CONTATO | SIGA A SBC

❖ Alba Cristina M. A. de Melo (UnB)

Olá a todos(as)! Meu nome é Alba Cristina Magalhães Alves de Melo e sou Professora Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília (UnB). Tenho Graduação em Tecnólogo de Processamento de Dados (UnB - 1986), Mestrado em Ciência da Computação (UFRGS - 1991) e Doutorado em Ciência da Computação (INPG - França, 1996).

Sou membro da SBC desde 2005, Bolsista PQ nível 1C e IEEE Senior Member. Minhas áreas de pesquisa atualmente são Computação de Alto Desempenho, Computação em Nuvem e Bioinformática. Já orientei 6 alunos de Doutorado e 25 alunos de Mestrado, todos tendo concluído com sucesso. Uma das Teses orientadas por mim recebeu o Prêmio Capes de Tese - Ciência da Computação - em 2016 e ficou em Terceiro lugar no CTD da SBC no mesmo ano.
Estive envolvida diversas vezes na organização das conferências SBAC-PAD e WSCAD, como general chair, PC chair e membro do steering committee. Participei da luta para o estabelecimento do SBAC-PAD como uma conferência de alto prestígio internacional na área de Computação de Alto Desempenho e Arquitetura de Computadores. Participei também da criação do WSCAD e do seu crescimento. Faço parte do IEEE Technical Committee on Parallel Processing (TCPP) como Latin America Coordinator.
Minha proposta de contribuição para a SBC é a luta incansável para que a pesquisa em Ciência da Computação no Brasil tenha reconhecimento nos mais seletos meios científicos internacionais. Na minha visão, tal luta passa por (a) educação de altíssima qualidade; (b) pesquisadores altamente motivados e comprometidos com todo o seu ser em desenvolver pesquisa científica de excelência; e (c) interação de qualidade com a indústria, onde a pesquisa seja o norteador dos desenvolvimentos nas empresas. Comprometo-me, caso seja eleita como Conselheira da SBC, a lutar nestes três eixos (educação, pesquisa e interação com a indústria) para que esse ideal seja atingido.

Agradeço pela oportunidade e coloco-me à disposição!

 

❖ Alfredo Goldman (IME-USP)

Vou me apresentar rapidamente primeiro (para quem não me conhece) e em seguida coloco em linhas gerais as minhas principais propostas.
Sou bacharel em matemática aplicada e mestre em computação pelo IME-USP, terminei o meu doutorado na França em Grenoble, 1999. 
Tive a oportunidade de ter dois sabáticos um no INRIA em Grenoble, 2007 e um segundo na Universidade da Califórnia em Irvine, 2015.
Participo de diversas comunidades da SBC por meio de eventos como o SBAC-PAD, WSCAD, CBSoft, SBQS, SBRC, WPerformance e CSBC. Já fui um dos coordenadores de programa de eventos como:  WSCAD, Trilha da Indústria do CBSoft,  Salão de Ferramentas do SBRC, WPerformance e CTD do CBSoft. Fui coordenador da CE-ACPAD. Tive a oportunidade de ser conselheiro da SBC em dois períodos de 2013-17 e de 2019-21 (mandato tampão). 
Também mantenho uma atuação internacional participando de vários comitês de programa, como o IEEE NCA, ACM SAC, IPDPS, ISC, SuperComputing, XP, EuroPar, IEEE SCC, entre outros. Já coordenei comitês de programa da IEEE NCA em Boston, do SBAC-PAD em Paris,  da trilha de Cloud do EuroPar em 2017 na Espanha, da trilha de Service QoS, Lifecycle Management, and DevOps do IEEE SCC na China, e da trilha de Parallel and Distributed Programming, Interfaces and Languages do Euro-Par em Porto. 
Sou bolsista PQ desde 2001, já orientei  34 mestres, 6 doutores, supervisionei 4 pós-doutores. Coordenei vários projetos, como Universais, CAPES-Cofecub, CAPES-Procad e projetos FAPESP. Fui um dos autores de um livro didático de acesso livre para graduação, e fui homenageado pelos alunos do curso de bacharelado em ciência da computação algumas vezes. Ajudei na criação e colaboro com vários grupos de extensão como o Hardware Livre, USPCodeLab e FLUSP. Fui diretor do Centro de Competência em Software Livre do IME-USP. Logo, acredito a atuo nas três áreas do tripé universitário: Pesquisa, Ensino e Extensão.
As minhas propostas como conselheiro são:
- Incentivar a reprodutibilidade em artigos científicos da nossa comunidade;
- Fomentar o uso e a produção de software livre;
- Procurar formas de valorizar a inclusão de minorias;
- Contribuir com o fortalecimento da SBC.
Em caso de dúvidas estou disponível no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

