CONTATO | SIGA A SBC

Conheça os três melhores trabalhos selecionados durante o 43° CSBC

Os vencedores do Selo de Inovação SBC 2023 foram anunciados durante o 43° Congresso da SBC, realizado na semana passada, em João Pessoa (PB). Os três melhores projetos inovadores foram conhecidos durante a Assembleia Geral, que aconteceu na quinta-feira, 10 de agosto, quarto dia de evento, com presença do então presidente da SBC, Raimundo Macêdo, e da Diretora de Inovação, Michelle Silva Wangham. 

O grande vencedor foi o projeto “Carbono 21 – Transformando ações de reflorestamento em um ativo digital”, co-assinado por Pedro Henrique Barcha Correia (USP), Marcos Simplicio Jr (USP), Charles Miers (UDESC), Marco Marques (USP) e Luciano Ermilivitch (USP). Em segundo lugar, “Smart Glasses: Tecnologia vestível para auxiliar pessoas com deficiência visual na detecção de obstáculos”, de Petrucio Filho (UFC), Letícia Saraiva Chaves (UFC), Carlos Ferreira (UFC), Camila Diogenes (UFC), Maria Simone Nunes (UFC), Ingrid Monteiro (UFC), Paulo Armando Cavalcante Aguilar (UFC) e Marcelo Martins da Silva (PUC-Rio). Já o terceiro lugar ficou com o projeto “TITO: uma ferramenta para auxiliar no prognóstico da tuberculose através de um modelo de inteligência artificial (IA)”, dos co-autores Maicon Lino Ferreira da Silva Barros (UPE), Vanderson Sampaio (Fundação de Medicina Tropical) e Patricia Takako Endo (UPE). 

Os vencedores foram os melhores entre cinco projetos que, após serem avaliados por uma banca de especialistas, passaram para a etapa de apresentação do concurso, realizada durante o COMPUTEC. Nesta fase, cada proponente desenvolveu um pitch de cinco minutos sobre o seu projeto que foi apresentado para uma banca avaliadora composta por nomes como: Danyele Santana Raposo (Secretária Executiva de Ciência e Tecnologia de João Pessoa), Altigran Soares da Silva (UFAM), Flavia Bernardini (UFF) e Giuliano Maia (Wisecare).

“O concurso teve sua divulgação ampliada e contou com a participação de novos avaliadores do ecossistema de inovação, como membros da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Nesta edição, projetos de todas as regiões brasileiras foram submetidos e a árdua tarefa de seleção dos cinco melhores ficou a cargo de 20 especialistas”, resume Michelle Silva Wangham, Diretora de Inovação da SBC.

INOVAÇÃO

Promovido pela SBC como apoio ao Ecossistema Brasileiro de Startups, o Selo de Inovação seleciona projetos de Computação desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. O foco da iniciativa é promover a inovação no ambiente acadêmico. Para concorrer, além do caráter inovador, os projetos acadêmicos também deveriam levar em conta as soluções relacionadas ao tema escolhido e ter um protótipo para apresentação. 

Além do reconhecimento de toda a comunidade da Computação, o Selo de Inovação 2023 promoverá de forma ampla o projeto vencedor nos canais de comunicação da SBC - site oficial, listas e redes sociais, além de um espaço de divulgação na Revista Horizontes, da SBC. O projeto também está automaticamente selecionado para participar do Incoday 2023, organizado pela Plataforma Brasileira de Tecnologia (BRAFIP). Além disso, o autor do projeto vencedor foi premiado com um curso de Gestão Ágil de Projetos EAD, oferecido pela Escola Superior de Redes (ESR) da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).