocínio Petabyte da Prefeitura Municipal de Niterói, da Dataprev, do CGI.br e do NGI.br, patrocínio terabyte do Firjan SENAI e do Itaú e patrocínio Megabyte da Globo e da Intel, além do apoio do CNPq, CAPES, RNP e Sala Nelson Pereira dos Santos.

 

Serviço

O que: 42º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Quando: 01 a 05 de agosto de 2022

Onde: Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense

Endereço: Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/nº Campus da Praia Vermelha

Boa Viagem – Niterói / RJ CEP: 24210-346

Inscrições: https://csbc.sbc.org.br/2022/inscricoes/

 

Sobre o 42º CSBC

Em 2022, na sua quadragésima segunda edição, o Congresso da SBC será em Niterói, RJ, com o tema: “Empoderamento Digital: O Papel da Computação na Construção de uma Sociedade Inclusiva e Democrática”. Esse tema se torna bastante relevante diante do movimento de transformação digital que se desenrola nos últimos anos, e que vem deslocando cada vez mais para o meio online as interações envolvendo empresas, governos e cidadãos para a troca de informação ou oferta de produtos e serviços. Neste cenário, para que os membros da sociedade possam usufruir desses novos recursos, se integrando plenamente em suas comunidades, é necessário promover a formação de cidadãos capazes de interagir de forma produtiva no ciberespaço, mantendo comportamento ético e responsável. Para isso, não basta fornecer aos cidadãos os recursos tecnológicos básicos, garantindo sua inclusão digital. Além disso, é preciso garantir a eles o letramento digital, para que desenvolvam habilidades que lhes permitam contribuir de forma direta na construção e fortalecimento de uma sociedade mais justa e avançada. Isso inclui a compreensão dos processos de comunicação em dispositivos digitais e a avaliação de quais conteúdos são de qualidade, considerando as necessidades pessoais e sociais. Essas ações combinadas garantirão o empoderamento digital dos cidadãos, permitindo que tenham o acesso universal a informações e conferindo a eles a capacidade de selecionar e interpretar essas informações, gerando conhecimento em rede e criando novos espaços e mecanismos físicos e virtuais de participação social, atributos fundamentais para a evolução das sociedades atuais.

O evento conta com patrocínio Petabyte da Prefeitura Municipal de Niterói, da Dataprev, do CGI.br e do NGI.br, patrocínio terabyte do Firjan SENAI e do Itaú e patrocínio Megabyte da Globo e da Intel, além do apoio do CNPq, CAPES, RNP e Sala Nelson Pereira dos Santos.

 

Sobre a SBC

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é uma Sociedade Científica sem fins lucrativos, fundada em 24 de Julho de 1978, que reúne estudantes, professores, profissionais, pesquisadores e entusiastas da área de Computação e Informática de todo o Brasil. A SBC tem como função fomentar o acesso à informação e cultura por meio da informática, promover a inclusão digital, incentivar a pesquisa e o ensino em computação no Brasil, e contribuir para a formação do profissional da computação com responsabilidade social.

 

Sobre a UFF

Fundada em 1960, a UFF é constituída por 42 Unidades de Ensino, sendo 25 Institutos, 10 Faculdades, 6 Escolas e 1 Colégio de Aplicação. São 125 cursos de graduação presenciais e 6 cursos de graduação a distância. Na Pós-Graduação Stricto Sensu são 85 programas de Pós-Graduação e 126 cursos, sendo 44 de doutorado, 66 de mestrado acadêmico e 16 mestrados profissionais. A Pós- Graduação Lato Sensu apresenta 150 cursos de especialização e 45 programas de residência médica.

 

Contatos com a imprensa

Márcio Filho