❖ Andreia Malucelli (PUCPR)

Sou doutora em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - Portugal, mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/UTFPR), graduada em Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou docente na PUCPR desde 1997, onde ministrei aulas em diversos cursos de graduação e pós-graduação, coordenei cursos de graduação e pós-graduação lato sensu, fui pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde (PPGTS) e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa), onde sou pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software e bolsista produtividade em Pesquisa CNPQ. Colaborei como orientadora na formação de 36 dissertações de mestrado, 6 de doutorado e 23 iniciações científicas. Atuo como decana (diretora) da Escola Politécnica da PUCPR desde agosto de 2018.

Em novembro deste ano completarei 25 anos como associada da SBC. Neste período contribui como organizadora de eventos, chair, revisora de artigos, coordenadora e vice coordenadora do Fórum Nacional de coordenadores de pós-graduação na nossa área. Conheci profissionais incríveis, fiz inúmeros amigos e amigas e aprendi muito com a troca que nossos eventos científicos proporcionam.

O que eu farei se for eleita ? Trabalharei com toda dedicação visando sempre o crescimento da nossa sociedade e da área de computação. 

 

❖ Avelino Francisco Zorzo (PUCRS)

Primeiramente, obrigado a aqueles que venham a considerar meu nome para participar no Conselho da SBC. Segundo é importante conhecer o que é o Conselho da SBC pelo seu Estatuto. O Conselho da SBC é regido pela Seção 2 do Estatuto da SBC e sua competência está descrita no Art. 28.  Veja em https://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/send/148-estatuto/1210-estatuto-2019
Além disto, os associados elegem uma Diretoria que possui um plano para atuação e o Conselho deve acompanhar e ajudar a Diretoria no cumprimento deste plano. É importante que todo o associado ajude no acompanhamento deste plano: https://www.sbc.org.br/home/institucional-3/eleicoes/plano-de-acao.
Para quem não me conhece, sou professor titular da PUCRS e já atuei na Diretoria de Articulação com Empresas e na Diretoria de Educação da SBC. Os pontos que posso destacar durante esta atuação são:
  • O mais importante foi o trabalho em equipe, com apoio de dezenas de pessoas, sem as quais os pontos abaixo não teriam sido possíveis.
  • Referencias de formação na Educação Básica, na Graduação e Pós-graduação. Os documentos para cada um destes níveis estão disponíveis na página da SBC.
  • Atuação estratégica para homologação das Diretrizes Curriculares da Computação.
  • Atuação estratégica para levar Computação para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
  • Abertura de aspectos relacionados com a avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação pela CAPES.
Atualmente atuo como Coordenador de Programa Profissionais da Área de Computação na CAPES, tendo uma interação forte com a Diretoria da SBC para fortalecimento dos eventos organizados pelas Comissões Especiais da SBC. Além disto, o trabalho desenvolvido pela Diretoria de Educação sobre formação em PG tem servido de base para parte da avaliação quadrienal. A atuação nesta posição está também muito alinhada ao Coordenador de Área, Prof. Paulo Cunha, Coordenador Adjunto, Prof. Maldonado, e com com o Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Computação.
O que pretendo fazer no Conselho? Continuar atuando (e apoiando a Diretoria) para fortalecer 
   - a Computação na Educação Básica: BNCC, currículos efetivos para as escolas e apoio a capacitação de professores para ensino do Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital; 
   - a Educação SuperiorGraduação  (novos cursos e referenciais de formação) e Pós-graduação (novo modelo de avaliação e Plano Nacional de Pós-graduação);
   - as iniciativas de interação universidade-empresas para busca de recursos para as pesquisas na área.
 
 

❖ Claudia Cappelli (UERJ)

Sou Claudia Cappelli, professora da UERJ, e estou candidata ao Conselho da SBC nestas eleições.

