Planos de Ação das Chapas
Proposta de Trabalho | agosto de 2023 a julho de 2025
Presidência:
Presidente: Thais Vasconcelos Batista (UFRN)
Vice-Presidente: Cristiano Maciel (UFMT)
Diretorias:
Administrativa: Renata de Matos Galante (UFRGS)
Finanças: Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS)
Eventos e Comissões Especiais: Denis Lima do Rosário (UFPA)
Educação: Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ)
Publicações: José Viterbo Filho (UFF)
Planejamento e Programas Especiais: André Luís de Medeiros Santos (UFPE)
Secretarias Regionais: Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT)
Divulgação e Marketing: Alirio Santos de Sá (UFBA)
Relações Profissionais: Tanara Lauschner (UFAM)
Competições Científicas: Carlos Eduardo Ferreira (USP)
Cooperação com Sociedades Científicas: Ronaldo Alves Ferreira (UFMS)
Articulação com Empresas: Michelle Silva Wangham (UNIVALI)
Computação na Educação Básica: Leila Ribeiro (UFRGS) – Diretoria Extraordinária
Plano de Gestão
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) está completando 45 anos e tem a distinção de ser a maior sociedade científica em Computação na América Latina. Ao longo dos anos, a SBC vem atuando em diversas ações relacionadas com políticas de educação, ciência e tecnologia e mais recentemente de inovação e sustentabilidade. A SBC, em sintonia com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), trabalha em prol de avanços continuados em Ciência e Tecnologia (C&T), na perspectiva de que esse é um pilar essencial para o êxito de políticas públicas visando combater as desigualdades em nosso país.
O mundo passa por uma grande transformação digital que vem promovendo uma rápida propagação de informações com fortes impactos na vida da sociedade. A Computação é uma área transversal a todas as áreas do conhecimento, alicerce de todo o processo de surgimento e consolidação de tecnologias disruptivas em diversos setores. No Brasil, a SBC tem a responsabilidade de incentivar a educação em computação desde a educação básica, de forma inclusiva, bem como promover a disseminação do conhecimento produzidos pela comunidade por meio da organização de uma vasta gama de eventos em todas as suas subáreas, incluindo eventos multidisciplinares. A SBC também tem o papel de representar os anseios da comunidade junto às instituições governamentais, indústria e outras associações científicas nacionais e internacionais. Além disso, a SBC define padrões de conduta ética dos seus associados, autores de publicações e profissionais de computação.
A SBC é formada por 25 secretarias regionais que, com respectivos representantes institucionais e estudantis, trabalham para difundir as ações da SBC no país e realizar atividades nos diversos estados. Essa expressiva capilaridade é reforçada pelas 28 Comissões Especiais e 04 Grupos de Interesse que protagonizam cerca de 50 eventos científicos realizados ou promovidos pela SBC anualmente, além dos eventos apoiados por ela, reunindo cerca de 12 mil participantes e contribuindo para a disseminação e popularização da informação científica. Nesse cenário, a Maratona de Programação e a Olimpíada Brasileira de Informática promovem competições de grande destaque para motivação de estudantes e identificação de talentos. É importante pontuar também que uma série de programas especiais são chancelados pela SBC, como o Programa Meninas Digitais, que visa despertar o interesse de meninas para seguirem carreira em áreas da Tecnologia da Informação e Comunicação.
A SBC promove a difusão do conhecimento através da publicação de anais de eventos, revistas e periódicos. Alinhada com a determinação da UNESCO e das políticas internacionais de financiamento à pesquisa, a SBC vem promovendo esforços para a adoção de práticas de Ciência Aberta pela comunidade, visando tornar o conhecimento científico aberto e compartilhado para a comunidade científica de diferentes países e para toda a sociedade. Nessa direção, a SBC dispõe de uma biblioteca aberta, a SBC Open Lib (SOL), que possui um grande acervo de informações científicas.
