Maratona SBC de Programação chega à 30ª edição em 2025 com recorde de participação

Em 2025, a Maratona SBC de Programação completa 30 anos de história, consolidando-se como a maior competição de programação do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina. Criada em 1996 pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona nasceu a partir das etapas regionais classificatórias do International Collegiate Programming Contest (ICPC), torneio que reúne anualmente milhares de estudantes de mais de 100 países.

A competição é voltada para alunos e alunas de graduação e início de pós-graduação nas áreas de Computação, Matemática e afins. Ao longo de suas três décadas, tornou-se um marco para a formação de jovens talentos, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe, a habilidade de resolver problemas sob pressão e a busca por soluções inovadoras em software. Não à toa, instituições de ensino e empresas do setor de tecnologia valorizam cada vez mais os estudantes que participam do evento.

Recorde de participação

A edição comemorativa já começou a todo vapor. A Fase Zero, realizada em abril, bateu recorde de inscritos, com mais de 1,1 mil times de todo o Brasil. Para o professor Carlos Eduardo Ferreira (USP), Diretor de Competições Científicas da SBC, o número reflete a relevância crescente da competição.

“Foram mais de 1.100 times participando, um recorde no número de inscritos. Apesar dos desafios em uma disputa online, como garantir que as soluções sejam desenvolvidas de forma independente, apenas uma minoria fez uso inadequado de tecnologias de LLMs”, destacou o professor Carlos Ferreira, Diretor de Competições Científicas da SBC.

Agora, a Maratona se prepara para a Primeira Fase, marcada para o dia 13 de setembro, que contará com provas presenciais em 53 sedes espalhadas pelo país. Nessa etapa, serão 1.014 times de 236 universidades de 24 estados do Brasil competindo, em um total de ​​4.042 participantes.

A competição abarca estudantes de todas as partes do país. “Por regional, nesta fase, serão 449 times do Sudeste, 236 do Nordeste, 174 do Sul, 84 times do Centro Oeste, e 71 no Norte do Brasil”, pontuou. 

Participação feminina

Outro ponto de destaque é o aumento gradual da presença feminina. Nos últimos anos, a Maratona tem registrado crescimento nesse indicador.

“Em 2024, tivemos 454 competidoras entre 2.640 participantes, o que representou 17%, muito acima dos menos de 10% que víamos há cinco anos. Em 2025, nesta Primeira Fase, dos 4.042 participantes temos 745 meninas, ou seja, 18% do total, um número ainda maior do que na última edição”, explica Carlos Eduardo.

O que vem pela frente

Os 65 melhores times da Primeira Fase, que acontece em 13 de setembro, garantirão vaga para a Final Brasileira, que acontecerá em São Paulo, no início de novembro. A seleção leva em conta não apenas o desempenho, mas também critérios de distribuição geográfica e de gênero, reforçando o compromisso da SBC com diversidade e inclusão.

Para celebrar os 30 anos, a Maratona preparou uma edição especial, com atividades comemorativas e um espaço dedicado aos ex-competidores. “Estamos organizando uma grande festa. Teremos um encontro para os chamados ‘aposentados’ da Maratona, um fórum de conversa que promete ser muito especial”, anuncia o professor Carlos Eduardo.Mais informações sobre a competição, resultados obtidos até aqui, detalhes das próximas fases e sobre o encontro de ex-participantes estão disponíveis no site oficial da Maratona: https://maratona.sbc.org.br.