A Sociedade Brasileira de Computação, em seu vasto campo de atuação em prol do desenvolvimento da Computação no Brasil, integra diversas instituições, sociedades e organizações mundiais com as quais compartilha conhecimento científico. Uma das mais importantes delas é a International Federation for Information Processing, a IFIP.
“A IFIP é uma federação internacional de sociedades científicas em Tecnologia e Ciências da Informação e Comunicação que abrange cinco continentes, com um total de mais de meio milhão de membros e ligações com mais de 6.000 cientistas em Academia e Indústria, distribuídos em mais de 100 Grupos de Trabalho Técnico”, explica Ronaldo Ferreira, representante da SBC na IFIP e Diretor de Cooperação com Sociedades Científicas da SBC.
Com sede na Áustria e criação datada de 1960, a IFIP foi estabelecida com status consultivo no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), UNESCO e ITU (International Telecommunication Union), e colabora com a Comissão das Nações Unidas sobre Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento e com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).
A SBC é membro da IFIP desde quando foi fundada, em 1978, tendo já consolidado, portanto, uma relação sólida de mais de 45 anos como integrante de uma das mais importantes organizações internacionais de computação, contribuindo ativamente para o avanço da ciência da computação em escala global.
“A IFIP é uma federação internacional de associações nacionais, similar à ONU em sua estrutura, mas restrita à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). É a única federação internacional desse tipo. A SBC, sendo membro desta federação, tem o direito de influenciar os destinos da IFIP em pé de igualdade com qualquer outra Sociedade Membro do mundo”, explica o professor Raimundo Macêdo, ex-presidente da SBC (2019-2023) e ex-representante da SBC na IFIP (2013-2023).
Benefícios
Como membro da Federação, a SBC pode indicar representantes em qualquer um dos comitês técnicos da IFIP, que influenciam diretamente na constituição de grupos de trabalho (GTs), responsáveis pela organização de conferências, publicações e eventos de interesse internacional. A “Acreditação do IP3 (International Professional Practice Partnership)”, que define padrões internacionais de profissionalismo em TIC em todo o mundo, é um possível benefício para as sociedades membros no desenvolvimento do Reconhecimento de Competências e Certificação de profissionais de TIC no país, com governo e indústria.
Além disso, as redes e atividades da IFIP com a ITU, UNESCO, UNIDO e ECOSOC podem ser úteis para a sociedade membro, por exemplo, no desenvolvimento tecnológico do país. A IFIP pode também fornecer uma carta de apoio para seus membros solicitarem apoio internacional ou governamental. Além disso, a SBC pode acessar e contribuir com uma vasta quantidade de informações mantidas na Biblioteca Digital da IFIP, por exemplo, solicitando financiamento para projetos de acesso aberto. Também, sociedades membro têm pelo menos 10% de desconto para participação em eventos da IFIP, que possui também um programa para auxiliar países em desenvolvimento com despesas de deslocamento e participação de estudantes em eventos científicos.
A participação da SBC na IFIP, portanto, fortalece a comunidade científica brasileira proporcionando aos seus membros a oportunidade de participar de eventos internacionais, colaborar com pesquisadores de diferentes países e ter acesso a publicações de ponta. A participação em projetos e iniciativas da Federação contribui para aumentar o reconhecimento internacional da pesquisa brasileira em computação.
Ao longo das décadas, a SBC tem desempenhado um papel ativo em diversas iniciativas promovidas pela federação. Seu envolvimento abrange desde a participação em comitês técnicos, grupos de trabalho e conferências científicas, até a organização geral da federação, o SBC Activity Report for the IFIP Meeting, 2022.
Força-tarefa
Sociedades que são membros da IFIP podem liderar forças-tarefas para avançar agendas de seu interesse. Atualmente, a SBC está liderando uma Força-Tarefa sobre Tecnologias Digitais e Mudanças Climáticas, sob representação do professor Raimundo Macêdo, ex-presidente da Sociedade. A Força-Tarefa conta com membros de vários países, como Reino Unido, Japão, Canadá, Alemanha, Turquia, Austrália e Brasil.
Criada em 2023, atendendo a um chamado das Nações Unidas, que em seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 estabelece medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos na sociedade, a Força-Tarefa tem como objetivo identificar os principais desafios e oportunidades do uso de tecnologias digitais para combater as mudanças climáticas e seus impactos.
Saiba mais sobre a IFIP: https://www.ifip.org/.