Prêmio Associado Destaque da SBC 2025 foi concedido ao professor Rodrigo Duran

O professor Rodrigo Duran, do Instituto Federal de Brasília (IFB), Diretor de Educação da SBC, foi reconhecido com o Prêmio Associado Destaque do Ano, concedido pela Sociedade a membros que se distinguem pelos serviços prestados à comunidade. A homenagem, entregue na cerimônia de abertura do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2025), realizado em julho, celebrou as contribuições de Duran à área de Educação em Computação e ao fortalecimento das ações da SBC voltadas ao ensino.

“No primeiro momento foi uma surpresa. Em meio a tantos associados com contribuições tão importantes para a SBC, fiquei muitíssimo honrado com a premiação”, afirmou o professor. Ele destacou que o reconhecimento vai além de sua atuação individual e reflete o trabalho coletivo das diretorias de Educação e de Educação Básica da SBC. “Acima de tudo eu vi esse prêmio como um reconhecimento às diretorias de educação e educação básica que se esforçaram muito para atingir metas e responder aos desafios cada vez mais exigentes da comunidade. Acreditamos firmemente na importância do PROFCOMP para a formação de docentes na área de computação e, embora o trabalho tenha sido árduo, foi gratificante”, completou.

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao ensino e pela colaboração internacional, Rodrigo Duran vê a premiação também como um marco pessoal. “Esse prêmio foi particularmente importante para a minha carreira, pois a minha integração à comunidade é relativamente recente. Tendo retornado ao Brasil durante a pandemia, me senti bastante acolhido pela SBC, que me permitiu atuar em diversas frentes e agora me agraciou com o desafio de atuar como Diretor de Educação. Sendo professor do Instituto Federal de Brasília, foi particularmente gratificante receber este reconhecimento em um trabalho voltado ao ensino de computação na educação básica”, disse.

Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2002), Duran iniciou seu mestrado em Computação Gráfica no ICMC-USP, sob orientação do professor Luis Gustavo Nonato. Após um período na iniciativa privada, ingressou no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul em 2011. Em 2016, iniciou o doutorado em Computing Education na Aalto University, na Finlândia, retornando ao Brasil em 2020.

Desde então, sua atuação na SBC tem sido constante. Membro da Comissão de Educação desde 2019, Duran integrou a primeira Comissão de Educação Básica em 2023 e, no mesmo ano, foi eleito member-at-large do Board da ACM SIGCSE, tornando-se vice-chair da entidade no biênio 2024–2025. Atualmente, é membro do ACM Educational Advisory Board, vice editor-chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e editor associado da ACM Transactions on Computing Education (TOCE).

Com uma carreira dedicada à pesquisa e à formação de professores em Computação, a homenagem reafirma o papel de Rodrigo Duran como uma das vozes atuantes na consolidação da Educação em Computação no Brasil e no fortalecimento da comunidade acadêmica da SBC.