CONTATO | SIGA A SBC

Realizado em João Pessoa (PB), evento foi marcado pelo intercâmbio de gerações da comunidade da Computação

Seis dias intensos, marcados, principalmente, pelo intercâmbio de conhecimento entre diferentes gerações da Computação. A 43ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) foi repleta de marcos que fazem com que o evento fique registrado de forma especial na história da SBC. 

Mantendo a sua máxima de “maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina”, o Congresso superou os 1,6 mil participantes, maior número nas últimas onze edições realizadas. Voltando ao Nordeste depois de quatro anos, o CSBC aconteceu, pela primeira vez, em João Pessoa (PB), e foi organizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), sob coordenação geral de Francisco Daladier Marques Júnior e Paulo Ditarso Maciel Júnior.

Realizado de 6 a 11 de agosto de 2023, o Congresso trouxe o tema “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital”, temática que, somada à parceria da Expotec, evento de tecnologia que acontecia também no Centro de Convenções de João Pessoa, local que abrigou o CSBC, atraiu muitos jovens iniciantes na Computação. Para além do número importante de participantes, a edição foi memorável, principalmente, por marcar a celebração dos 45 anos da Sociedade Brasileira de Computação, comemorada com um jantar especial durante o evento. 

Foram 33 atividades, entre eventos-base, eventos-satélites e eventos especiais, que passaram por seminários, assembleias, palestras, workshops, concursos, reuniões técnicas, competições, cursos, atividades sociais e muito mais.  O congresso contou ainda com a mobilização de mais de 140 estudantes voluntários estudantes de seis instituições de ensino superior da Paraíba. 

Este ano, além do alto número de inscrições, o evento recebeu, em sua etapa prévia, um volume importante de submissões de trabalhos: foram 932 no total, o que fez com que esta edição retomasse o número de submissões do período anterior ao da pandemia da COVID-19. Os artigos selecionados e apresentados na edição já estão, inclusive, disponíveis na SBC OpenLib, a SOL, biblioteca digital aberta da SBC.

"O volume muito grande de participantes foi o maior desafio para a equipe de organização, mas todos os eventos foram realizados a contento e a participação massiva da comunidade de Computação foi certamente muito apreciada. A discussão oportuna da integração dos mundos físico e digital serviu de base para os diversos encontros promovidos, com destaque não apenas para as facetas tecnológicas, mas também para os aspectos sociais envolvidos. Para a organização do evento, ao final, ficou uma sensação de dever cumprido e que todos puderam sentir um pouco do aconchego da nossa terra. Esperamos revê-los no CSBC 2024”, destacou Paulo Ditarso Maciel Júnior, Coordenador Geral do CSBC.

 

POSSE PRESIDÊNCIA E DIRETORIA

Mas, para além dos marcos numéricos, o 43° CSBC teve a sua realização marcada também por acontecimentos importantes para a SBC. Nele, o ex-presidente Raimundo Macêdo (UFBA) fez a sua despedida de quatro anos à frente da Sociedade, passando a gestão para Thais Vasconcelos Batista (UFRN), que foi empossada como nova presidente da SBC para o biênio 2023-2025 e assumiu a presidência tendo ao seu lado, como vice-presidente, o professor Cristiano Maciel (UFMT).

A cerimônia de posse foi realizada no evento durante a Assembleia Geral da SBC, no dia 10 de agosto. Além de presidente e vice-presidente, assumiram também os novos diretores do biênio 2023-2025, nas Diretorias: Administrativa, Renata de Matos Galante (UFRGS); Finanças, Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS); Eventos e Comissões Especiais, Denis Lima do Rosário (UFPA); Educação, Claudia Lage Rebello da Motta (UFRJ); Publicações, José Viterbo Filho (UFF); Planejamento e Programas Especiais, André Luís de Medeiros Santos (UFPE); Secretarias Regionais, Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT); Comunicação, Alirio Santos de Sá (UFBA); Relações Profissionais, Tanara Lauschner (UFAM); Competições Científicas, Carlos Eduardo Ferreira (USP); Cooperação com Sociedades Científicas, Ronaldo Alves Ferreira (UFMS); Inovação, Michelle Silva Wangham (UNIVALI); e Computação na Educação Básica, Leila Ribeiro (UFRGS).

“O CSBC 2023 foi um evento magnífico. Tivemos um conjunto de atividades interessantíssimas acontecendo de forma paralela e isso foi muito proveitoso. A organização fez um trabalho brilhante e, sendo o primeiro evento organizado por um Instituto Federal, considero isso um marco importante, e que sirva de exemplo para que outros institutos possam vir a organizar esse e outros eventos da SBC”,  destacou, sobre o evento, a presidente Thais Vasconcelos. Os detalhes da posse e mais informações sobre a nova presidente podem ser conhecidas em uma matéria especial disponível no site da SBC.

PREMIAÇÕES 

A SBC concede durante o CSBC, anualmente, uma série de premiações e homenagens a nomes importantes da Computação que se destacaram nesse e em outros anos. Em 2023 não foi diferente, e o evento foi marcado pela entrega de diversos prêmios. 

O Prêmio Cristina Tavares, que homenageia pessoas da comunidade nacional que se distinguiram na atuação política em defesa dos mesmos princípios que norteiam a SBC, foi concedido a Percival Henriques de Souza Neto, membro titular do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e atual presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid). 

O Prêmio Mérito Científico, que homenageia membros da SBC com reconhecida contribuição técnico-científica em pelo menos uma das várias áreas e especialidades da computação abrangidas pela SBC, foi concedido a Edmundo Albuquerque de Souza e Silva, Professor Titular do Departamento de Ciência de Computação do Instituto de Matemática da UFRJ.

Mike Hinchey, ex-diretor do Laboratório de Engenharia de Software da NASA e professor de Engenharia de Software na Universidade de Limerick, na Irlanda, foi homenageado com o Prêmio SBC Service Award, concedido a pessoas da comunidade internacional com reconhecidas contribuições à SBC. 

O Prêmio Luiz Fernando Gomes Soares, que homenageia pessoas da comunidade nacional que se distinguiram por contribuições sociais relacionadas à área de Computação, foi concedido a Antonio Mauro Barbosa de Oliveira, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará  (IFCE) desde 1974. 

E, por fim, o Prêmio Associado Destaque do Ano, que homenageia membros da SBC que se distinguiram por serviços prestados à SBC no período entre dois CSBCs, foi concedido a José Viterbo Filho, diretor de Publicações da SBC.

Você pode conferir em detalhes tudo que aconteceu durante o Congresso acessando o conteúdo das redes sociais do Congresso. A 44ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação já está confirmada e acontecerá em Brasília (DF), em 2024.