Desafios e Direções para a SBC
A nova gestão da SBC herda uma gama de conquistas consolidadas pelas gestões anteriores e irá enfrentar novos desafios de uma sociedade altamente conectada em uma era onde se apresenta, entre outros, a convergência do mundo físico e do digital; o uso massivo de redes sociais; a disseminação de grandes volumes de informações e a proliferação de soluções de inteligência artificial. As demandas desse contexto são complexas e envolvem soluções de hardware e software com preocupações tais quais à sustentabilidade, a proteção a dados, a governança e a ética.
Esse cenário diverso e desafiador requer a realização de uma nova edição da série de seminários dos Grandes Desafios de Pesquisa em Computação. Os cinco seminários anteriores aconteceram, respectivamente, em: (i) 2006 – São Paulo (SP), (ii) 2008 – Buenos Aires, envolvendo a América Latina, (iii) 2009 – Manaus, (iv) 2013 – São Paulo, com a participação da indústria, (v) 2014 – Rio de Janeiro. Esses seminários produziram recomendações que foram usadas em editais de agência de fomento para alocação de verbas para projetos de pesquisa e desenvolvimento, impulsionando a formação de grupos de pesquisa com membros distribuídos pelo país.
O aprimoramento dos diversos sistemas computacionais da SBC para atender as demandas oriundas das diversas diretorias e da comunidade, bem como a sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), será uma ação constante da nova diretoria. No contexto dessa ação está inserido a melhoria do sistema financeiro visando incluir novas funcionalidades para consultas pela diretoria, conselho, comissões especiais e secretários regionais, além de facilitar a prestação de contas dos eventos. Sistemas como de submissão de artigos científicos, o JEMS, também já são alvo de estudos e seguirão em melhoria constante.
Outra política da gestão será a promoção da atuação conjunta de várias diretorias para realização das diversas metas de maneira ágil e colaborativa. A sinergia das diretorias tem potencial para fortalecer as ações que beneficiam toda a comunidade da SBC e também impulsionar a interação com a indústria, a formação de recursos humanos e a difusão do conhecimento.
Outra importante ação envolve incentivar a adoção de práticas de Ciência Aberta pela comunidade da SBC. Ao longo das 3 últimas gestões, o portal SOL já publicou ou indexou mais de 18 mil artigos de anais dos diversos eventos realizados pela SBC. Embora vários dos principais eventos da SBC ainda publiquem seus anais em repositórios de outras organizações, como ACM, IEEE e Springer, com acesso restrito a assinantes, todos já passaram a indexar regularmente seus artigos na SOL. A Ciência Aberta é um movimento que visa tornar o conhecimento científico aberto e compartilhado para a comunidade científica de diferentes países e para toda a sociedade. Essa ação envolve a consolidação da SOL como maior repositório de Anais de eventos da área de Computação na América Latina.
A formação de recursos humanos de qualidade na área de Computação, em todos os níveis, é uma ação continuada de extrema importância para o avanço do país. Dada a relevância da Computação na vida de todos, a SBC deve incentivar diferentes ações relacionadas com educação em Computação, tanto no ensino básico quanto no superior, bem como induzir ações da comunidade em prol da população em geral. O trabalho permanente na formulação e atualização de referenciais de formação em computação é essencial para o avanço da área. A participação da SBC em ações de entidades nacionais e internacionais que visem apoiar a educação em computação em nível escolar é estratégico para a sociedade brasileira e fortalece a SBC.
A capilaridade da SBC deve ser ampliada através da reestruturação das secretarias regionais, para refletir a estrutura das unidades da federação Brasileira. Essa reestruturação criará oportunidades para a realização das ações da SBC em todos os estados da Federação e promoverá a efetividade das atividades nos estados ainda não contemplados com uma secretaria própria.
A temática de mulheres na ciência vem sendo tratada na SBC e deve receber uma atenção especial nessa gestão. Nesse sentido, para reverter a contínua queda de interesse das mulheres pela área da Computação, é primordial uma mobilização nacional de toda a comunidade com engajamento de todas as diretorias em soluções para atração de mulheres para a área, bem como incentivo à permanência. Uma das ações previstas é o estímulo à participação feminina nas olimpíadas científicas.
