Chancelado pela SBC, projeto “Tabulando” promove aprendizado em Computação por meio de jogos de tabuleiro

Aprender jogando. Essa é a proposta do “Tabulando”, projeto chancelado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que transforma os jogos de tabuleiro em aliados no ensino de lógica, programação e design de jogos. A iniciativa tem aproximado estudantes do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – Campus Aracati e jovens da comunidade local à área de Tecnologia da Informação, unindo diversão, criatividade e aprendizado em um mesmo espaço.

O “Tabulando” surgiu em 2024, inspirado em iniciativas como o Forja, projeto do IFCE Jaguaruana, e o Igrejota, da UFC. Desde então, consolidou-se como um espaço de experimentação e integração. O projeto é voltado para alunos dos cursos técnicos em Informática e do Bacharelado em Ciência da Computação do IFCE – Campus Aracati, e também para jovens e adultos, entre 16 e 30 anos, da comunidade local. 

A iniciativa utiliza jogos de tabuleiro como recurso didático e lúdico para estimular o aprendizado. Atualmente, o acervo reúne 32 jogos, obtidos por meio de doações de professores, estudantes, parceiros e da empresa Papergames. As sessões, conduzidas por docentes e monitores, ocorrem em horários específicos divulgados nas redes sociais do projeto e contam com mediação para potencializar a aprendizagem.

Comunidade
Mais do que um ambiente de aprendizado técnico, o “Tabulando” tem se mostrado um espaço de convivência e pertencimento. “Comunidade! É essa a palavra que melhor define o nosso impacto. Vemos a ideia de pessoas internas e externas à instituição desaparecerem e todos se sentem parte daqui. Uma surpresa tem sido ver estudantes da Licenciatura em Química, por exemplo, visitando diariamente o Tabulando. Em relação à Computação, percebemos que os jovens estão descobrindo que gostam e sabem mais sobre ela do que imaginavam”, destaca a coordenadora do projeto, a professora Andressa Ferreira Bezerra (IFCE). 

Uma pesquisa recente realizada com 89 visitantes frequentes destacou os impactos do projeto na formação dos participantes. Entre as competências cognitivas mais citadas estão raciocínio lógico, resolução de problemas, atenção concentrada e tomada de decisão estratégica. Já no campo socioemocional, destacam-se empatia, cooperação, escuta ativa e respeito às regras. Os dados também indicam que o ambiente tem contribuído para o fortalecimento do vínculo dos estudantes com o curso e com o IFCE, funcionando como importante dispositivo de permanência estudantil.

Selo Chancela SBC
A chancela recente da SBC tem sido um marco importante para dar visibilidade e credibilidade à iniciativa. “O intuito foi trazer para o IFCE Aracati a oportunidade de aprendizagem além do currículo formal, por meio da exploração de jogos de tabuleiro como recurso didático e lúdico. A parceria com a SBC representa um reconhecimento e um abrir de portas para que nossa iniciativa vá além do nosso campus e da nossa região”, destaca Andressa. 

O “Tabulando” conta com a atuação de dois docentes e 10 estudantes voluntários, além de uma equipe de nove bolsistas dedicada ao desenvolvimento de jogos autorais em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Ministério da Educação (MEC), no âmbito do projeto Tabuleiros do Saber.Ao receber a chancela da SBC, o “Tabulando” fortalece sua missão de estimular a criatividade, a colaboração e a integração entre Computação e comunidade. Esse reconhecimento amplia a visibilidade do projeto em âmbito nacional, abre caminho para novas parcerias e reforça o compromisso da SBC com iniciativas que unem tecnologia, educação e inovação social.

🎲 Saiba mais sobre o “Tabulando”: https://www.sbc.org.br/tabulando/

🔍E aproveite para conhecer outros projetos chancelados pela SBC: https://www.sbc.org.br/chancela-sbc/