CONTATO | SIGA A SBC

A Computação ganhou lugar de destaque no Prêmio Jabuti deste ano. O livro  "Alan Turing - Suas Máquinas e Seus Segredos", de autoria de Sílvia Amélia Bim e Silvio Luiz Bragatto Boss, foi um dos dez finalistas na categoria “Juvenil” da premiação. A publicação, lançada em 2022 pela Editora Blucher, conta a história de Alan Turing, considerado o pai da Computação, tem ilustrações de Kelen Linck e possui o selo de Chancela da SBC. 

Co-autora do livro ao lado do professor Silvio Luiz Bragatto Boss (UTFPR-PB), a professora Sílvia Amélia Bim (UTFPR-CT) explica que a ideia para escrevê-lo veio da percepção de urgência em apresentar para estudantes da Educação Básica uma Computação sem estereótipos. “Precisamos contar para um público cada vez mais jovem que a Computação é feita de pessoas. Pessoas diversas, com histórias pessoais - independente do país, da cultura, do momento histórico - que podem ter relação com as nossas próprias vivências. Descobrimos com as biografias que os dilemas humanos se repetem ao longo do tempo, e vamos aprendendo com quem veio antes, como podemos evitá-los ou superá-los”, destaca Sílvia.

Estreante como indicada ao Jabuti, a professora já tem na carreira outros dois livros infantojuvenis publicados: "A vida de Ada Lovelace" (Editora da SBC - edição esgotada) e "Ada Lovelace: a condessa curiosa" (Editora InVerso). Membro da Comissão de Educação Básica da SBC e ex-coordenadora e consultora do Programa Meninas Digitais, Sílvia Bim explica que esses dois postos inspiram de maneira muito presente as suas produções como autora.

“Desde 2011 estamos, através dos Projetos Parceiros, indo dialogar com estudantes e docentes da Educação Básica. Começamos com o Ensino Médio e descobrimos que era preciso falar com as séries iniciais. Descobrimos que há inúmeras formas de falar sobre a Computação para desconstruir estereótipos e inspirar novos talentos. Estudar a vida de personalidades da Computação também me inspira na minha atuação docente e como pesquisadora. E aprendo muito sobre a própria Computação. É apaixonante!”, explica.

Colaborações 

Iniciada em 2021, ainda em contexto pandêmico, a escrita de "Alan Turing - Suas Máquinas e Seus Segredos" foi um trabalho compartilhado com o professor Silvio Luiz Bragatto Boss, que destacou o desafio de escrever sobre um nome tão fundamental para a Computação.  

“Contar a história de Alan Turing foi um desafio para mim. Primeiro, por se tratar de uma personalidade importante e conhecida mundialmente pelas suas contribuições.  Segundo, pela sua história de vida, que apesar de intensa e de todas as suas contribuições na Segunda Guerra Mundial e para a ciência, ainda foi condenado por ser gay. Outro desafio foi conseguir traduzir a vida de Turing em uma linguagem para o público jovem. Porém, trabalhar com Silvia, uma grande amiga, tornou todo esse processo muito mais fácil e prazeroso e, certamente, uma das maiores realizações da minha vida”, conta o professor Silvio Boss.

O livro conta também com colaboração da ilustradora Kellen Link, que cuida da concepção visual da publicação. “Dialogamos muito sobre como representar a história de forma ilustrada e o trabalho da Kellen é espetacular. Ela retratou o Alan Turing de uma forma linda! Sem as ilustrações o livro não estaria completo. Por fim, também tivemos a orientação da equipe da Editora Blucher, principalmente do editor Jonatas Eliakim, que sinalizaram alguns caminhos para dialogar com o público infanto-juvenil”, resume Sílvia Amélia Bim.

Computação no Jabuti

Essa não é a primeira vez que a Computação ganha destaque no Prêmio Jabuti por meio de trabalhos assinados por membros da SBC. Outros dois livros com Chancela SBC já foram indicados e contemplados com o Prêmio Jabuti. 


Em 2012, o livro “Sistemas Colaborativos”, organizado pelos professores Mariano Pimentel (UNIRIO) e Hugo Fuks (PUC-Rio) ficou em 3º lugar na categoria “Tecnologia e Informática”. E em 2017, o livro “Introdução à Mineração de Dados com Aplicações em R”, de autoria de Leandro Augusto da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM), Sarajane Marques Peres (USP) e Clodis Boscarioli (UNIOESTE) foi indicado na categoria “Engenharias, Tecnologias e Informática”.

Apesar de ser um dos dez semifinalistas da premiação este ano, "Alan Turing - Suas Máquinas e Seus Segredos" não está na lista dos cinco finalistas que concorrem à premiação no dia 5 de dezembro. O Prêmio Jabuti irá contemplar escritores, ilustradores, editores e outros em uma cerimônia realizada no Theatro Municipal de São Paulo.