Sobre o PROFCOMP
O Mestrado Profissional em Ensino de Computação (PROFCOMP) é um programa em rede nacional, coordenado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como foco a formação de professores(as) da Educação Básica em todas as áreas do conhecimento. O curso nasce da necessidade de fortalecer a presença da Computação na escola, preparando educadores para trabalharem com os três eixos estruturantes previstos na BNCC: Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital.
Voltado a docentes em efetivo exercício, o PROFCOMP busca apoiar tanto aqueles já licenciados em Computação, que desejam aprimorar sua formação para o ensino, quanto professores(as) licenciados(as) em outras áreas, que terão a oportunidade de se capacitar para o desenvolvimento de habilidades de Computação junto aos seus alunos. Para o primeiro grupo, o PROFCOMP visa prover um aprofundamento dos conhecimentos em Computação e o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de Computação. Já para o segundo grupo, o PROFCOMP visa prover uma base fundamental de conhecimentos em Computação, associada às práticas pedagógicas específicas da área, e voltadas à Educação Básica.
O programa tem duração de 4 semestres e seus principais objetivos são:
– Qualificar professores para o ensino de Computação na Educação Básica.
– Ampliar a compreensão e aplicação do Pensamento Computacional, favorecendo a resolução de problemas de forma criativa, crítica e sistemática.
– Promover o domínio do Mundo Digital e da Cultura Digital, capacitando os docentes a integrarem tecnologias, ética digital e cidadania em sua prática pedagógica.
– Estimular a produção de materiais e práticas inovadoras, que contribuam para a inserção efetiva da Computação nas escolas.
– Fortalecer a integração entre universidades, escolas e sociedade, consolidando a Computação como área fundamental da formação dos estudantes.
Com uma proposta inovadora, o PROFCOMP combina formação acadêmica sólida e prática aplicada, por meio do desenvolvimento de produtos educacionais diretamente voltados ao contexto escolar. Dessa forma, o curso contribui para transformar a realidade da sala de aula e ampliar o acesso ao conhecimento em Computação em todo o país.
Pergunta: Não sou do corpo docente permanente de um programa, posso me candidatar?
Resposta: Sim. Você pode preencher o formulário (Link) e enviar as informações necessárias para se credenciar a uma sede associada. Tentaremos alocar as candidaturas individuais de forma a credenciar os docentes às sedes mais próximas de sua localidade.
Pergunta: O que considera-se como experiência na área?
Resposta: Qualquer atividade de pesquisa ou extensão relacionada com qualquer área da computação que tenha como foco o ensino ou aprendizagem. Inclui-se trabalhos relacionados ao ensino de Engenharia de Software, IHC, programação, sistemas, desenvolvimento de pensamento computacional, etc. Mesmo que esses trabalhos não tenham como contexto ou objetivo a Educação Básica, caso possam ser potencialmente direcionados para a educação básica, desenvolvendo habilidades que constam no anexo Computação na BNCC, são elegíveis.
Pergunta: Como comprovo a minha experiência?
Resposta: No formulário você pode indicar as três produções mais relevantes que caracterizam sua atuação na área de Educação de Computação. Caso sejam artigos, você pode enviar a referência ao trabalho. Se forem produções de extensão, você pode enviar o link do projeto em questão.
Pergunta: Sou docente de uma instituição privada, posso me candidatar?
Resposta: Pode, você precisará se credenciar no programa de uma instituição pública que seja instituição associada do PROFCOMP, com a anuência de sua instituição de vínculo (assim que tivermos as expressões de interesse de instituições e docentes, iremos propor uma alocação
Pergunta: Não tenho sete docentes aptos para atuar no PROFCOMP, posso me candidatar como instituição associada?
Resposta: Sim. Os docentes podem ser credenciados posteriormente através de candidaturas individuais, por exemplo. A instituição associada deve possuir as condições necessárias para ser sede (infraestrutura, administrativo, etc.)
Pergunta: Preciso ter um documento aprovado da minha pró-reitoria de pós-graduação com a aprovação para o credenciamento junto ao PROFCOMP para me candidatar?
Resposta: No momento não. Para se candidatar como sede basta enviar algum documento sinalizando que a instituição possui a estrutura necessária para credenciamento no PROFCOMP de algum órgão dirigente: uma carta de interesse do departamento ou unidade. Caso a instituição associada seja aprovada, será solicitada uma carta de intenção da pró-reitoria de pós-graduação indicando o apoio da instituição ao credenciamento junto ao PROFCOMP.
Comissão Gestora Nacional do PROFCOMP
Luciana Foss (UFPel) Coordenadora Executiva | Leila Ribeiro (SBC/UFRGS) Coordenadora Adjunta |
Alessandreia Oliveira (UFJF) Integrante do Comitê Gestor | Amaury Antoni de Castro Junior (UFMS) Integrante do Comitê Gestor |
João da Mata Libório Filho (UEA) Integrante do Comitê Gestor | Maurício Arimoto (UENP) Integrante do Comitê Gestor |
Rodrigo Duran (IFB) Integrante do Comitê Gestor |