Participei da Diretoria (2017-2019) na pasta de Articulação com Empresas, que, no meu mandato, deixou de ser uma Diretoria Extraordinária para ser uma Diretoria pertencente ao organograma fixo da SBC.

Nesta época, fiz modificações significativas no COMPUTEC aproximando mais a indústria do CSBC. Também foram discutidas novas formas de aproximação com a indústria através de mudanças nos formatos de associação e participação. Junto com a Diretoria de Planejamento desenvolvi o Prêmio de Inovação, que continua sendo executado até hoje no CSBC.

Estive junto em diversas discussões e na criação de conteúdo junto à Diretoria Extraordinária de Ensino dado minha atuação na Pesquisa na linha de Letramento Digital e Cidadania Digital. Fui palestrante nestes temas no CQEB no SBSC 2019, evento que marcou a forte atuação desta Diretoria.

Por alguns anos estive a frente da CESI (Comissão Especial de Sistemas de Informação) e atualmente participo do Comitê Editorial da Revista ISYS.

Atualmente, estou na função de Articulação com a Indústria no Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais.

Acredito que esta visão de aliar a indústria cada vez mais fortemente à pesquisa e fomentar inovação é algo em que posso ajudar bastante pois tenho considerável experiência dos dois lados. Além disso acredito poder contribuir com as discussões sobre Ensino Básico.  Estar no Conselho será uma forma de impulsionar estas ideias e discussões junto a diretoria.

Desde já, agradeço quem votar em mim e fico a disposição para o diálogo.

 

❖ Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ)

Prezad@ Amig@ da Sociedade Brasileira de Computação,

Estou candidata ao Conselho da SBC 2021- 2025!

Sou membro efetivo da SBC desde 1985. Participei da diretoria em 1991-1993 com Pedro Manoel da Silveira, ficando responsável pelos associados da SBC e criei na época a primeira SBC-L com a BITNET! Marcos Borges e eu (sua suplente) trabalhamos como equipe e tivemos ótimos resultados. Muita coisa mudou desde então.

Fui da diretoria da SBC de 2013 a 2019 ocupando o cargo de Diretoria de Planejamento e Projetos, no segundo mandato de Paulo Cunha, e durante os dois mandatos de Lisandro Zambenesetti Granville.  Acredito na aproximação da Academia com a Sociedade e Empresas para potencializar o Brasil.  Em minha passagem pela Diretoria propus a “Chancela da SBC” e o “Selo de Inovação da SBC”. 

Atuei em várias Comissões Especiais ajudando a organizar os eventos (SBIE, CBIE, SBES, SBIA, Webmidia, etc), propondo novas Comissões Especiais (SBSC), participando do Comitê Gestor (Informática na Educação e Sistemas Colaborativos) entre outras atividades.

Como pesquisadora do Instituto Tércio Pacitti (NCE/UFRJ) e professora do Programa de Pós- Graduaçao em Informática, idealizei a Plataforma ACTIVUFRJ http://activufrj.nce.ufrj.br da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou Co-fundadora do Projeto SuPyGirls – Empoderamento feminino através das tecnologias.

Vamos trabalhar juntos para tornar a SBC cada vez mais forte, fazendo a diferença na solução de problemas e melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Agradeço a cada um pela oportunidade!

Abraços.

 

❖ Eliana Silva de Almeida (UFAL)

Prezados,

Estou candidata ao Conselho da SBC para o período de 2021 a 2025.

Me candidato pois, para além de associada, participo da SBC desde 2008 quando assumi a Representação Institucional desta sociedade na UFAL. Naquele momento tomei a decisão de tornar a SBC mais conhecida entre estudantes e docentes da UFAL, e contribui para inserir Alagoas na ERBASE, que na época era um evento conjunto de Bahia e Sergipe. Em 2010 passei a assumir a então Secretaria Regional, e fui uma das coordenadoras da ERBASE, na cidade de Maceió, onde conseguimos reunir mais de 1000 participantes, um sucesso de público. Este evento foi importante para chegarmos ao consenso junto a diretoria da SBC de que estes 3 estados já tinham condições de terem representatividade próprias. E assim passei a assumir a Secretaria Regional Alagoas, onde permaneci até   2014, quando fui professora visitante na Universidade de Calgary, Canadá. Ainda como Secretária Regional em 2013, tive a oportunidade de estar na coordenação do CSBC 2013, em Maceió, uma experiência gratificante que me permitiu conhecer toda a dinâmica desta Sociedade, e que posteriormente me valeu o convite para participar da diretoria durante os dois mandatos de Lisandro Zambenedetti Granville, de 2015 a 2019. Como Diretora de Marketing, trabalhamos para valorizar o nome da SBC junto aos associados, criando a “lojinha”, com lançamentos de produtos temáticos, reorganizamos a revista “Computação Brasil”, com 3 edições anuais, incluindo uma edição associada ao tema do CSBC do ano, e iniciamos o processo de construção do vídeo de divulgação da SBC, que hoje é realidade.   No conselho, minhas decisões serão pautadas na defesa de uma SBC que trabalhe no estímulo à ciência e a pesquisa acadêmica em computação e que entenda a academia como órgão propulsor de inovação e empreendedorismo no Brasil.

