CONTATO | SIGA A SBC

A Sociedade Brasileira de Computação marcou presença no evento de comemoração do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/Ufam) pelo Conceito 6 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), realizado no último dia 12 de dezembro. Representada pelo seu presidente Raimundo Macêdo, a SBC saudou o Icomp pela conquista. 
 
“A SBC contribuiu e acompanhou todo esse desenvolvimento, então, estamos contentes com essa conquista e por ter o PPGI aqui no Norte do país. É um esforço de muitos anos e sabemos que isso envolve todos os professores, coordenadores e alunos. Esse compromisso, ao longo dos anos, resultou no sucesso que hoje estamos celebrando. Foi uma cerimônia que deu voz e reconhecimento a todos e todas que estiveram e contribuíram para essa vitória. Muitas falas emocionadas, a exemplo da dos homenageados do corpo técnico administrativo e do coordenador Juan Gabriel Colonna”, afirmou Macêdo. 
 
Dos 85 PPGI no país, apenas 12 têm Conceitos 6 ou 7. Ufam e UFPE são as únicas com tais avaliações fora do eixo Sudeste e Sul. Os cursos de mestrado e doutorado em Informática do Icomp foram avaliados como cursos de excelência e tiveram reconhecimento nacional e internacional na avaliação quadrienal (2017-2020) da pós-graduação brasileira, realizada em julho deste ano. Ambos receberam nota 6 em uma escala que vai até 7.
 
 
Na oportunidade, o presidente da SBC esteve reunido com a Diretora de Planejamento e Programas Especiais, Tanara Lauschner, a conselheira da SBC Tayana Uchôa Conte, ambas docentes da Ufam, e o secretário regional da SBC, José Laurindo Campos dos Santos, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), para tratarem sobre a atuação da Sociedade na região e a possibilidade de um evento regional com foco em dar visibilidade e promover integração dos esforços regionais. “Gostei muito dessa curta visita a Manaus, pela fantástica cultura da região e por testemunhar o grande trabalho realizado pelos colegas”, completou. 
 
Além dos membros da SBC, estiveram presentes no evento o reitor da Ufam, Sylvio Puga, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, Selma Baçal, o diretor do Icomp, José Luiz de Souza Pio, o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informática, Juan Gabriel Colonna, o coordenador de Área de Avaliação em Ciência da Computação da Capes, Avelino Francisco Zorzo, além de diversas autoridades acadêmicas e do setor de ensino, pesquisa e inovação na área da Computação.
 
“Aproveito a oportunidade para, em nome da SBC, parabenizar a todos os Programas de Pós-Graduação que progrediram ou se mantiveram em suas avaliações e ao Comitê de avaliação da Capes pelo excelente trabalho realizado”, pontuou Macêdo.