A ampliação da visibilidade da SBC, através de uma maior difusão na sociedade do papel da SBC na definição de políticas públicas, na formação de recursos humanos e em ações sustentáveis, inclusivas e sociais, é uma ação primordial, bem como a melhoria do site da SBC, ampliando o acesso e a divulgação de conteúdos.
No âmbito das relações profissionais, a SBC deverá promover o profissionalismo na área de computação seguindo questões éticas, sociais e padrões nacionais e internacionais para o exercício da profissão, além de acompanhar as políticas públicas e projetos de regulamentação que possam exigir responsabilidades do profissional de computação.
A consolidação e expansão das relações da SBC com outras sociedades científicas nacionais e internacionais fortalecerá a SBC no cenário mundial. É essencial estreitar as relações e buscar novas dimensões de cooperação que inclua benefícios para os associados da SBC em eventos e serviços dessas sociedades.
No âmbito da Inovação, é estratégico para o avanço da SBC no Ecossistema de Inovação Brasileiro, a articulação de ações da SBC em parceria com empresas públicas e privadas, incluindo startups, Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) e outros ambientes promotores de inovação.
A seguir, listamos as ações específicas planejadas para o período.
1. Criação de um Regimento Interno de Recursos Humanos com o objetivo estabelecer um conjunto de regras e procedimentos no âmbito da gestão de recursos humanos da SBC.
2. Aprimoramento dos sistemas computacionais da SBC e a sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
3. Ampliação da base de associados e associados da SBC.
4. Sistematização unificada dos serviços de digitalização e intercâmbio de documentos.
5. Sistematização da elaboração do relatório anual da SBC.
6. Melhoria da articulação nas definições das diretrizes para realização do Poscomp 2024 e 2025.
7. Melhoria do suporte à Presidência e Diretorias no tocante às atividades administrativas.
8. Aprimoramento do Sistema Financeiro, identificando melhorias e novas funcionalidades
9. Aprimoramento do processo de prestação de contas de eventos, principalmente aqueles apoiados pelo CGI.br, de forma a evitar atrasos entre uma prestação de contas e o repasse de recursos para o próximo evento.
10.Formalização e documentação de processos e aprimoramento do uso de métodos de gestão.
11. Desenvolvimento de mecanismos de planejamento colaborativo para melhorar a elaboração do orçamento da SBC.
12.Estabelecimento de articulação entre Diretorias para promover estratégias para captação, principalmente, de novos recursos.
13.Identificação de oportunidades de racionalização de gastos, de forma a ter maior economia, mantendo o equilíbrio financeiro da SBC.
14.Aperfeiçoamento do orçamento integral da SBC.
15.Aprimoramento do modelo de sustentabilidade financeira para custeio.
16.Desenvolvimento de um módulo financeiro no sistema ECOS da SBC.
17.Melhoria da comunicação entre os organizadores de eventos, para que eles possam fazer uma transição de um evento para o próximo.
18.Colaboração da Diretoria de Eventos com a Diretoria de Publicações para promover a SOL como repositório de anais de eventos junto aos organizadores de eventos e CEs.
19.Colaboração da Diretoria de Eventos com a Diretoria de Publicações para disseminar as questões éticas relacionadas à publicação científica junto aos organizadores de eventos e CEs.
20.Colaboração da Diretoria de Eventos com a Diretoria de Articulação com Empresas para buscar uma aproximação da indústria com os eventos seja por meio de programação específica nos eventos ou auxílio aos eventos.
21.Desenvolvimento de um módulo na Central de Sistema para o registro e histórico da composição das CEs (seguindo o modelo do ROS).
22.Aprimoramento da usabilidade e acessibilidade do ECOS.
23.Aprimoramento das regras da transformação de um GI para CE.
24.Aprimoramento da organização das informações sobre as CEs e respectivos eventos.
25.Organização do histórico dos sites dos eventos (a partir do GT criado recentemente).