Sou professora Titular da UFAL, com mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE-SISTEMAS/UFRJ), doutorado em Informática (PUC-Rio). Atualmente tenho interesse no estudo e análise de imagens médicas e, após 4 anos como coordenadora de inovação e empreendedorismo da UFAL, passei a atuar como docente no mestrado profissional PROFNIT, na área de gestão da inovação e da propriedade intelectual para transferência de tecnologia.

Pelo exposto, me coloco candidata ao Conselho da SBC, no intuito de sempre contribuir de forma inclusiva para o crescimento desta sociedade que é feita por todos nós associados!

Abraços, obrigada pela oportunidade, e fiquem todos bem!

Eliana.

 

❖ Francisco Dantas de Medeiros Neto (UERN)

Sou natural da cidade de Serra Negra do Norte/RN, nordeste do Brasil. Possuo graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2001), mestrado em Sistemas e Computação pela mesma universidade (2004) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RIO, em colaboração com a Universidade de Lancaster/Reino Unido (2013).

Sou professor do Departamento de Computação da Universidade Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desde 2005 e fui indicado pelo atual Conselho da SBC para concorrer a uma cadeira para o próximo mandato do Conselho, 2021 a 2025.

Há 23 anos como sócio SBC, tenho trabalhado em prol do seu fortalecimento em diferente frentes: (1) na disseminação de conhecimento, por meio da co-realização e realização de diferentes eventos, tais como: (i) a Escola Lation-Americana de Engenharia de Software - ELA-ES (2013 (RJ), 2015(RS) e 2016(RN)), (ii) a Escola Potiguar de Computação e suas Aplicação - EPOCA (2014) realizada na cidade de Santa Cruz-RN, (iii) o CSBC 2018, em Natal e (iv) o CBSoft 2020 em formato virtual, (2) no apoio as mais variadas ações e lutas abraçadas pela SBC, em especial, neste período mais recente de pandemia e ataques à Ciência Brasileira e (3) na composição de sua estrutura, atuando como representante Institucional, Secretario Regional, e, desde 2019, como Diretor de Divulgação e Marketing da SBC.

Como Diretor de Comunicação e Marketing da SBC, destaco a realização das seguintes ações: (1) geração de uma nova identidade visual para a Revista Computação Brasil, (2) diversas ações de comunicação (implementação do Giro SBC, mudança no padrão de postagens da rede, desenvolvimento do plano de comunicação e marketing para o ano de 2021, ...), (3) ações de apoio ao teletrabalho (lançamento da Central COVID-19, com informações de apoio à comunidade) e (4) definição de políticas para uso e reestruturação do canal YouTube da SBC para acomodar as demandas dos eventos e da sede.

Atualmente, sou Diretor da UERN Natal e Vice-Reitor eleito da UERN. Em 2006, coordenei a implantação do Núcleo Avançado de Educação Superior da UERN, na cidade de Santa Cruz. Em 2013, assumi a coordenação do PPgCC da UERN/UFERSA. Integrei o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) e sou membro nato do Conselho Universitário (CONSUNI/UERN).

Em tempos de pandemia, ministrei cursos de capacitação no uso de plataformas tecnológicas para ensino por meio de acesso remoto para as comunidades discente e docente do meu Estado, o Rio Grande do Norte (RN). Tal iniciativa foi estendida para toda rede básica de ensino de todo RN, por meio de projeto de extensão que atendeu mais de 7.000 professores.

