CONTATO | SIGA A SBC

Realizado pela SBC, evento acontece de 13 a 15 de março, em Porto Alegre e em outras quatro cidades-polo

O I Simpósio Brasileiro de Computação na Educação Básica (SBC-EB) terá sua primeira edição em 2024. Promovido pela SBC, esse será o primeiro evento da Sociedade voltado inteiramente para a formação de professores com foco na Educação Básica. O SBC-EB acontecerá de 13 a 15 de março, tendo como cidade-sede Porto Alegre (RS), e como cidades-polo, com atividades híbridas, presenciais e on-line, Belém (PA), Cuiabá (MT), Natal (RN) e Rio de Janeiro (RJ).

O Simpósio tem como objetivo reunir docentes e discentes de cursos de licenciatura, gestores de escolas e gestores públicos da área de Educação com especialistas no ensino de Computação, criando um fórum de discussão, aprendizado e troca de experiências. Nos três dias de evento, a programação inclui painéis, palestras, sessões de apresentações de trabalhos, oficinas e rodas de conversa, além de uma competição entre os pólos relacionada a atividades de ensino de Computação.

O SBC-EB é bastante aguardado por toda a comunidade, sobretudo depois da inclusão de habilidades da Computação na BNCC. “A ideia já é antiga, sempre quisemos fazer um evento voltado para professores de Educação Básica. Mas primeiro focamos em demonstrar a relevância que a Computação tem na formação do cidadão do século XXI para o Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação. Isso implicou em uma discussão ampla envolvendo diversos atores, que culminou na inclusão da Computação na BNCC. Agora é o momento de mostrar isso para toda a sociedade e, em especial, para os professores de Educação Básica. Muito mais que um evento para o público de EB, a ideia é criar uma comunidade congregando este público e a comunidade da SBC, que já trabalha com ensino de Computação há décadas”, explica a Professora Doutora Leila Ribeiro, Diretora de Computação na Educação Básica da SBC e Coordenadora Geral do SBC-EB.

Além da professora, o evento conta como membros da sua comissão organizadora: Renata Galante (UFRGS), Coordenadora Local; Lisandro Granville (UFRGS), Financeiro; Michelle Wangham (Univali), Captação de Patrocínio e Divulgação; Luciana Foss (Ufpel), Comitê de Programa; Eunice Nunes (UFMT), Coordenadora do Polo Cuiabá; Denis Rosário (UFPA), Coordenadora do Polo Belém; Apuena Gomes e Jair Cavalcanti (UFRN), Coordenadores do Polo Natal; Angélica Dias e Claudia Motta (UFRJ), Coordenadores do Polo Rio de Janeiro. 

 

SEDE E CIDADES-PÓLOS

A primeira edição do Simpósio tem como sede a cidade de Porto Alegre (RS) e o evento acontecerá no Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mas, dada a abrangência e complexidade da temática, a comissão organizadora optou por realizá-lo também em outros quatro polos, a fim de ampliar o debate para outras regiões brasileiras. Com isso, o evento acontecerá também em Natal (RN), no Auditório B206 do Instituto Metrópole Digital, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (IMD/UFRN); no Rio de Janeiro (RJ), no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ); Belém (PA), no Auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais, da Universidade Federal do Pará (Icen/UFPA); e em Cuiabá (MT), no Instituto de Computação da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Sobre a dinâmica do formato, a Coordenadora explica: “Os polos oferecerão todos os painéis, palestras e apresentações de trabalhos do evento via streaming, permitindo também que os participantes formulem perguntas que serão enviadas para a sede em Porto Alegre para serem respondidas pelos palestrantes/painelistas. Mas também oferecerão oficinas e rodas de conversa presencialmente. Ou seja, o evento será híbrido, com parte via videoconferência e parte presencial”, resume.

 

PROGRAMAÇÃO

Serão três dias de intensa programação pensada especialmente com foco na formação de professores da Educação Básica. Como destaque, o Simpósio trará painéis sobre  “Computação na BNCC", "Perspectivas da Computação na Educação Brasileira" e "Implementação da Computação nas escolas: Políticas públicas e Parcerias com Universidade", além de um painel especial com participação de Secretários Estaduais de Educação. Esses painéis acontecerão presencialmente em Porto Alegre e serão transmitidos em tempo real para todos os polos.  

“Teremos também oficinas e a Hora do Código, que é uma atividade  para motivar o público, mostrando que a Computação é muito divertida e traz muito conhecimento sobre o mundo de hoje”, destaca Leila Ribeiro.

Acesse a programação completa de todas as cidades no site do evento.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas e têm valores diferentes para cidade-sede e cidades-polo, com diferenciação também por categoria pretendida: estudante de graduação, estudante de pós-graduação, professor de Educação Básica e profissional. Associados SBC têm desconto em todas as categorias e cidades. O detalhamento está na página de inscrições do site. 


Saiba mais no site do evento e participe! : www.sbc.org.br/sbc-eb2024.