
Sobre a Semana da SOL
A Semana da SOL é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), promovida por meio da SBC OpenLib (SOL), dedicada à discussão sobre acesso aberto, comunicação científica e os processos envolvidos na produção, organização, preservação e disseminação do conhecimento.
Com o propósito de ampliar o debate sobre a democratização do conhecimento científico, a iniciativa reúne pesquisadores, profissionais e a comunidade acadêmica em uma programação on-line e gratuita, com palestras e discussões sobre os desafios, as oportunidades e as práticas relacionadas à ciência aberta e ao acesso à informação científica.
A Semana da SOL integra a mobilização internacional da International Open Access Week (Semana Internacional do Acesso Aberto), conectando a comunidade brasileira às discussões globais sobre o compartilhamento do conhecimento e as condições necessárias para sua produção, publicação e acesso.
A cada edição, a iniciativa aborda temas relevantes para a comunicação científica, incentivando a reflexão sobre os mecanismos de acesso e descoberta de publicações, as desigualdades na produção e na circulação do conhecimento, o compartilhamento de dados e outros artefatos de pesquisa e os desafios envolvidos na sustentabilidade da publicação científica.
Ao promover esse espaço de diálogo, a SBC reforça seu compromisso com a disseminação do conhecimento em Computação e com o fortalecimento de práticas que contribuam para uma ciência mais acessível, colaborativa e inclusiva.o…
Programação da Semana da SOL 2026
De 19 a 23 de outubro de 2026, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da SBC OpenLib (SOL), promove uma programação on-line e gratuita, realizada diariamente, das 10h às 12h, com transmissão pelo canal oficial da SBC no YouTube.
Com o tema “Conhecimento Aberto, Conhecimento de Todos”, a iniciativa integra a Semana Internacional do Acesso Aberto (International Open Access Week) e propõe cinco dias de discussões sobre os desafios, as práticas e as infraestruturas relacionadas à produção, ao acesso e à disseminação do conhecimento científico.
A programação contará com a apresentação do professor José Viterbo (UFF), diretor de Publicações da SBC, e de Annie Casali, bibliotecária da SOL, reunindo convidados para debater diferentes dimensões do acesso aberto e da comunicação científica.
Confira a Programação
Como o conhecimento é encontrado?
A abertura da Semana da SOL abordará os bastidores tecnológicos que permitem localizar publicações científicas de forma confiável em diferentes partes do mundo.
Participantes: José Viterbo (UFF) e Eunice Nunes (UFMT).
10h: Abertura da mesa
10h10 às 10h40: Apresentação de José Viterbo
10h50 às 11h20: Apresentação de Eunice Nunes
11h30: Perguntas, debate e encerramento
Transmissão pelo canal oficial da SBC no YouTube.
Quem acessa? Conhecimento aberto: por que isso importa?
O segundo encontro discutirá o impacto social do acesso aberto e a importância de compreender a ciência como um bem público, abordando a democratização da informação sob a perspectiva dos profissionais de bibliotecas e de iniciativas práticas de acesso aberto.
Participantes: Luciana Kramer (ARB) e Carolina Felicíssimo (RNP).
10h: Abertura da mesa
10h10 às 10h40: Apresentação de Luciana Kramer
10h50 às 11h20: Apresentação de Carolina Felicíssimo
11h30: Perguntas, debate e encerramento
Transmissão pelo canal oficial da SBC no YouTube.
Quem fica de fora? Desigualdades no acesso e na produção
O terceiro encontro colocará em pauta as barreiras geográficas, financeiras e estruturais que dificultam a publicação e o acesso à ciência em condições de igualdade, com atenção especial aos desafios enfrentados pelos países do Sul Global.
Participantes: Natasha Amarante (UFRGS) e Priscila Sena (IBICT).
10h: Abertura da mesa
10h10 às 10h40: Apresentação de Natasha Amarante
10h50 às 11h20: Apresentação de Priscila Sena
11h30: Perguntas, debate e encerramento
Transmissão pelo canal oficial da SBC no YouTube.
Artefatos de pesquisa e o futuro do acesso aberto
O quarto encontro ampliará a discussão para além dos artigos científicos, abordando a abertura de dados brutos, códigos de software, materiais laboratoriais, pré-prints e outros artefatos produzidos durante as pesquisas. A mesa também discutirá a reprodutibilidade científica e as infraestruturas necessárias à preservação e ao compartilhamento desses materiais.
Participantes: Rodrigo Mansilha (UNIPAMPA) e Matheus Paixão (UECE).
10h: Abertura da mesa
10h10 às 10h40: Discussão sobre artefatos de pesquisa, dados, códigos, materiais e reprodutibilidade científica
10h50 às 11h20: Discussão sobre infraestruturas de preservação e compartilhamento, incluindo repositórios de dados e software livre
11h30: Perguntas, debate e encerramento
Transmissão pelo canal oficial da SBC no YouTube.
Qual é o custo do conhecimento? Quem faz acontecer?
No encerramento da Semana da SOL, o debate se concentrará no modelo econômico da publicação científica, no fluxo dos custos e nos recursos necessários para publicar um artigo. A discussão abordará os custos reais da publicação, a relação com as taxas de publicação e o papel dos profissionais que atuam nos bastidores da comunicação científica.
Participantes: Fernanda Jorge (UFRGS/SBC) e Andreza Franco (UFRGS/SBC).
10h: Abertura da mesa
10h10 às 10h40: Apresentação de Fernanda Jorge
10h50 às 11h20: Apresentação de Andreza Franco
11h30: Perguntas, debate e encerramento
Transmissão pelo canal oficial da SBC no YouTube.
Acompanhe a programação
Todas as atividades serão transmitidas gratuitamente pelo canal da SBC no YouTube.
Participe da Semana da SOL e contribua para ampliar o debate sobre o acesso aberto e a democratização do conhecimento científico.