Enquanto Diretor da UERN Natal, elaborei e executei projetos com foco na promoção da qualidade de vida da comunidade do Campus. Além de estreitar relações com os representantes políticos do RN.

Como Conselheiro da SBC, comprometo-me a continuar trabalhando para fortalecer a SBC, abraçando suas ações e lutas e trazendo a voz da comunidade de Computação para todos os recantos deste País, em especial, do meu amado Nordeste, para dentro da SBC.

A eleição acontecerá no período de 14 a 28 de junho. Conto com seu voto!

Para mais informações acesse:

Vídeo da candidatura: https://youtu.be/k6FgzZ9BbU4

Página pessoal: chicodantas.com

 

❖ Francisco Vilar Brasileiro (UFCG)

Sou Professor Titular da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC) do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da qual sou professor desde 1989. Em mais de 30 anos de atuação como professor universitário lecionei várias disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciência da Computação e orientei mais de uma centena de alunos em trabalhos de iniciação científica e tecnológica, bem como em programas de mestrado e doutorado. Ocupei também as coordenações administrativa, de graduação, de pós-graduação e de pesquisa da UASC/UFCG, a vice-diretoria do CEEI, além de assentos em vários conselhos e colegiados dentro da UFCG. Atuo também, há mais de 25 anos como pesquisador na área de Sistemas Distribuídos, tendo coordenado inúmeros projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, boa parte deles em parceria com a indústria e alguns no contexto de consórcios de instituições de pesquisa nacionais e internacionais. 

Sou membro efetivo da SBC desde 1995 e embora nunca tenha participado da direção ou do conselho da sociedade, sempre estive muito envolvido como contribuidor e organizador de seus vários eventos científicos, notadamente o Simpósio Brasileiro de Tolerância a Falhas e o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.

O Conselho da SBC tem uma missão bastante estratégica, na medida que são de sua competência questões relacionadas com a regulamentação e normatização de vários aspectos da sociedade. Portanto, é importante que o Conselho reflita a diversidade presente em nossa sociedade, quer seja em relação à atuação profissional de seus membros, como também a distribuição regional e de gênero, entre outros aspectos importantes.

Acredito que a experiência que eu acumulei ao longo de minha carreira acadêmica, com experiência em ensino, pesquisa, extensão e administração universitária, sempre com um diálogo estreito com outros entes como a indústria, os governos, agências de fomento, organizações não-governamentais, parceiros internacionais, etc., me qualificam para contribuir junto ao Conselho da SBC. Em particular, espero poder contribuir principalmente com as ações da Diretoria de Educação, Diretoria de Planejamento e Programas Especiais e Diretoria de Articulação com Empresas. Diante do exposto, peço o seu apoio a minha candidatura.

 

❖ Isabela Gasparini (UDESC)

Sou Professora Associada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atuo no Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada (PPGCAp) e no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMT).

Sou Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2.  De 2017 a 2019 atuei como Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada  e participei do Fórum dos Coordenadores junto ao CSBC e do Seminário de Meio Termo da CAPES.

Tenho realizado diferentes atividades na SBC. Destaco aqui algumas participações mais recentes:    

– Editora-chefe da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE)

– Coordenadora da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC)

– Integrante do Comitê Gestor da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE)

– Coordenadora de Programa do XV Women in Information Technology – WIT 2021 do CSBC2021

O histórico de minhas atividades na SBC pode ser visualizado em: http://isabelagasparini.pro.br/participacao-sbc/

Caso eleita para compor o Conselho da SBC, desejo contribuir com a SBC atuando junto às Diretorias de Publicações, de Educação, Articulação com Empresas e Cooperação com Sociedades Científicas, com o seguinte plano de atuação:

–  Colaborar com a Diretoria de Publicações para consolidar os periódicos nacionais da SBC e seus impactos na sociedade;

–  Estimular a interdisciplinaridade com as áreas afins relacionadas aos problemas da sociedade, contribuindo para uma maior diversidade de perfis associados à SBC;

–  Incentivar práticas de estímulo a carreiras STEM (Science, Technology, Engineering, Mathematics), bem como iniciativas para aumentar a participação feminina na área;

–  Contribuir com a renovação de práticas educacionais em nossas áreas;

–  Colaborar com a Diretoria de Educação na atualização dos currículos de graduação e na promoção da Computação na Educação Básica;

–  Apoiar o Grupo de Interesse em Educação em Computação para consolidar essa área no cenário de pesquisa em Computação no Brasil

–  Colaborar com a Diretoria de Cooperação com Sociedades Científicas para aumentar a interação e colaboração com os diversos órgãos e entidades;

–  Apoiar a Diretoria de Articulação com Empresas para promover o empreendedorismo e a inovação associada à pesquisa

Acredito que juntos vamos além e somos mais fortes! 

