A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) assinou, no dia 24 de julho, durante sua assembleia no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2025), em Maceió, um Acordo de Cooperação com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). O objetivo é fortalecer a pesquisa, a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico no campo da computação no país.
Com duração inicial de cinco anos, o acordo estabelece uma aliança estratégica entre a SBC e a RNP, prevendo integração de eventos, realização de projetos conjuntos de P&D&I, uso compartilhado de infraestrutura e promoção recíproca de programas, chamadas públicas e iniciativas voltadas para suas comunidades acadêmica e profissional.
Para a presidente da SBC, Thais Vasconcelos Batista, a parceria é um marco que amplia o alcance das ações da sociedade e fortalece sua atuação junto à comunidade científica.
“É um acordo guarda-chuva que prevê uma colaboração ativa entre a SBC e a RNP em diversas frentes, incluindo o uso de sistemas. A partir dele, serão estabelecidos novos acordos específicos para projetos e ações conjuntas, sempre com foco no avanço da computação no Brasil”, afirmou.
O diretor-geral da RNP, Lisandro Zambenedetti Granville, ressaltou que a aproximação com a SBC era uma prioridade: “Esse acordo concretiza algo que sempre considerei essencial: a presença ativa da SBC junto à RNP, contribuindo diretamente para o fortalecimento das nossas iniciativas”.
Próximos passos
Entre as primeiras atividades previstas estão o planejamento conjunto do WRNP 2026 e a divulgação de editais estratégicos que dialoguem com os interesses das duas instituições e da comunidade de pesquisa em Computação.