26.Discussão sobre o Concurso de Teses e Dissertações do CSBC (a partir do GT criado recentemente).
27.Discussão sobre os Eventos regionais (nomenclatura, periodicidade, entre outros)
28.Melhoria na relação das CEs com as SRs, a fim de auxiliar mais os eventos das escolas.
29.Continuidade de apoio, via CEs, da avaliação dos periódicos e eventos científicos.
30.Atuação conjunta com a Diretoria de Computação na Educação Básica visando o mapeamento dos maiores desafios nesta área.
31.Convite aos Grupos de Pesquisas que atuam na área de Informática na Educação e Computação na Educação para uma ação conjunta com a Diretoria de Eventos e Comissões Especiais.
32.Criação de uma REDE de ações para facilitar a comunicação direta entre os grupos e aprimorar colaborativamente as metas identificadas como prioritárias.
33.Promoção de esforços para a adoção de práticas de Ciência Aberta pela comunidade da SBC.
34.Promoção do letramento dos autores de artigos submetidos para publicação na SOL a respeito de direitos autorais e questões éticas relacionadas a publicações científicas.
35.Apoio aos periódicos internacionais e nacionais da SBC publicados na SOL.
36.Consolidação da SOL como maior repositório de anais de eventos da área de Computação na América Latina.
37.Incentivo a publicação de livros de acesso aberto na SOL, abordando tópicos de interesse da comunidade de Computação.
38.Continuidade ao projeto dos Grandes Desafios Brasileiros da Computação.
39.Continuidade às ações referentes ao Planejamento Estratégico da SBC.
40.Continuidade da chancela aos Programas Especiais da SBC.
41.Aprimoramento do planejamento e acompanhamento dos processos internos de trabalho da SBC.
42.Fortalecimento da interlocução da SBC com o governo, a indústria e a sociedade em geral.
43.Análise da viabilidade de uma reestruturação das secretarias regionais
44.Proposição de regras de transição de secretários regionais e seus adjuntos.
45.Desenvolvimento de campanhas para renovação dos Representantes Institucionais e Secretários.
46.Fomento, por meio de estratégias, da realização de eventos regionais e nacionais, a fim de atualizar a comunidade acadêmica e profissional acerca de temas relacionados à computação e suas tecnologias, mas também como forma
de divulgar a SBC e aumentar o número de associados.
47.Incentivo aos secretários regionais a apoiar a divulgação dos eventos nacionais, em conjunto com as Comissões Especiais.
48.Promoção de ações para aumentar as representações em instituições de ensino, buscando aumentar o número de representantes institucionais, representantes estudantis e associados.
49.Maior difusão na sociedade do papel da SBC na definição de políticas públicas, na formação de recursos humanos e em ações sustentáveis, inclusivas e sociais.
50.Consolidação da estrutura, processos e fluxos internos da área de comunicação das ações da SBC, permitindo um melhor suporte de comunicação às ações diversas da SBC.
51.Aprimoramento do site da SBC, dando continuidade à melhoria de sua organização e ampliando o acesso e a divulgação de seus conteúdos.
52.Melhoria na divulgação dos diferentes projetos chancelados da SBC, dando maior visibilidade ao caráter educativo, social, cultural e tecnológico desses projetos
53.Realização da produção e publicação regular da revista Computação Brasil na SOL, incluindo a migração e maior divulgação de sua série histórica na base da SOL.
54.Aprimoramento da divulgação da SBC Horizontes, dando maior destaques ao seu potencial e alcance na reflexão sobre temas diversos envolvendo a popularização do ensino, da ciência e da tecnologia relacionados à Computação.
55.Melhoria contínua da estratégia de divulgação das ações da SBC nas redes sociais, considerando os novos espaços de interação e alcance aos diferentes públicos.
56.Implementação de estratégias para facilitar a busca e dar maior visibilidade ao grande acervo de vídeos com discussões técnicas disponibilizados no canal da SBC.
57.Implementação de estratégias de comunicação que ampliem o acolhimento e a aproximação com os associados.
