CONTATO | SIGA A SBC

A Comissão Especial de Computação Aplicada à Saúde – CE-CAS da SBC tem como missão organizar, incentivar e disseminar as pesquisas de computação aplicada à área de saúde, junto às comunidades de computação e todas as especialidades que compõem a grande área da saúde, de forma a contribuir para o progresso da ciência e da sociedade.
Para isto, esta comissão deve estimular o desenvolvimento e a divulgação de pesquisas científicas, principalmente, por meio da organização de eventos de qualidade, que permitam aos pesquisadores se reunirem, discutirem assuntos de interesse na área, publicarem e apresentarem seus trabalhos.

A criação da Comissão Especial de Processamento de Linguagem Natural (CE-PLN) foi aprovada durante o XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (realizado no Rio de Janeiro-RJ em Junho/Julho de 2007). A comissão reúne associados com interesses comuns na área de PLN.

A área de Processamento da Linguagem Natural (PLN), também denominada Lingüística Computacional ou, ainda, Processamento de Línguas Naturais, lida com problemas relacionados à automação da interpretação e da geração da língua humana em aplicações como Tradução Automática, Sumarização Automática de Textos, Ferramentas de Auxílio à Escrita, Perguntas e Respostas, Categorização Textual, Recuperação e Extração de Informação, entre muitas outras, além das tarefas relacionadas de criação e disponibilização de dicionários/léxicos e córpus eletrônicos, desenvolvimento de taxonomias e ontologias, investigações em lingüística de córpus, desenvolvimento de esquemas de marcação e anotação de conhecimento lingüístico-computacional, resolução anafórica, análise morfossintática automática, análise semântico-discursiva automática, etc.

Há cada 2 anos esta Comissão realiza o Symposium in Information and Human Language Technology (STIL), dentro do BRACIS.

Em seus processos, e no desenvolvimento de recursos, ferramentas e aplicações, a área tem uma forte interação interdisciplinar, principalmente com as áreas de Lingüística e Ciência da Informação, e no Brasil tem suas raízes na área de Inteligência Artificial.

O cenário gerado com a Internet e a demanda por serviços e produtos de Tecnologia da Informação tem ampliado ainda mais o campo de atuação do pesquisador desta área e impulsionado o mercado de trabalho.

O objetivo da CE-PLN é promover e representar a área de PLN no Brasil, apoiando e realizando eventos científicos, propondo e organizando meios de publicação e divulgação para a área e gerenciando listas e fóruns de discussão, dentre outras medidas.

 

Lista de discussões: https://grupos.ufrgs.br/mailman/listinfo/ce-pln

E-mail da coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Página Web: http://comissoes.sbc.org.br/ce-pln/

 Revistas, conferências relevantes e meta-critérios adotados

Coordenação

 

Alexandre Rademaker (IBM Research/FGV)

Coordenador

   

Comitê Gestor

 

Carlos Augusto Prolo (UFRN)

Integrante da Comissão

 

Leandro Henrique De Oliveira (EMBRAPA)

Integrante da Comissão

 

Oto Araujo Vale (UFSCar)

Integrante da Comissão

 

 Evandro Eduardo Seron Ruiz (USP)

Integrante da Comissão

       

 

Gestão 2018 - 2019

Gestão 2016 - 2017

Gestão 2013 - 2015