CONTATO | SIGA A SBC

43ª edição do evento tem inscrições abertas e é marcada pela celebração de 45 anos da SBC 


Um dos eventos mais aguardados por toda a comunidade da Computação, o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, o CSBC, tem em 2023 marcos bastante especiais. Além de voltar ao nordeste, sendo realizado em João Pessoa, na Paraíba, a 43ª edição do evento é marcada pela celebração de 45 anos de trabalho da SBC. Confirmado para acontecer entre os dias 6 e 11 de agosto, no Centro de Convenções de João Pessoa, o evento traz como tema “Oportunidades e desafios da integração dos mundos físico e digital” e as inscrições estão abertas no site https://csbc.sbc.org.br/2023/.

Maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina, o CSBC acontece pela primeira vez na capital da Paraíba e a expectativa é de que o evento supere o número de participantes do ano passado, que contou com mais de mil inscritos. Realizado pela SBC desde 1978, o evento reúne pesquisadores e pesquisadoras, docentes, estudantes, empresas e entusiastas de Computação e Informática. Em 2023, o Congresso é organizado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

A temática escolhida para essa edição conversa diretamente com as pautas mais atuais que movimentam a área. “Esse tema emergente aborda sistemas com componentes físicos distribuídos geograficamente, interconectados por meio de redes de comunicação, formando infraestruturas descentralizadas e colaborativas. Essas características estão presentes em ambientes como a indústria 4.0, realidade virtual e aumentada, metaverso, entre outros. Essas tecnologias encontram aplicação em setores estratégicos para o país, como manufatura, transporte, saúde, controle ambiental, entretenimento, comércio e segurança. Dominar essas tecnologias é, portanto, de suma importância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil”, explica o Prof. Raimundo Macêdo, Presidente da SBC. 

"Vamos buscar oportunidades para que a comunidade da computação, a academia brasileira e a indústria discutam as lacunas necessárias para que a integração físico-digital traga impactos sociais e econômicos positivos, principalmente para o Brasil”, completa o Prof. Daladier Júnior, Coordenador-geral do 43° CSBC. 

A edição deste ano traz um diferencial importantíssimo e, além dos eventos-base, satélite e especiais, celebra as mais de quatro décadas de existência da Sociedade. “Em julho de 2023, a SBC completará 45 anos de existência, um marco histórico que será celebrado durante nosso congresso anual em João Pessoa. Será também o encerramento de nosso ciclo de gestão em dois mandatos consecutivos, totalizando quatro anos. Teremos a honra e alegria de dar boas-vindas aos novos gestores e comemorar com nossa comunidade os 45 anos da SBC”,  celebra Raimundo Macêdo, presidente da SBC. 


EVENTOS E PROGRAMAÇÃO

A edição é composta por mais de 30 eventos, entre eles, 10 eventos-base, 16 eventos-satélite e  diversos eventos especiais, reuniões, eventos sociais e de promoção da interação entre participantes. O prazo limite de submissão de trabalhos foi 5 de abril e o volume de envios surpreendeu os organizadores. “Recebemos com enorme satisfação um número considerável de submissões, foram 932 no total, o que fez com que esta edição retomasse o número de submissões do período anterior ao da pandemia da COVID-19”, destaca Paulo Ditarso Maciel Júnior, também coordenador-geral do congresso. 

Para se ter uma ideia, em um dos eventos-base, o Women in Information Technology (WIT), foram 99 artigos submetidos para esta edição, um aumento de mais de 120% em relação à edição passada e um recorde do evento em todas as suas realizações, desde 2016. 

Entre os eventos-base que compõem o CSBC 2023 estão: Seminário de Computação e Mercado (Computec), Curso de Qualidade no Ensino da Computação (CQ), Curso de Qualidade em Ensino de Computação na Educação Básica (CQEB), Concurso de Teses e Dissertações (CTD), Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (CTIC), Jornada de Atualização em Informática (JAI), Seminário de Computação na Universidade (Secomu), Seminário Integrado de Software e Hardware (Semish), Workshop sobre Educação em Computação (WEI) e Women in Information Technology (WIT). 

Já entre os eventos-satélite, o destaque vai para o evento estreante da edição, o Colóquio em Blockchain e Web Descentralizada, que se une aos outros eventos: XII Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), II Brazilian Workshop on Artificial Intelligence in Finance (BWAIF), CADathlon Brasil - III Maratona Brasileira de Programação para Projeto Automatizado de Circuitos Integrados (CADathlon Brasil), X Encontro Nacional de Computação dos Institutos Federais (ENCompIF), VIII Encontro de Teoria da Computação (ETC), Escola de Inverno da Maratona de Programação, Seminário sobre Oportunidades e Desafios da Ciência Aberta na Computação, XV Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva (SBCUP), VIII Workshop sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software (Washes), IV Workshop Brasileiro de Lógica (WBL), XIV Workshop de Computação Aplicada à Gestão do Meio Ambiente e Recursos Naturais (WCAMA), XI Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico (WCGE), IV Workshop sobre as Implicações da Computação na Sociedade (WICS), XXII Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação (WPerformance) e II Workshop de Testbeds (WTESTBEDS).

Conheça a programação completa do CSBC, com dias, horários e locais de realização de todos os eventos no site oficial: https://csbc.sbc.org.br/2023/programacao.