Desta forma, me coloco à disposição para participar do Conselho da SBC para o Mandato 2021 – 2025. Informações mais detalhadas podem ser acessadas em: http://isabelagasparini.pro.br/

 

❖ Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS)

Apresento minha candidatura para o Conselho da SBC. Sou Professor e o atual Vice-Diretor do Instituto de Informática (INF) da UFRGS.

*** Minhas principais contribuições para a SBC *** 

Tornei-me Associado da Sociedade Brasileira de Computação em 1997, há 24 anos portanto. Desde então, tenho buscado colaborar com a SBC por meio de uma atuação ativa e engajada. Enumero abaixo algumas das minhas principais contribuições para a SBC.

  • De 2009 a 2013, atuei como Diretor Administrativo da SBC. Um dos principais objetivos alcançados no período foi a reformulação dos sistemas computacionais da SBC, resultando na Central de Sistemas que se encontra em produção até hoje. Implantamos, também, as primeiras eleições da SBC via Internet, desenvolvemos o (à época) novo portal web da Sociedade baseado em um Content Management System, lideramos um trabalho minucioso e exaustivo de revisão do estatuto da SBC, estruturamos processos anuais de auditorias na Sede, estreamos a produção de brochuras editadas resumindo as atividades anuais da Sociedade, entre outras iniciativas que se mantém até o presente.
  • Pelas realizações acima, fui agraciado em 2014 com a distinção Associado Destaque do Ano.
  • Atuei como Coordenador (e Vice) da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) entre 2006 e 2010.
  • Trabalhei como Coordenador Geral do SBSeg 2008 e SBRC 2010.
  • Fui Coordenador do Comitê de Programa do SBRC 2014, SBSeg 2009 e SBSeg 2019.
  • Atuei como Coordenador de vários eventos do CSBC, incluindo o CTIC (2005), CTD (2009), SEMISH (2016) e CTD (2019).
  • Coordenei o Programa Técnico da I Escola Regional de Redes de Computadores (ERRC 2003), evento regional da SBC pioneiro na área de Redes.
  • Trabalhei no Comitê de Organização do CSBC 2005 (São Leopoldo) e 2009 (Bento Gonçalves).

*** Proposta de atuação no Conselho *** 

Por ter atuado por dois mandatos à frente da Diretoria Administrativa da SBC, acredito ter uma visão privilegiada sobre o trabalho de todas as diretorias. Julgo que essa experiência possa contribuir para enriquecer, de forma consistente, as ações realizadas pela Sociedade. Assim, se eleito para compor o Conselho da SBC, pretendo contribuir com as iniciativas das diretorias e da comunidade. Especificamente, dado o momento complexo de pandemia (e após), proponho-me a promover discussões e ações nas seguintes dez frentes.

  1. Melhoria e ampliação do portfólio de serviços oferecido aos associados. Acredito que o portfólio, atualmente mais focado em eventos, publicações, exames e competições, possa ser revisitado e diversificado para a nova realidade pós-covid.
  2. Avanço e consolidação de modelo de promoção de eventos na modalidade híbrida, i.e., sustentáveis (para a SBC) e confortáveis e de baixo custo (para os associados).
  3. Promoção de maior capilaridade das ações da SBC, reforçando ações regionais existentes (ex: Escolas) e estimulando iniciativas inovadoras oriundas das Secretarias Regionais. Tais são ainda mais fundamentais em meio a essa crise sanitária que estamos atravessando.
  4. Estímulo a ações de debate e modernização de currículos de Computação, em sintonia com referências internacionais (ex: ACM), bem como apoio à reflexão, estudo e proposição de práticas eficazes de ensino e aprendizagem (especialmente na modalidade híbrida).
  5. Busca por ampliação e consolidação de ações relacionadas à programação competitiva (ex: Olimpíadas e Maratonas), com foco em aspectos como ações de treinamento, bem como visando à ainda maior capilaridade e adesão da comunidade.
  6. Incentivo a ações visando à curricularização de Pensamento Computacional, Algoritmos e resolução de problemas nos Ensinos Fundamental e Médio.
  7. Discussão e acompanhamento de ações que promovam o bom desenvolvimento das relações profissionais e, muito especialmente, um ambiente nacional rico em oportunidades de trabalho e de empreendimentos em Computação.
  8. Ampliação de estratégias de aproximação e trabalho conjunto com empresas e órgãos governamentais para apoio na resolução de grandes desafios tanto da sociedade brasileira quanto da SBC.
  9. Fortalecimento de ações para a diversificação da comunidade de Computação.
  10. Valendo-me da proximidade da Sede da SBC ao meu local de trabalho e da minha experiência prévia como Diretor Administrativo, colaborarei com ações in-loco que possam resultar em melhorias nos serviços prestados aos associados.

