Clarisse Sieckenius de Souza, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) desde 1988, foi nomeada pesquisadora da CHI Academy neste início de 2013: “É o coroamento de uma carreira”, afirma. Clarisse recebeu o prêmio honorário da CHI Academy pela sua substancial contribuição à área de IHC e torna-se a primeira pesquisadora latino-americana a ingressar nesta prestigiosa lista. A cerimônia de entrega do prêmio e a nomeação aconteceram em Paris, no dia 28 de abril, durante a XXXI edição da Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI 2013).
Cristiano Maciel, coordenador da Comissão Especial de Interação Humano-Computador da SBC, coloca que a Professora Clarisse tem “engrandecido a área de IHC tanto no que ser refere a parte técnico-científica, quanto no estabelecimento de políticas e promoção da nossa comunidade no cenário brasileiro e internacional”. Para Maciel, este prêmio é “mais um estímulo para que possamos avançar no ensino, pesquisa e parceria com a indústria, com vistas a termos usuários cada vez mais satisfeitos ao utilizarem sistemas interativos”.
A CHI Academy é composta por pesquisadores homenageados pelo SIGCHI (Special Interest Group in Computer-Human Interaction) da ACM (Association for Computing Machinery). Eles são escolhidos a cada ano por suas contribuições continuas e significativas para o desenvolvimento do campo de Interação Humano-Computador.