Realizado em João Pessoa (PB), evento foi marcado pelo intercâmbio de gerações da comunidade da Computação
Seis dias intensos, marcados, principalmente, pelo intercâmbio de conhecimento entre diferentes gerações da Computação. A 43ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) foi repleta de marcos que fazem com que o evento fique registrado de forma especial na história da SBC.
Mantendo a sua máxima de “maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina”, o Congresso superou os 1,6 mil participantes, maior número nas últimas onze edições realizadas. Voltando ao Nordeste depois de quatro anos, o CSBC aconteceu, pela primeira vez, em João Pessoa (PB), e foi organizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), sob coordenação geral de Francisco Daladier Marques Júnior e Paulo Ditarso Maciel Júnior.
Realizado de 6 a 11 de agosto de 2023, o Congresso trouxe o tema “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”, temática que, somada à parceria da Expotec, evento de tecnologia que acontecia também no Centro de Convenções de João Pessoa, local que abrigou o CSBC, atraiu muitos jovens iniciantes na Computação. Para além do número importante de participantes, a edição foi memorável, principalmente, por marcar a celebração dos 45 anos da Sociedade Brasileira de Computação, comemorada com um jantar especial durante o evento.
Foram 33 atividades, entre eventos-base, eventos-satélites e eventos especiais, que passaram por seminários, assembleias, palestras, workshops, concursos, reuniões técnicas, competições, cursos, atividades sociais e muito mais. O congresso contou ainda com a mobilização de mais de 140 estudantes voluntários estudantes de seis instituições de ensino superior da Paraíba.
Este ano, além do alto número de inscrições, o evento recebeu, em sua etapa prévia, um volume importante de submissões de trabalhos: foram 932 no total, o que fez com que esta edição retomasse o número de submissões do período anterior ao da pandemia da COVID-19. Os artigos selecionados e apresentados na edição já estão, inclusive, disponíveis na SBC OpenLib, a SOL, biblioteca digital aberta da SBC.
“O volume muito grande de participantes foi o maior desafio para a equipe de organização, mas todos os eventos foram realizados a contento e a participação massiva da comunidade de Computação foi certamente muito apreciada. A discussão oportuna da integração dos mundos físico e digital serviu de base para os diversos encontros promovidos, com destaque não apenas para as facetas tecnológicas, mas também para os aspectos sociais envolvidos. Para a organização do evento, ao final, ficou uma sensação de dever cumprido e que todos puderam sentir um pouco do aconchego da nossa terra. Esperamos revê-los no CSBC 2024”, destacou Paulo Ditarso Maciel Júnior, Coordenador Geral do CSBC.
POSSE PRESIDÊNCIA E DIRETORIA
Mas, para além dos marcos numéricos, o 43° CSBC teve a sua realização marcada também por acontecimentos importantes para a SBC. Nele, o ex-presidente Raimundo Macêdo (UFBA) fez a sua despedida de quatro anos à frente da Sociedade, passando a gestão para Thais Vasconcelos Batista (UFRN), que foi empossada como nova presidente da SBC para o biênio 2023-2025 e assumiu a presidência tendo ao seu lado, como vice-presidente, o professor Cristiano Maciel (UFMT).
A cerimônia de posse foi realizada no evento durante a Assembleia Geral da SBC, no dia 10 de agosto. Além de presidente e vice-presidente, assumiram também os novos diretores do biênio 2023-2025, nas Diretorias: Administrativa, Renata de Matos Galante (UFRGS); Finanças, Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS); Eventos e Comissões Especiais, Denis Lima do Rosário (UFPA); Educação, Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ); Publicações, José Viterbo Filho (UFF); Planejamento e Programas Especiais, André Luís de Medeiros Santos (UFPE); Secretarias Regionais, Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT); Comunicação, Alirio Santos de Sá (UFBA); Relações Profissionais, Tanara Lauschner (UFAM); Competições Científicas, Carlos Eduardo Ferreira (USP); Cooperação com Sociedades Científicas, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS); Inovação, Michelle Silva Wangham (UNIVALI); e Computação na Educação Básica, Leila Ribeiro (UFRGS).
“O CSBC 2023 foi um evento magnífico. Tivemos um conjunto de atividades interessantíssimas acontecendo de forma paralela e isso foi muito proveitoso. A organização fez um trabalho brilhante e, sendo o primeiro evento organizado por um Instituto Federal, considero isso um marco importante, e que sirva de exemplo para que outros institutos possam vir a organizar esse e outros eventos da SBC”, destacou, sobre o evento, a presidente Thais Vasconcelos. Os detalhes da posse e mais informações sobre a nova presidente podem ser conhecidas em uma matéria especial disponível no site da SBC.
PREMIAÇÕES
A SBC concede durante o CSBC, anualmente, uma série de premiações e homenagens a nomes importantes da Computação que se destacaram nesse e em outros anos. Em 2023 não foi diferente, e o evento foi marcado pela entrega de diversos prêmios.
O Prêmio Cristina Tavares, que homenageia pessoas da comunidade nacional que se distinguiram na atuação política em defesa dos mesmos princípios que norteiam a SBC, foi concedido a Percival Henriques de Souza Neto, membro titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e atual presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid).
O Prêmio Mérito Científico, que homenageia membros da SBC com reconhecida contribuição técnico-científica em pelo menos uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela SBC, foi concedido a Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, Professor Titular do Departamento de Ciência de Computação do Instituto de Matemática da UFRJ.
Mike Hinchey, ex-diretor do Laboratório de Engenharia de Software da NASA e professor de Engenharia de Software na Universidade de Limerick, na Irlanda, foi homenageado com o Prêmio SBC Service Award, concedido a pessoas da comunidade internacional com reconhecidas contribuições à SBC.
O Prêmio Luiz Fernando Gomes Soares, que homenageia pessoas da comunidade nacional que se distinguiram por contribuições sociais relacionadas à área de Computação, foi concedido a Antonio Mauro Barbosa de Oliveira, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desde 1974.
E, por fim, o Prêmio Associado Destaque do Ano, que homenageia membros da SBC que se distinguiram por serviços prestados à SBC no período entre dois CSBCs, foi concedido a José Viterbo Filho, diretor de Publicações da SBC.
Você pode conferir em detalhes tudo que aconteceu durante o Congresso acessando o conteúdo das redes sociais do Congresso. A 44ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação já está confirmada e acontecerá em Brasília (DF), em 2024.