Série Meninas Digitais ganha novos títulos e inspira futuras cientistas da Computação

Com coragem, talento e histórias que inspiram, duas mulheres que transformaram a Computação no Brasil agora ganham vida também nas páginas de livros infanto-juvenis. A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio do Programa Meninas Digitais, apresenta as obras “A cientista colecionadora de dados” e “A cientista do software às nuvens”, títulos que unem ciência, sensibilidade e representatividade homenageando dois nomes femininos fundamentais para a Computação no Brasil: as professoras Claudia Maria Bauzer Medeiros — primeira mulher a presidir a SBC e referência nacional e internacional na área de Ciência de Dados — e Thais Vasconcelos Batista, atual presidente da SBC.

Os livros são parte da Série Meninas Digitais, iniciativa voltada ao público infanto-juvenil que busca aproximar meninas das áreas de Computação e Tecnologia por meio de histórias reais de mulheres que marcaram a ciência no Brasil. O livro “A cientista colecionadora de dados”, escrito por Aletéia Patrícia Favacho de Araújo, Luciana Salgado, Mirella M. Moro e Sílvia Amélia Bim, com ilustrações de Paula Prado Muriel, narra a trajetória de Claudia Maria Bauzer Medeiros — primeira mulher a presidir a SBC e referência nacional e internacional na área de Ciência de Dados. A obra mostra como uma menina tímida se tornou uma das cientistas da Computação mais respeitadas do país, premiada por instituições brasileiras e estrangeiras. O título, que abre a série, foi finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, no Eixo Ciência e Cultura, categoria Ciência da Computação.

Inspirar meninas
“A ideia de transformar a trajetória de Claudia Maria Bauzer Medeiros em um livro infanto-juvenil nasceu do desejo de aproximar a ciência da vida dos jovens e mostrar que a Computação vai muito além de códigos e máquinas: ela pode transformar a sociedade. Claudia é uma das pesquisadoras mais importantes do Brasil, reconhecida mundialmente por seu trabalho e percebemos que sua história reunia todos os elementos para inspirar, especialmente, as meninas, pois é uma história real de dedicação, criatividade, impacto social e uma carreira construída com coragem em um espaço historicamente pouco ocupado por mulheres”, destaca a professora Aletéia Araújo, umas das autoras do livro.

“Foi uma alegria e uma honra inaugurar a série e ver minha trajetória retratada em um livro tão acessível e inteligente. As autoras tiveram enorme cuidado em destacar momentos importantes, inclusive com detalhes carinhosos nas ilustrações, que refletem até minha paixão por brincos e bijuterias. O entusiasmo delas durante entrevistas e revisões me fez reviver histórias esquecidas, como a da abelha, e até coincidências marcantes, como a blusa azul da capa — peça que acompanha minha vida acadêmica há mais de 45 anos. O livro traz não só minha carreira, mas também facetas pessoais que me definem, e sou grata às autoras e à ilustradora por esse trabalho inspirador”, destacou a Claudia Bauzer. 

Do Software às Nuvens
Já o segundo livro da Série Meninas Digitais, a “A cientista do software às nuvens”, as autoras contam a história de Thais Vasconcelos Batista, atual presidente da SBC. Nascida no coração do Nordeste, Thais desafiou expectativas desde cedo. Enquanto muitos ao seu redor seguiam carreiras tradicionais, ela se encantou pelos números, pela lógica e pelo universo dos computadores. Sua trajetória começou com a curiosidade de uma menina que adorava aprender e se transformou em uma carreira brilhante na Computação. Entre desafios, conquistas e muita determinação, Thais abriu caminhos para que mais meninas pudessem sonhar e transformar o futuro com a ciência e a tecnologia. Uma história marcada por coragem, persistência e paixão pelo conhecimento.

“A obra busca inspirar novas gerações ao contar a trajetória de uma pesquisadora que uniu talento, dedicação e paixão pela ciência da computação. A obra mostra que o caminho da ciência não é linear, mas cheio de desafios, descobertas e conquistas, revelando como a curiosidade e a determinação podem transformar sonhos em realidade. Mais do que narrar a carreira de uma cientista de destaque, o livro transmite a mensagem de que a ciência e a tecnologia são espaços possíveis para todas e todos, e que mulheres podem e devem ocupar lugares de protagonismo na construção do futuro digital”, destacam as autoras.

“Senti-me muito honrada e emocionada ao ver minha trajetória retratada em um livro visando servir de inspiração para para meninas e jovens que estão em fase de descobrir sua área de interesse e talvez ainda não imaginem a Computação como um caminho possível para seus sonhos. É uma grande responsabilidade, mas também uma satisfação poder mostrar que é possível mulheres trilhar caminhos e conquistar espaço na área de Computação”, resume a professora Thais. 

Presidentes
Nos 47 anos de existência da Sociedade Brasileira de Computação, Claudia Bauzer e Thais Batista foram as únicas mulheres a serem presidentes da instituição. Claudia Bauzer foi a primeira presidente, ocupando o cargo de 2003 a 2005, e de 2005 a 2007, abrindo as portas para que Thais Batista viesse depois. Ela ocupa a presidência da SBC desde 2023, com segundo mandato vigente até 2027.

Representatividade 
Com narrativas envolventes e linguagem acessível, a Série Meninas Digitais cumpre um papel duplo: preserva e valoriza a história da Computação no Brasil e, ao mesmo tempo, semeia o futuro ao inspirar talentos desde cedo. Ao destacar mulheres com carreiras consolidadas, a série reforça que representatividade importa — e que conhecer histórias reais é um poderoso convite para sonhar e trilhar novos caminhos na ciência e na tecnologia. Os livros convidam meninas a sonharem alto, descobrirem o poder da tecnologia e acreditarem que seus caminhos podem chegar tão longe quanto desejarem.

Os livros estão disponíveis no site da Editora Inverso: https://editorainverso.com.br/