58.Aprimoramento dos processos dos Programas Especiais da SBC.
59.Disseminação da visão da SBC sobre a regulamentação da profissão através de artigos, documentos e eventos.
60.Acompanhamento dos projetos sobre a regulamentação da profissão em tramitação no Congresso Nacional com articulações junto às bancadas para que atendam as expectativas da comunidade de computação.
61.Promoção de discussões sobre a formação e atuação dos profissionais da Computação ressaltando os impactos que novas tecnologias, particularmente Inteligência Artificial, estão causando no perfil do profissional da área de computação e nas suas relações de trabalho.
62.Promoção do profissionalismo na área de computação seguindo questões éticas, sociais e padrões nacionais e internacionais para o exercício da profissão.
63.Acompanhamento das políticas públicas e projetos de regulamentação que possam exigir responsabilidades do profissional de computação.
64.Promoção de ações para aumentar a participação feminina nas olimpíadas científicas.
65.Incentivo ao desenvolvimento de ações regionais, como maratonas e escolas regionais especialmente nas regiões de menor participação (Norte e Centro-Oeste).
66.Integração da Diretoria de Competições Científicas com a Diretoria de Computação na Educação Básica para promoção da OBI.
67.Integração da Diretoria de Competições Científicas com a Diretoria de Educação na promoção da Maratona de Programação.
68.Consolidação e ampliação da internacionalização da SBC.
69.Expansão das relações da SBC com as sociedades científicas nacionais.
70.Estreitamento das relações e busca de novas dimensões de cooperação com outras sociedades científicas, como IFIP, CLEI, ACM e IEEE, para a criação de eventos conjuntos e oferecimento de benefícios para os associados da SBC em eventos e serviços dessas sociedades.
71.Acompanhamento e aprimoramento do processo de indicação de representantes a comitês de outras sociedades, como os Comitês Técnicos da IFIP.
72.Ampliação das relações brasileiras com o CLEI.
73.Avaliação e aprimoramento do processo de acompanhamento dos acordos de cooperação mantidos pela SBC com outras sociedades.
74.Regulamentação da realização de eventos em cooperação com outras sociedades e associações.
75.Ampliação da articulação das ações da SBC com empresas públicas e privadas, incluindo startups, Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) e outros ambientes promotores da inovação para o estabelecimento de parcerias com a SBC, incluindo o apoio financeiro e a participação de profissionais destas instituições nos eventos da SBC.
76.Identificação de possíveis parcerias que podem ser firmadas entre a SBC e as empresas públicas e privadas, incluindo startups, Instituições Científica, Tecnológica e de Inovação (ICTs) e outros diferentes ambientes promotores de inovação.
77.Fomento da associação à SBC de empresas públicas e privadas, incluindo startups, ICTs e outros ambientes promotores de inovação.
78.Articulação de ações da SBC com os diferentes ambientes promotores de inovação para apoiar e fortalecer as atividades de ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
79.Ampliação da interação com as entidades fomentadoras do empreendedorismo inovador tais como startups, incubadoras, parques tecnológicos, entre outras entidades da Rede Nacional de Associações de Inovação e Investimentos
(RNAII).
80.Fomento do empreendedorismo e a inovação na SBC, por meio do Prêmio de Inovação SBC e do COMPUTEC.
81.Proposição de ações para apoiar a inserção de Computação nos currículos das escolas brasileiras.
82.Criação de um canal permanente de contato, comunicação e discussão com a comunidade de Educação Básica.
83.Promoção de palestras e cursos para apoiar a capacitação de docentes em Computação.
84.Articulação de ações para apoiar a formação inicial e continuada em Licenciatura em Computação.
85.Participação em ações de entidades nacionais e internacionais que visem apoiar a educação em computação em nível escolar.
86.Continuidade da avaliação e prospecção dos Grandes Desafios em Computação.
Natal, 10 de maio de 2023
Thais Vasconcelos Batista
Cristiano Maciel
Em nome da chapa candidata