TECER Mulher – InTercâmbio Tecnológico Intergeracional para a Mulher Idosa

O projeto de pesquisa e extensão “InTercâmbio Tecnológico Intergeracional para a Mulher Idosa” (TECER Mulher) promove a inclusão e a autonomia digital de mulheres idosas de Marabá (PA), por meio de oficinas práticas sobre o uso do smartphone e de aplicativos essenciais. Com uma abordagem simples, acolhedora e baseada no diálogo, o projeto fortalece a confiança das participantes para utilizar tecnologias no cotidiano com segurança, ampliando acesso a serviços, informação e comunicação. As aulas e os materiais produzidos também são adaptados para atender o público de pessoas idosas não alfabetizadas, atendido pelo projeto.
Coordenado pela professora Léia Sousa, o TECER Mulher é um projeto institucional apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX/Unifesspa) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT/Unifesspa). As atividades são realizadas por estudantes da Faculdade de Sistemas de Informação (FACSI), que atuam como pesquisadores, tutores, mediadores e produtores de conteúdos, em intercâmbio direto com as participantes. O projeto é desenvolvido em parceria com o CRAS da cidade de Marabá e de Nova Ipixuna, o Instituto Vida Bela (Folha 16), o Instituto Esperança e Vida (Velha Marabá) e o Clube de Mães de Marabá (Velha Marabá).
O TECER Mulher também integra a “Rede Digital 60+”, iniciativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que reúne organizações e projetos de letramento digital voltados à população 60+ no Brasil. O projeto está listado na rede como iniciativa da Unifesspa (Marabá/PA), fortalecendo a articulação nacional em torno da inclusão digital de pessoas idosas. (Fonte da informação: https://www.gov.br/anatel/pt-br/consumidor/mundo-digital/rededigital60mais).
O projeto TECER Mulher quer que a tecnologia seja um caminho de liberdade, segurança e pertencimento para as mulheres da Amazônia, com comunidades mais conectadas, justas e acolhedoras.
Assista este vídeo do Canal do Youtube do projeto Tecer Mulher da cartilha intitulada “Como não Cair em Golpes Digitais Baseados Voz Sintética e Vídeos Falsos (Deepfake)”:
Coordenação do Projeto: Profa. Léia Sousa de Sousa
Contato: leiasousa@unifesspa.edu.br
Instagram: https://www.instagram.com/tecermulher/
Linktr.ee: https://linktr.ee/tecermulherr
Youtube: https://www.youtube.com/@TecerMulher

