CONTATO | SIGA A SBC

Tanara Lauschner, Diretora de Relações Profissionais da SBC e professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é a nova subsecretária para a Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A criação da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia para a Amazônia foi apresentada pela ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, como uma das inovações da pasta.

Tanara destaca que a missão da Subsecretaria é olhar especificamente para a Amazônia pensando no desenvolvimento de projetos, pesquisas e da área da Ciência e Tecnologia na região. “Isso demonstra que de fato a Amazônia está sendo priorizada dentro do Ministério e dentro do Governo Lula”, afirma. 

Sobre o trabalho, Lauschner explica: “É bem importante a articulação que a Subsecretaria fará no sentido de definir programas, elaborar políticas públicas, ouvir especialistas da região, entender quais são os gargalos e as áreas onde se tem maior potencial, onde se pode colocar mais recursos. Já estamos trabalhando na elaboração de um termo de referência de um programa de desenvolvimento sustentável para a Amazônia que será  submetido ao conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) para que se possa, primeiro, fazer um grande programa de desenvolvimento sustentável para a Amazônia e, depois, definir os editais para fomento do sistema de Ciência e Tecnologia na região”. 

Tanara Lauschner é engenheira eletricista, mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutora em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Além de Diretora da SBC, ela é também é conselheira do Comitê Gestor da Internet (CGI.br). 

“Fiquei muito feliz e honrada com o convite da ministra Luciana. Foi um reconhecimento importante do meu trabalho. Desde o anúncio da nomeação, recebi muitas declarações de apoio, não só de pessoas da comunidade da Computação, mas também de vários colegas da Ufam, vários pesquisadores e pesquisadoras. Minha expectativa é grande e estou muito disposta para tentar fazer uma colaboração importante para o desenvolvimento da Amazônia e espero contar com apoio de toda a SBC neste trabalho”, completa Lauschner.