*** Minha biografia em resumo *** 

Sou Graduado (1995), Mestre (1998) e Doutor (2002) em Ciência da Computação pelo Instituto de Informática (INF) da UFRGS. Há quinze anos, em 2006, voltei ao INF para atuar como professor e pesquisador nas áreas de Redes de Computadores e Segurança de Sistemas Computacionais. Atualmente, sou o Vice-Diretor do Instituto. Como pesquisador, sou Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1D. Atuo, ainda, como Editor-Chefe do Journal of Network and Systems Management (Springer). Ao longo de minha trajetória acadêmica, tive a oportunidade de colaborar com a formação de um grande número de pessoas, mais de 85, incluindo bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Como resultado do trabalho conjunto com esses ex-alunos, publicamos mais de 130 artigos em simpósios e periódicos qualificados. Ainda no escopo de minha atuação em pesquisa, coordenei diversos projetos de pesquisa nacionais e internacionais, com parceiros na academia e na indústria. Mais informações sobre meu histórico podem ser encontradas em http://www.inf.ufrgs.br/~paschoal e http://lattes.cnpq.br/3059640410928425.

Agradeço desde já a atenção a mim dispensada, colocando-me à disposição para continuar contribuindo com a nossa SBC e na expectativa de - se possível - contar com o seu voto.

Prof. Luciano Paschoal Gaspary

Instituto de Informática – UFRGS

 

❖ Sergio Castelo Branco Soares (UFPE)

Gostaria de apresentar formalmente aqui minha candidatura ao Conselho da SBC, em especial aos que ainda não me conhecem.

Sou Professor Associado do Centro de Informática da UFPE e fiquei muito honrado ao ser indicado para concorrer nesta eleição pelo atual Conselho da SBC. 

Há quase 20 anos (desde 2002) sou associado da SBC e neste tempo me envolvi e continuo me envolvendo em diversas ações da SBC. Fui Secretário Regional de PE de 2010 a 2015, Coordenador Comissão Especial de Engenharia de Software de 2014 a 2015, Diretor de Articulação com Empresas de 2015 a 2017, e Coordenador Geral do CSBC 2015 em Recife. 

Além disso, tenho participado de comissões organizadoras e comitês de programa de vários eventos da SBC (CBSoft, Computec, CSBC, CTD-QS, CTIC, Escola Regional de Informática de Pernambuco, SBES, SBLP, SBCARS, SEMISH, SugarLoafPLoP, LA-WASP, WBCI e WDRA). 

Se eleito para o Conselho, farei o máximo para apoiar a SBC na sua missão, em especial no incentivo às atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento em computação no Brasil, na atenção à política governamental ligada às atividades de computação no Brasil, e na promoção dos diversos eventos, escolas, reuniões e ações que tenham por objetivo a divulgação da ciência e os interesses da comunidade de computação.

Espero contar com o apoio e confiança de vocês.

 

❖ Sergio Lifschitz (PUC-Rio)

Sou Professor Associado do Departamento de Informática da PUC-Rio e atuo basicamente em duas grandes áreas de pesquisa, ensino e desenvolvimento na computação: Bancos de Dados e Bioinformática. Sou sócio da SBC há mais de 20 anos e tenho uma participação mais ativa junto às Comissões Especiais das minhas áreas de atuação, a CE de Bancos de Dados (CEBD) e a CE de Biologia Computacional (CEBioComp), que ajudei a criar. Também busco colaborar em vários outros eventos da SBC como membro de comitê de programa (BreSci, Wperformance, Semish, entre outros).

