Nota de pesar – Professora Léa Fagundes

A Sociedade Brasileira de Computação lamenta com grande pesar o falecimento da Professora Doutora Léa da Cruz Fagundes, Professora Emérita da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em mais de seis décadas dedicadas à Educação, Professora Léa foi uma pioneira visionária da informática educacional no Brasil, reconhecida internacionalmente pela UNESCO e pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação (OEI). 

Fundadora do Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) da UFRGS e uma das maiores especialistas latino-americanas em Jean Piaget, ela revolucionou a compreensão sobre o potencial da tecnologia na educação. Seu trabalho no Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo) e na coordenação do projeto “Um Computador por Aluno” (UCA) foi fundamental para democratizar o acesso à tecnologia educacional em nosso país. Além disso, ela deixa um legado extraordinário como idealizadora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) da UFRGS, tendo formado gerações de educadores e pesquisadores. 

A SBC e a sua Comissão Especial de Informática na Educação expressam sinceras condolências aos familiares, amigos, alunos e colegas da Professora Léa.