Diretora da SBC, Michelle Wangham, é nomeada para o Comitê Nacional de Cibersegurança

A Diretora de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), Michelle Silva Wangham (Univali), foi nomeada para o Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber) como titular para representar as instituições científicas, tecnológicas e de inovação relacionadas à área de segurança cibernética no comitê. Michelle é também Gerente de P&D em Cibersegurança da RNP e foi indicada no Conselho tendo como suplente Emilio Tissato Nakamura, Diretor Adjunto de Cibersegurança da RNP. 

“É uma grande honra representar as instituições científicas, tecnológicas e de inovação no CNCiber, ao lado de Emilio Nakamura. Este reconhecimento reflete o compromisso da RNP com a excelência em cibersegurança e reforça nossa missão de proteger a infraestrutura crítica de pesquisa e ensino no Brasil. Levarei também a voz dos professores e pesquisadores que contribuem ativamente com a RNP para a formação qualificada e para os projetos de P&D em cibersegurança”, afirmou a professora em um post em seu perfil no Linkedin. 

CNCiber – Criado em dezembro de 2023, o CNCiber tem como objetivo orientar a atividade de cibersegurança no país, avaliando e propondo medidas para o incremento da segurança cibernética, dentre outras competências. Trata-se de um colegiado presidido por um representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, e composto por 14 representantes de órgãos da administração pública federal, um representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil e nove representantes de entidades da sociedade civil. 

Michelle Wangham – Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Em 2015/2016, foi pesquisadora visitante na University of Ottawa no Canadá. Atualmente, é assessora de PDI da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e professora pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no Programa de Mestrado em Computação Aplicada e nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. Participa como pesquisadora do Grupo de Sistemas Embarcados e Distribuídos (LEDS) da UNIVALI e do PARADISE Research Laboratory, na University of Ottawa, Canadá. De 2019 a 2023 foi Vice-presidente do Conselho de Administração da CELESC (Conselheira independente). Foi Diretora de Articulação com Empresas (2021-2023) e atualmente é Diretora de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desde 2013 é coordenadora do projeto GIdLab, um Serviço para Experimentação em Gestão de Identidades, financiado pela RNP. É membro do conselho de administração da BRAFIP (titular) e da SOFTEX (suplente). Atua nas áreas de pesquisa de Cibersegurança, Gestão de Identidades e em Redes Veiculares.