CONTATO | SIGA A SBC

A divulgação científica desempenha um papel crucial na disseminação dos resultados de pesquisas conduzidas por cientistas em todo o mundo. Essa prática promove a democratização do acesso à informação, impulsionando o avanço da ciência por meio da colaboração entre pesquisadores de diferentes países. A divulgação de alta qualidade é, portanto, a consequência natural de pesquisas bem conduzidas.

No entanto, apesar de sua importância inegável, nos últimos anos, algumas editoras e pesquisadores têm adotado práticas questionáveis ao divulgar os resultados de pesquisas. Entre essas práticas, respaldadas por evidências claras, incluem-se: 1) editoras oferecendo a publicação de artigos já apresentados em eventos por um pagamento e sem revisão por pares; 2) editoras cobrando taxas para uma publicação acelerada, com processos de revisão que não ultrapassam um dia; 3) editoras usando nomes de veículos similares aos de veículos científicos respeitáveis para induzir pesquisadores a acreditar que estão submetendo seus trabalhos a locais legítimos; 4) editoras com assédio exagerado a autores, principalmente os pesquisadores em início de carreira; 5) pesquisadores comercializando participação em artigos; ou 6) envolvimento de pesquisadores em colaborações duvidosas para inclusão de nomes em artigos.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e os representantes da área de Computação na CAPES e CNPq ressaltam a importância do comprometimento com a credibilidade da literatura científica e a confiança na pesquisa acadêmica e expressam publicamente sua preocupação com práticas questionáveis, pois elas têm o potencial de causar danos significativos tanto aos novos pesquisadores quanto às pesquisas conduzidas no país. A divulgação responsável dos resultados dessas pesquisas é uma parte fundamental dos padrões de integridade e ética na pesquisa.

Instamos a comunidade de Computação, composta por pesquisadores, professores, estudantes e entidades, a não endossar tais práticas, a apoiar o combate a elas e a permanecer vigilante em relação àqueles que agem de maneira prejudicial. A escolha cuidadosa de onde submeter seus trabalhos é essencial para garantir a integridade da pesquisa científica.

A SBC e os representantes da área de Computação na CAPES e no CNPq estão comprometidos com a preservação da integridade e ética na pesquisa científica.

 

 

Sociedade Brasileira de Computação
Coordenadores da Área de Computação na CAPES
Comitê Assessor – Ciência da Computação no CNPq