CONTATO | SIGA A SBC

O Professor Nelson Fonseca, do Instituto de Computação da Unicamp, foi vencedor do IEEE Communications Society Education Award, uma premiação internacional concedida pela IEEE Communications Society, sociedade independente considerada a principal organização internacional para profissionais de engenharia em tecnologia de comunicações e redes de informação, com mais de 30 mil membros em todo o mundo. A premiação aconteceu no final de 2023, em cerimônia realizada durante a conferência IEEE Globecom 2023, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Concedido anualmente, o IEEE Communications Society Education homenageia membros e indivíduos por realizações em educação e pesquisa, contribuições significativas para a indústria que beneficiam o público e aqueles cuja liderança resultou em grandes avanços no campo da tecnologia da informação e comunicação. Professor Nelson foi homenageado na categoria Career Award pela sua excepcional contribuição à Educação em redes de comunicação. 

“Fiquei muito honrado ao receber o prestigioso prêmio IEEE ComSoc Education Award pelas contribuições à Educação em redes de comunicação, o que serviu de grande motivador para me engajar em futuras iniciativas”, resume o Professor Nelson sobre a homenagem. 

Ph.D em Engenharia da Computação pela University of Southern California e Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade de Campinas, Nelson Fonseca já publicou mais de 450 artigos e orientou mais de 80 alunos de pós-graduação e quinze deles receberam prêmios em concursos de teses e dissertações brasileiros e latino-americanos.

Entre seus atuais interesses de pesquisa estão: redes 5G, IoT Celular, Inteligência Artificial aplicada a Redes e Sistemas Distribuídos, Redes Ópticas Elásticas, Fog Computing e Edge Intelligence. Nelson também atuou em serviços de Vídeo, Escalonamento, Grid e Cloud Computing, Controle de Tráfego e Modelagem de Tráfego.

Hoje, além de lecionar, o Professor Nelson Fonseca atua como vice-presidente de conferências da Communications Society, já tendo sido também palestrante ilustre da sociedade. Em 2020, recebeu o prêmio Harold Sobol da IEEE Communications Society, por serviços exemplares para reuniões e conferências, e o prêmio ComSoc Joseph LoCicero 2012, por serviços exemplares a publicações, além de outros prêmios na mesma sociedade em anos anteriores.