Times brasileiros se destacam na Final Mundial do ICPC 2025

A Final Mundial do ICPC – International Collegiate Programming Contest, realizada em Baku, no Azerbaijão, no dia 4 de setembro, contou com a participação de sete equipes brasileiras, classificadas a partir da Maratona SBC de Programação. Ao todo, 16 times latino-americanos foram classificados de Brasil, Peru, Argentina, México, Bolívia, Chile e Cuba.

O time da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) conquistou um feito histórico ao resolver 6 problemas e alcançar a melhor colocação entre todas as equipes da América Latina — a primeira vez que uma equipe brasileira conquista tal posição. 

Além da UFMG, outras universidades brasileiras também tiveram um desempenho expressivo: Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – 5 problemas resolvidos; Instituto Militar de Engenharia (IME) – 5 problemas resolvidos; Universidade de São Paulo (USP) – 5 problemas resolvidos; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – 5 problemas resolvidos; Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 5 problemas resolvidos, e Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – 4 problemas resolvidos.

A SBC parabeniza todas as equipes brasileiras pelo desempenho notável e celebra especialmente a conquista da UFMG, que marca um capítulo inédito na história do Brasil no ICPC.

Sobre o ICPC

O ICPC é a mais tradicional e prestigiada competição de programação do mundo, reunindo estudantes universitários em times de três integrantes para resolver problemas complexos de lógica, matemática e computação sob tempo limitado. Todos os anos, milhões de estudantes participam das fases regionais em mais de 100 países, mas apenas os melhores alcançam a final mundial.

No Brasil, a Maratona SBC de Programação, realizada pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996, é a etapa classificatória para o campeonato internacional. Ao longo dos anos, os times brasileiros vêm conquistando posições cada vez mais relevantes, consolidando o país como uma das principais forças da América Latina na competição.