CONTATO | SIGA A SBC

Concurso tem chamada de trabalhos abertas até o dia 29 de abril

Está aberta a edição de 2024 do Selo de Inovação SBC! O concurso é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, e premia projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, o mestrado ou o doutorado que proponham soluções potencialmente inovadoras. A chamada de trabalhos foi aberta no dia 19 de fevereiro e receberá projetos até o dia 29 de abril. 

Podem concorrer todos projetos acadêmicos que tenham caráter inovador, levando-se em conta as soluções relacionadas ao tema escolhido, e que tenham um protótipo para apresentação, que será analisado na primeira etapa do concurso. A submissão dos trabalhos pode ser feita seguindo as orientações do edital disponível no site da SBC. 

Desenvolvido com o objetivo de promover a inovação no ambiente acadêmico, o Selo premiará três projetos inovadores em cerimônia realizada no dia 22 de julho, durante o 44º Congresso da SBC, em Brasília. Como contrapartida, os trabalhos serão amplamente divulgados nos canais de comunicação da SBC (site oficial, listas e redes sociais) e o melhor avaliado terá também um artigo na Revista SBC Horizontes, tradicional publicação da SBC, que existe desde 2008.

"Nas últimas edições do Selo de Inovação, observamos um aumento significativo na submissão de projetos altamente elaborados e com soluções inovadoras. Isso evidencia um interesse crescente por parte dos acadêmicos na iniciativa. Este ano, planejamos promover um webinar com o objetivo de incentivar ainda mais a participação e esclarecer dúvidas sobre a elaboração de projetos para a competição”, explica Michelle Wangham, Diretora de Inovação da SBC. 

 

DATAS E ETAPAS

Após a etapa de inscrição, que segue até o dia 29 de abril, os projetos serão avaliados na fase de seleção e o resultado será anunciado no dia 14 de junho nos canais de comunicação da SBC. Os cinco projetos selecionados passarão para a próxima etapa, a fase de apresentação. 

As apresentações acontecerão no dia 22 de julho, durante o COMPUTEC, evento que integra o 44° Congresso da SBC, realizado presencialmente em Brasília (DF), de 21 a 25 de julho. Cada proponente deverá desenvolver uma apresentação curta (pitch) de até cinco minutos.  

A avaliação fica a cargo de um grupo de jurados envolvidos no ecossistema de Inovação e Empreendedorismo que observarão critérios como: originalidade e grau de inovação, impacto para sociedade, aplicabilidade e mercado, criatividade, e, por fim, modelo de negócios. Ao final dessa etapa, os três melhores projetos ganharão o Selo de Inovação SBC.

 

PROJETOS VENCEDORES 2023

Em 2023, o Selo de Inovação SBC teve sua divulgação ampliada e recebeu projetos de todas as regiões brasileiras. Também a partir do último ano, o concurso passou a contar com a participação de novos avaliadores do ecossistema de inovação, como membros da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

O grande vencedor da última edição foi o projeto “Carbono 21 – Transformando ações de reflorestamento em um ativo digital”, co-assinado por Pedro Henrique Barcha Correia (USP), Marcos Simplicio Jr (USP), Charles Miers (UDESC), Marco Marques (USP) e Luciano Ermilivitch (USP). Em segundo lugar ficou o projeto “Smart Glasses: Tecnologia vestível para auxiliar pessoas com deficiência visual na detecção de obstáculos”, de Petrucio Filho (UFC), Letícia Saraiva Chaves (UFC), Carlos Ferreira (UFC), Camila Diogenes (UFC), Maria Simone Nunes (UFC), Ingrid Monteiro (UFC), Paulo Armando Cavalcante Aguilar (UFC) e Marcelo Martins da Silva (PUC-Rio).

Já o terceiro lugar ficou com o projeto “TITO: uma ferramenta para auxiliar no prognóstico da tuberculose através de um modelo de inteligência artificial (IA)”, dos co-autores Maicon Lino Ferreira da Silva Barros (UPE), Vanderson Sampaio (Fundação de Medicina Tropical) e Patricia Takako Endo (UPE). 


As informações detalhadas sobre o Selo de Inovação SBC estão disponíveis na página do concurso. As dúvidas podem ser encaminhadas diretamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  com o assunto “Selo de Inovação SBC”.