CONTATO | SIGA A SBC

O professor Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS), diretor de finanças da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e diretor adjunto de pesquisa, desenvolvimento e inovações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) foi eleito como um dos membros titulares do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). A partir de janeiro de 2024, Lisandro assumirá como representante da comunidade científica e tecnológica em um mandato de três anos. Com ele, assumem também os professores Marcelo Fornazin (UFF) e Rafael Evangelista (Unicamp).

Responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, o CGI.br administra através de seu braço operacional, o NIC.br, o domínio .br, além de coordenar e integrar iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, inovação e disseminação dos serviços ofertados. 

O CGI.br é formado por 21 integrantes, sendo onze deles representantes da sociedade civil eleitos para um mandato de três anos. Além dos três representantes da comunidade científica e tecnológica, o comitê elege quatro membros do terceiro setor e quatro do setor empresarial. Completam o grupo nove representantes de órgãos de governo, como ministérios, Anatel, CNPq e CONSECTI, além de um representante de notório saber em assuntos de Internet.

“Recebi a notícia da votação com muita alegria porque posso novamente contribuir com o CGI.br, levando as pautas da comunidade que me elegeu, avançando em questões importantes com o objetivo de desenvolver o ecossistema da Internet no Brasil”, destaca Lisandro.

O professor teve a sua primeira gestão no CGI em janeiro de 2008 e esteve como conselheiro titular até 2017. Naquele ano tornou-se conselheiro suplente, cargo que ocupou até este ano. Sobre a relação da entidade com a SBC, Lisandro destaca: “A SBC colabora em várias atividades do CGI.br, enquanto o CGI.br é um apoiador da SBC e seus eventos de longuíssima data, desde o SBRC 2002 de Búzios”.

Além de professor da UFRGS, diretor da SBC e diretor adjunto da RNP, Lisandro é membro dos Comitês Assessores em Ciência da Computação (CA-CC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), bem como coordenador do Conselho Técnico-Científico da Softsul, membro do IEEE ComSoc GITC (Comitê Permanente de Conteúdo Técnico GLOBECOM/ICC) e editor-chefe associado do Wiley International Journal of Network Management (IJNM).