CONTATO | SIGA A SBC

A Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde – CE-CAS da SBC tem como missão organizar, incentivar e disseminar as pesquisas de computação aplicada à área de saúde, junto às comunidades de computação e todas as especialidades que compõem a grande área da saúde, de forma a contribuir para o progresso da ciência e da sociedade.
Para isto, esta comissão deve estimular o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas científicas, principalmente, por meio da organização de eventos de qualidade, que permitam aos pesquisadores se reunirem, discutirem assuntos de interesse na área, publicarem e apresentarem seus trabalhos.

A criação da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN) foi aprovada durante o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (realizado no Rio de Janeiro-RJ em Junho/Julho de 2007). A comissão reúne associados com interesses comuns na área de PLN.

A área de Processamento da Linguagem Natural (PLN), também denominada Lingüística Computacional ou, ainda, Processamento de Línguas Naturais, lida com problemas relacionados à automação da interpretação e da geração da língua humana em aplicações como Tradução Automática, Sumarização Automática de Textos, Ferramentas de Auxílio à Escrita, Perguntas e Respostas, Categorização Textual, Recuperação e Extração de Informação, entre muitas outras, além das tarefas relacionadas de criação e disponibilização de dicionários/léxicos e córpus eletrônicos, desenvolvimento de taxonomias e ontologias, investigações em lingüística de córpus, desenvolvimento de esquemas de marcação e anotação de conhecimento lingüístico-computacional, resolução anafórica, análise morfossintática automática, análise semântico-discursiva automática, etc.

Há cada 2 anos esta Comissão realiza o Symposium in Information and Human Language Technology (STIL), dentro do BRACIS.

Em seus processos, e no desenvolvimento de recursos, ferramentas e aplicações, a área tem uma forte interação interdisciplinar, principalmente com as áreas de Lingüística e Ciência da Informação, e no Brasil tem suas raízes na área de Inteligência Artificial.

O cenário gerado com a Internet e a demanda por serviços e produtos de Tecnologia da Informação tem ampliado ainda mais o campo de atuação do pesquisador desta área e impulsionado o mercado de trabalho.

O objetivo da CE-PLN é promover e representar a área de PLN no Brasil, apoiando e realizando eventos científicos, propondo e organizando meios de publicação e divulgação para a área e gerenciando listas e fóruns de discussão, dentre outras medidas.

 

Lista de discussões: https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/ce-pln

E-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Página Web: http://comissoes.sbc.org.br/ce-pln/

 Revistas, conferências relevantes e meta-critérios adotados

Gestão 2023 - 2024

Coordenação

 

Helena Caseli (UFSCAR)

Coordenadora

 

Jackson Wilke da Cruz Souza (UFBA)

Vice-Coordenador

Comitê Gestor

 

Aline Marins Paes Carvalho (UFF)

Integrante do Comitê Gestor

 

 

 

Gestão 2022 - 2023 

Gestão 2020 - 2021

Gestão 2018 - 2019

Gestão 2016 - 2017

Gestão 2013 - 2015