SBC marca presença estratégica na COP30 com participação de conselheiro na Blue Zone

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) participou ativamente da COP30, realizada em Belém, por meio de seu conselheiro o professor Antonio Jorge Gomes Abelém (UFPA), representante oficial da entidade no evento e credenciado para acesso à Blue Zone, espaço restrito que concentra negociações, articulações técnicas e debates de alto nível da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

A presença institucional reforçou o avanço da Computação como área-chave para políticas climáticas, inovação sustentável, monitoramento ambiental e soluções tecnológicas aplicadas à transição ecológica, temas que têm ganhado centralidade no Brasil e no cenário global.

Ao longo da conferência, o professor Abelém integrou uma programação intensa, com participação em painéis, debates e reuniões estratégicas que aproximam Computação, políticas públicas e desenvolvimento sustentável.

Destaques da participação

No dia 7 de novembro, o conselheiro esteve como debatedor no Quantum World Tour: Brazil (AI for Good / ITU),  apresentando iniciativas brasileiras em Computação Quântica e IA aplicadas ao desenvolvimento sustentável. No dia 10, participou do Festival de Investimento de Impacto e Negócios Sustentáveis da Amazônia (FIINSA) e painel “IA & Sensoriamento para Monitorar Riscos Climáticos Urbanos”, ao lado do ministro das Comunicações do Brasil, Frederico de Siqueira Filho. No dia seguinte, Abelém atuou como moderador do Painel “Avaliando os Fundos Climáticos”, com especialistas do BNDES, BID, Fórum Brasileiro de Fundos Soberanos e CFC.

Em  12 de novembro, recepcionou o presidente do Institute of Electrical and Electronics Engineers, professor Saifur Rahman, para alinhamentos sobre ações conjuntas em sustentabilidade e inovação na Amazônia. No dia 13, participou dos encontros com líderes internacionais voltados a investimentos e soluções climáticas do World Climate Summit & The Investment COP 2025 e no dia 15 de novembro do Global Innovation Hub, moderando o painel “Municipal and Community Experiences in Advancing Transformative Climate and Sustainability Initiatives in the Amazon Region”

E ainda, em 17 de novembro, participou do evento IA, DeepTech e Finanças Sustentáveis apresentando sobre a infraestrutura e capacidade científica da UFPA para apoiar tecnologias aplicadas à bioeconomia amazônica. A iniciativa rendeu articulação para um projeto de grande escala, provisoriamente denominado Canopix. Por fim, no dia 19 de novembro, integrou as atividades do Festival Social Good Brasil. 

Computação na agenda climática

A participação da SBC na COP30 evidencia o papel crescente da Computação na formulação de políticas climáticas, na análise de dados ambientais, no desenvolvimento de IA aplicada à sustentabilidade, nos sistemas de monitoramento e nas tecnologias deeptech que apoiam a bioeconomia e a gestão territorial.

“As discussões e articulações realizadas reforçam como a Computação pode desempenhar um papel central em agendas climáticas, socioambientais e de inovação e abrem oportunidades de colaboração que podem envolver diretamente a SBC e sua comunidade científica”, destacou Abelém.

Durante a COP30, o conselheiro também visitou o Parque de Bioeconomia, acompanhou a Cúpula dos Povos, integrou ações da programação “Ciência e Vozes da Amazônia” e estabeleceu diálogo com instituições como FIEPA, Sebrae e representantes de diversas regiões do país, ampliando frentes de cooperação científica e tecnológica.