No caso do CEBD já fui membro do comitê diretivo, coordenador do comitê de programa do SBBD (2004) e participo todos os anos de inúmeros comitês de programa do SBBD. Em 2020 assumi a coordenação geral do SBBD em modo online e devo coordenar novamente em 2022. Já com respeito à CEBioComp participei inúmeras vezes do comitê diretivo, desde o 1o evento em 2002, e fui coordenador geral de 4 eventos (WOB 2013, BSB 2007, 2010 e 2019), além de participar de diversos comitês de programa.

Já fui conselheiro suplente da SBC em duas ocasiões. Se eleito agora como conselheiro efetivo, pretendo auxiliar a Diretoria eleita no seu dia-a-dia e também contribuir trazendo questões que considero relevantes para a área de computação no país, a saber (i) a divulgação e popularização da ciência da computação; (ii) a atração de mais e melhores estudantes para nossa área desde o ensino fundamental; (iii) o ponto de vista das Universidades particulares do país que fazem ensino e pesquisa de qualidade em computação; (iv) a necessidade de mais colaborações em pesquisa e ações políticas da SBC em conjunto com a SBPC e demais sociedades científicas brasileiras; e (v) ajudar a repensar os eventos promovidos pela SBC com as CEs de maneira que sejam cada vez mais inclusivos.

 

❖ Tayana Uchoa Conte (UFAM)

Sou candidata ao conselho da SBC nestas eleições.


Se você prefere uma apresentação mais tradicional, vá para a Parte 1.

Se você já me conhece, vá direto para a Parte 2 :)


Parte 1:

Sou atual coordenadora da CEES (Comissão Especial de Engenharia de Software), faço parte da CEIHC (Comissão Especial de Interação Humano Computador), além de atuar na Comissão de Educação (2019 – 2021), sob a coordenação da Diretora de Educação Itana Gimenes. Já havia atuado anteriormente na Comissão de Educação no período de 2011 a 2013, quando Mirella Moro era Diretora de Educação.

  
Tenho realizado diferentes atividades na SBC. Destaco aqui algumas participações mais recentes:

– Chair do WEI 2021 (evento integrante do CSBC 2021)

– Co-chair do SBES 2020

– Co-chair do IHC 2020

– Co-chair do SECOMU 2018 (evento integrante do CSBC 2018)

– Chair do SBQS 2018


Sou professora associada do IComp/ UFAM e bolsista de produtividade do CNPq – Nível 2.

Fiz graduação na UFPA, mestrado na UFMG, doutorado na COPPE/UFRJ, pós-doc (sabático) na UCI.

Desde o término do meu doutorado em 2009, atuo no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da UFAM e já concluí a orientação de 28 mestrados e 8 doutorados como orientadora principal. Minhas publicações podem ser encontradas em:

http://lattes.cnpq.br/6682919653508224
https://dblp.uni-trier.de/pid/48/5.html


Parte 2

Ano passado recebi um “Prêmio” muito especial dos meus companheiros de CEES – um “Reconhecimento pela dedicação em tornar a Comunidade de Engenharia de Software mais inclusiva e colaborativa”.

Essa é exatamente a minha meta se for eleita para o Conselho: atuar para uma SBC ainda mais inclusiva e colaborativa!

Quem me conhece sabe que eu admiro demais a SBC, a seriedade da nossa Sociedade Científica! Quando a Mirella era diretora de Educação e teve que se ausentar um tempinho pela licença maternidade (melhor motivo!), ela me deu a honra de substituí-la nas reuniões de diretoria. Naquele ano, eu pude entender o tamanho do trabalho voluntário que os diretores e conselheiros fazem na SBC! Minha admiração só aumentou!

Porém, muitas vezes, nós não temos ideia da dimensão completa deste trabalho. Ou às vezes, nós não sabemos com quem falar, com quem conversar sobre pontos que achamos importantes. E tem pontos que precisamos falar mesmo, discutir não apenas no âmbito do conselho e da diretoria, mas ampliar a discussão para todos nós, membros da Sociedade Brasileira de Computação!


Então, vamos lá fazer uma SBC ainda mais inclusiva e colaborativa!