CONTATO | SIGA A SBC

A SBC acaba de lançar a edição de n° 50 da Revista Computação Brasil (CB). Já disponível no site da Sociedade, a publicação tem o título “Tecnologias Digitais para o Meio Ambiente” e traz oito artigos inéditos que abordam a importância da tecnologia no combate às mudanças climáticas e suas consequências. A revista deriva de uma força-tarefa iniciada pela SBC em 2021 e que originou o “Manifesto SBC: Tecnologias Digitais para o Meio Ambiente”, posicionamento absolutamente necessário frente a esse tema que é tão caro para a sociedade na atualidade.

Com editorial assinado pelo Presidente da SBC, Raimundo Macêdo, que também assina este número como editor convidado ao lado de Marcelo Pias, professor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a CB 50 tem ainda o Diretor de Marketing da Sociedade, Alirio Sá, como editor responsável. 

São nove os artigos inéditos que compõem a revista, destacados aqui por ordem de publicação: “Tecnologias Digitais para o Meio Ambiente”, assinado pelos editores convidados Raimundo Macêdo (UFBA) e Marcelo Rita Pias (FURG); “AdaptaBrasil MCTI: uma plataforma para análise de impactos das mudanças climáticas no Brasil”, dos autores Pedro R. Andrade, Jean P. H. B. Ometto, Lincoln M. Alves, Gustavo F. B. Arcoverde e Peter M. Toledo, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); “Tecnologia de observação da terra por satélite para o monitoramento dos biomas brasileiros”, co-assinado por Lubia Vinhas, Claudio A. Almeida, Karine R. Ferreira (INPE); “e-DIVA: uma infraestrutura computacional para gestão de dados científicos do programa peld-diva”, de Andréa C. F. Albuquerque, José L. Campos Dos Santos, Sidinéia A. Amadio, Cláudia P. de Deus, Maria Angélica de A. Corrêa, Jansen A. S. Zuanon (INPA).

Ainda, “Monitoramento ambiental não invasivo utilizando dados de sensores e técnicas de aprendizagem de máquina”, dos autores Eulanda M. dos Santos, Fagner Cunha, Juan G. Colonna, José R. H. Carvalho (UFAM); “Embarcações de superfície autônomas para monitoramento ambiental”, de Esteban W. Gonzales Clua (UFF), André Paulo D. de Araújo, Daniel Henrique Nogueira (UFF), Ivanovich Lache Salcedo (UFF), Luiz Marcos G. Gonçalves (UFRN), Eduardo Charles Vasconcellos; “Mapeamento das tecnologias digitais aplicadas aos recursos naturais no contexto do WCAMA”, co-assinado por Marilton Sanchotene de Aguiar (UFPEL), Diana Francisca Adamatti e Raquel de Miranda Barbosa; “Força-tarefa da SBC: digital twin BR - A computação a serviço do planeta”, de Marcelo Rita Pias (FURG), Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA), Esteban Walter Gonzalez Clua (UFF), Marilton Sanchotene de Aguiar (UFPEL), Pedro Ribeiro de Andrade Neto (INPE), Alirio Santos de Sá (UFBA), Eulanda Miranda dos Santos (UFAM), José Laurindo Campos dos Santos (INPA), Lúbia Vinhas (INPE); e, por fim, “Mudanças climáticas e tecnologias digitais: a participação da sbc nos esforços internacionais da IFIP”, co-assinado por Raimundo José de Araújo Macêdo (UFBA) e Marcelo Rita Pias (FURG). 

A Computação Brasil é a publicação jornalística da Sociedade Brasileira de Computação. São abordados temas relacionados à Tecnologia da Informação, Ensino Superior em Computação e Informática, Sociedade da Informação e políticas públicas para o setor de Informática, contemplando assim toda a comunidade acadêmica.


A revista Computação Brasil n°50 está disponível nas versões on-line e em pdf no site da SBC! Acesse: https://www.sbc.org.br/home/publicacoes-mainmenu/computacao-brasil