A reforma do ensino de computação é necessária

As recentes avaliações do ensino no Brasil tem apresentado resultados assustadores. Precisamos fazer uma análise e crítica responsável sobre a nossa forma de ensino. Temos alguns problemas sérios entre eles o problema de que a maior parte de nossos alunos segue os cursos em tempo parcial e a forma de ensino baseada em aulas expositivas. Em agosto de 2011 postei um artigo no meu blog pessoal que causou uma discussão intensa. O tema era sobre a quantidade de alunos que trabalham durante o curso. Foram 27 mensagens diretas, 11 comentários no blog e 1635 acessos ao artigo! Depois disto surgiu uma discussão no Instituto sobre o número de aulas de nossos cursos de computação (no Brasil). Solicitei colaborações e opiniões para tratar o assunto com mais abrangência. A participação da comunidade foi além da minha expectativa: 29 comentários até hoje.  O conteúdo foi tão rico que estou tratando em duas crônicas, a primeira acabo de publicar analisando o problema tentando fazer um diagnóstico: “A qualidade do Ensino é função do Número de Horas-Aulas?“. Espero que estes textos sirvam para estimular uma discussão e provocar uma mudança radical na estrutura e forma de ensinarmos e aprendermos computação.